Eu viajo para me surpreender. E você, por que viaja?

Como já disse no nosso perfil “Passaporte”, até bem pouco tempo eu não sabia o quão bom é viajar. Desde que comecei a trabalhar, tirei poucas férias e, quando tirava ,gastava meu dinheiro com outras coisas. Não me arrependo de ter perdido esse tempo. Por mais que eu tivesse vontade de partir para um destino, não conseguia aceitar a ideia de partir sozinha. Sério mesmo. Eu acho MUITO bacana quem viaja e tem como melhor a sua própria companhia, mas não consigo me ver com um roteiro em mãos sozinha e sem ter alguém para olhar pro lado e sorrir, planejar o dia seguinte, almoçar e principalmente para fotografar. (Quem me conhece sabe como sou chata com essa coisa de fotografia rs).

Arraial do Cabo/RJ - 2010

Arraial do Cabo/RJ – 2010

Não é porque, hoje eu tenho o Thiago, que a vontade de viajar despertou dentro de mim. Como eu já relatei, eu sempre amei a ideia de viajar. Faltava apenas uma companhia para acompanhar o meu ritmo. (awwwwn, coitadinha :-(). Afinal, viajar com alguém, deve ser bem pensado. Ou os dois têm o mesmo ritmo ou a coisa complica. Por isso, acho que viajar sozinho é uma boa alternativa. Mas, sei lá. No fim, você vai fazer o que quer, mas vai faltar algo. Não adianta. Eu ainda não consigo amadurecer a ideia de que é possível “curtir” um lugar desconhecido sozinho rs. Enfim… (Já tomei o gosto né…se você me largar, Thiago aí eu acho que tomo coragem de viajar sozinha :-p).

Hoje, para mim, viajar é a melhor maneira de gastar meu suado dinheiro. Para alguns, é importante investir em um novo PC, TV, em roupas (única coisa que não tenho meço esforços para gastar meu dinheiro) etc. O que eu ganho, já reservo parte dele para alguma viagem. Ou não. E o Thiago faz isso facilmente também. E como temos essa paixão em comum, já ouvimos algumas vezes:

 “Quando vocês vão casar? Por que vocês viajam tanto? Vocês só pensam em viajar, hein…tá na hora de pensar no casório” De algumas pessoas, sinto que as perguntas têm um tom crítico e intruso. Mas acabo não perdendo tempo e respondo simplesmente “Viajamos porque gostamos. Quanto ao casamento, não sei quando e nem me preocupo se será daqui a 2 anos, 10 ou nunca.” Gente, por favor, né?  Por que a gente tem um hobby em comum e investe nisso, significa que estamos deixando de lado a oportunidade de casamento? Bom, para quem é limitado, talvez. Para nós, ter e ser um companheiro (a) independe de um status civil. Somos felizes (e muito) viajando ou não. Casando ou não.

Cabo Frio/RJ - 2010

Cabo Frio/RJ – 2010

Por que você viaja?

Quem gosta de viajar, frequentemente se pergunta “Por que tenho essa vontade de conhecer mais e mais lugares? Por que viajo tanto? Por que acabo de fazer uma viagem, já penso em outra?” Alguns viajam por rotina. Outros, para fugir do estresse, para se divertir ou porque estão de férias. Seja para um lugar badalado ou pacato. Perto de sua cidade ou fora de seu país. Para destinos mais tradicionais como Disney e Nordeste ou bem ousados como o Camboja e Deserto do Saara. Seja para buscar a natureza, aventura ou conhecer os pontos turísticos e mergulhar na história. Não importa a razão de uma viagem. No fim, acabamos viajando pela curiosidade do desconhecido.

Eu, Aline, viajo para me surpreender…para viver novas e únicas experiências que eu jamais espero quando chego ao destino. E para sair da rotina também, é claro! Quem não? Nos lugares que já visitei, fiz amizades e aprendi valores diferentes. Entendi costumes e culturas. Eu viajo para expandir horizontes, para conhecer e desbravar, para me perder no calendário e pouco me importar se é segunda ou se já chegou a sexta-feira. Tem coisa melhor do que retornar de viagem e não saber que dia é? Ou perceber que os dias passaram e você nem notou? Não conheço ninguém que tenha retornado de uma viagem mais vazio do que quando partiu. Quando eu volto para casa, percebo que está tudo igual, mas eu mudei. Para mim as viagens começam meses antes, com as pesquisas, e nunca terminam, pois as recordações do que vivi em cada lugar nunca se apagam.

Esse papo de viajar de férias para relaxar propriamente dito, comigo é só na teoria. É claro que sentar em uma pracinha, deitar na grama, curtir uma música de frente para o mar ou na piscina é bom. Mas eu quero mais é acordar cedo, caminhar, perguntar, conversar com as pessoas que vivem no lugar onde estou…Quero ficar cansada, esgotada sim de tanto subir, descer, esperar, andar…E mesmo que eu passe algum sufoco ou situação não muito legal, levo tudo na esportiva e tento manter a calma. A única coisa que eu não trago para casa é estresse. Afinal, estou ali para me desligar do meu dia a dia.

Seja para QUALQUER lugar. Conhecido ou não. O ato de viajar me impulsiona para a próxima viagem. Quero ser como Pedro Álvares Cabral, Marco Polo e Colombo. QUERO descobrir mundos. Eu viajo porque eu tenho prazer em viajar na minha viagem, e você?

Dica de leitura: Você é Turista ou Viajante? Eu tenho um pouco dos dois rs. Veja aqui que post bacana 🙂

Anúncios
Sobre O Tour Nosso de Cada Dia (214 artigos)
Como bons jornalistas, gostamos de escrever. Aqui, vamos fazer uma espécie de bastidores das nossas viagens, expectativas, ansiedades, preparativos e muito mais. Esperamos dividir com você um pouquinho da nossa paixão (literalmente) por viagens.

8 comentários em Eu viajo para me surpreender. E você, por que viaja?

  1. Noossa eu amo viajar,se eu pudesse e meu dinheiro desse rsrs, uma viajem por mês seria perfeito!!Mas não tenho muita ferias e logico o dinheiro também tem outras prioridades!! Mas amo viajar por diversos motivos, conhecimento, cultura, vivenciar aquele lugar. Eh engraçado quando você ver um lugar na tv e depois você ver de novo depois de estar lah eh uma sensação diferente e gostosa e dizer tipo, eu já estive neste lugar e já fiz isso e aquilo…amo viajar conheço 2 países e 40 cidades na minha vida, tenho 31 anos..brinco com meu marido quero conhecer 10 países ate os 40 rsrsr (mas não por conhecer mas sonhos eu sempre sonhei alto minha família sempre dizia ..mas sou a unica que já realizei boa parte dos meus sonhos) se nos não sonharmos e realizarmos quem vai fazer por nos sonho mesmo e corro atras!! Lembrei de vocês falando que a família pergunta sobre casório a minha pergunta sobre o bebê, estou 8 anos casada, mas como amamos viajar brinco preciso fazer uma outra viaje fiz..agora um cruzeiro..agora a Costa Oeste da Califórnia…esse ano queremos ir para Disney, cada hora tem um desculpa e a família coooobra.Mas quem sabe somos nos sei que quando o baby vier vamos ter outras prioridades e logico não vamos deixar de viajar mas vai se diferente e talvez mais emociante!!Ufa vou continuar acompanhado vocês, isso mesmo continua viajando tem todo o meu apoio, admiro essas pessoas..pretendo esse ano Disney e ano que vem Paris, Londres e Amsterdã meu marido conhece Londres, mas eu não!! Vamos trocando ideias no meio desse caminho!!Abrç.

    • Legal seu relato, Luh! Nós somos namoridos rs ainda não somos casados, mas já moramos praticamente juntos. Eu, Aline, também tenho 31 anos! Nossa maior prioridade e investimento é viajar! Além do casório, cobram bebê da gente também rs Mas isso vai acontecer na nossa e na sua vida quando Deus quiser, né verdade? Enquanto isso, a gente vai trabalhando pra viajar cada vez mais! Para nós, não há investimento melhor! casa, carro, bens materiais são até úteis, mas alguns não tão essenciais. Para nós, o essencial é conhecer esse mundo a fora, pois quando ficarmos velhos ainda que a gente não tenha bem material algum, vamos ter as recordações de nossas viagens!

  2. Rélouuuu! rsrs
    Acho que já li cada post umas 3 vezes… rsrsrs
    Eu não sou ninguém para achar coisa alguma de vcs… mas qual é o problema das pessoas? Não entendo qual é o problema de outrens ficarem ‘questionando’ o gosto de vcs sobre viagens, ou sobre o que vcs fazem ou não fazem com o dinheiro que VCS ganham… affff…
    Eu tenho uma tia que tem sessenta e poucos anos… ela é aposentada, casada, tem filhos, já é até vó…. ela não é uma pessoa rica (de dinheiro né? rs), mas está estável né? Então faz 10 anos que todos o ano ela vai fazer uma viagem (ou mais, conforme o money)…. o marido dela acha o fim da picada viajar… não concorda e até reclama que ela está jogando dinheiro fora… ela, por sua vez, tem realizado os seus sonhos viajando… bate o pé e vai sozinha mesmo! Ela conhece boa parte do Brasil, já foi para o Peru, e agora está querendo ir para a Patagônia…. acho que tem pessoas que simplesmente não nasceram para isso (viajar), e por isso não entendem a sensação e criticam/invejam o próximo…
    Eu falei isso tudo só para dizer que eu fico muito feliz que vcs viajem, e que eu desejo que vcs continuem assim, viajando muito!
    Quanto aqueles que lhes questionam, tenham certeza de que sempre, independente do que vcs façam, continuarão insatisfeitos e querendo mais… Querem que vcs se casem… quando vcs se casarem, vão pedir do primeiro filho… depois do segundo, e por aí vai… hehe
    Então nem dêem bola! hehe
    Tá… parei de incomodar por hj!!!
    Beijos!

    • Oi, Nessa! Que bom que você gosta do nosso blog! De todo coração, a gente fica muito feliz em saber disso e adoramos de verdade seus comentários! Escrevemos isso aqui com muito carinho e dedicação. Viajar é nosso vício! Nosso maior investimento. A gente nem te pressa pra casar e também nem dá bola, como vc disse, pra quem se mete na nossa vida. Amamos gastar com viagens e abrimos mão de muita coisa material que as pessoas acham que é essencial. Assim a gente investe em cada vez mais em nossas viagens, pois elas serão as melhores lembranças que a gente vai ter no final da vida! Já que vc tá curtindo nossos posts, depois dá uma olhada na seção “Passaporte” e veja que post legal que escrevemos um sobre o outro! Beijo grande e continue voltando quando quiser 🙂

      • Nessa // 14/01/2014 às 9:55 //

        hehe (já começo rindo pq disse que não ia mais escrever… rsrsrs)
        Eu acredito que o que levamos dessa vida é a vida que se leva…
        Os bens materiais (casas, carros, etc, etc.) ficam aqui, ou mesmo vc pode perder né? Sabe-se lá… qualquer coisa pode acontecer… um desastre natural, alguém passando a perna em alguém… sei lá… se for vontade de Deus vc ficar sem nada material, vc vai ficar… quantas e quantas pessoas pareciam ter uma vida e fortuna consolidados e perderam tudo?
        Pois então… acredito que precisamos de uma estabilidade e tal… mas porque acumular, acumular, acumular??? Um colega meu de serviço disse que guarda metade do salário dele desde que tinha 17 anos… e ele se sente mal de gastar esse dinheiro, pq se um dia ele quiser não vai ter no banco… vai entender! rs
        Voltando ao raciocínio… (hehehe)… o que levamos conosco são as experiências, certo? O que vc aprendeu, seja em colégio, faculdade, cursos, viajando, ninguém tira de vc!
        Então eu sou a favor do investimento em viagens! rsrsrs
        Ah… já li os posts do passaporte! rsrs Sim… eu adorei ver como vcs se completam, e como um ajuda o outro a realizar os sonhos! É muito bom poder conhecer um pouquinho melhor sobre como vcs são, inclusive sob a perspectiva do outro… he
        Eu adorei quando a Aline disse que o Thiago é o redbull dela… perfeita, na minha humilde opinião, a analogia… recentemente alguém me disse que todo mundo precisa de alguém que acredite nos seus sonhos, e lhe dê a força e coragem necessária para vc realizá-lo!
        Vejo que vcs encontraram isso um no outro!!!
        Ok… nem vou mais dizer que eu não vou escrever… hehehe
        Beijos!

      • Você disse tudo!!! Bens materiais um dia podem ir embora. Eu quero o mínimo de conforto porque trabalho muito e mereço. Não sou ligada em nada chique, carérrimo etc. Prefiro gastar com minhas viagens! E outra coisa: às vezes você junta junta e chega na velhice e não tem saúde pra curtir. Tendo saúde, o resto a gente conquista com o suor do nosso trabalho! Volte seeeeempre aqui e se tiver críticas ou sugestões serão muito bem vindas !! 🙂 bjos

  3. …Vou na contramão das suas idéias e viajo SEMPRE sozinha (risos!!!).
    Por que?? Por vários motivos… Na maioria das vezes, pelo fato das minhas viagens serem pensadas perto das datas de embarque e aí, fica mais difícil arrumar cia assim, meio em cima da hora.
    Sim, sim, sim: Por um lado é ‘ruim’ viajar só: Falta uma pessoa p/comentar e, principalmente, sair bem nas fotos. Afinal de contas é horrível ficar tirando a própria foto nos lugares; mas sempre dou um jeitinho e dou algumas orientações p/as pessoas que eu convoco.

    Mas por outro lado…
    Viajar só é gostoso demais…
    A sensação de liberdade, de fazer tudo a sua maneira, no seu ritmo, no seu tempo é muito bom.
    Se eu quiser passar horas em frente ao quadro da Monalisa ou ficar sentada num café apenas apreciando as pessoas, faço sem stress…
    E é isso mesmo que você falou: Se for viajar com alguém que seja com alguém que “feche” com a gente, senão dá problema MESMO e o que poderia ser dias legais, serão dias de brigas e desentendimentos. Sério mesmo.

    Tomei gosto por viagens em 2000 e ainda ñ repeti um destino sequer!! Todo ano vou para um lugar novo, teve ano de ir para 2 e assim eu vou vivendo…
    Viajar é minha grande paixão.
    Nada melhor do que CONHECER…
    Ver tudo diferente: Sotaques; cor da pele, dos céus (sim, o céu ñ é um só para quem viaja muito!!)… Gostos, sabores, sons… Idiomas, costumes, roupas, museus, igrejas, praias, neve, flores, bandeiras… Tudo faz com que a gente pense e repense na própria vida, dê valor a tantas coisas e ignorar outras tantas…

    A cada viagem, volto renovada! Na bagagem trago muito mais do que souvenirs.
    Trago lembranças e sensações que são simplesmente indescritíveis e tornam cada lugar visitado: Único!!!
    Não teve uma viagem que não gostei… Amém!!!

    E por isso eu viajo: Viajo para viajar e me deliciar com cada sonho realizado e cada pontinho no mapa visitado…

Ficou com alguma dúvida ou quer elogiar? Deixe-nos um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: