Tour pelo Old Trafford: conheça o estádio e o museu do Manchester United

dica old trafford

Diz o trecho de um samba bem conhecido aqui no Rio de Janeiro que “sonhar não custa nada”. Desde moleque, uma coisa que eu (Thiago, claro) sempre quis foi conhecer vários estádios de todo o mundo. Só que um deles, é claro, era especial. E o seu “nome” não poderia ser mais adequado: Teatro dos Sonhos. No dia 22 de junho, eu entendi o motivo. Old Trafford, a casa do Manchester United, “clube mais valioso do mundo”, é um espetáculo.

Eram 10 horas da matina do dia 22 de junho. Lá estávamos eu e Aline na estação de trem de Euston, em Londres, esperando o trem com destino a Manchester Picadilly. Na mente, uma mistura de pensamentos. No coração, uma reviravolta de sentimentos. A viagem foi bem tranquila e durou pouco mais de duas horas. Pouco perto dos meus 23 anos de espera para conhecer Old Trafford. Pegamos um taxi, com um motorista torcedor do City porque nem tudo é perfeito, e em 10 minutos eu perdi o fôlego.

Detalhes marcantes da visita a Old Trafford

Detalhes marcantes da visita a Old Trafford

O carro para bem na frente do estádio, com uma fachada imponente, de vidro, o letreiro Manchester United aceso em vermelho, a estátua de Law, Best e Charlton posicionada logo em frente… Um cenário perfeito. Corremos para a entrada do tour, passamos rapidamente pelos três andares do museu e logo fomos esperar para entrar no estádio. Ficamos pouco mais de uma hora lá dentro, depois fomos à enorme loja, almoçamos no Red Café e encerramos o passeio com duas horinhas nos encantando com o Museu.

Saí de lá orgulhoso, pelo tamanho da história do clube e pela dedicação e honra que eles têm dela. Saí de lá feliz, pela realização de um sonho. Saí de lá pobre, porque a loja é uma tentação. Mas, acima de tudo, saí de lá com uma certeza: um dia (ou mais) eu volto.

Três andares de muita história

A entrada principal do estádio é a de vidro, mas o museu fica na North Stand. Você pode comprar seu ticket pela internet, como eu fiz, ou tentar a sorte na hora. Eu fiz o tour das 13h e estava bem cheio, com gente de México, África do Sul, Chipre, Hong Kong, EUA, França… Na entrada, você recebe um crachá e dizem para você subir as escadas. O tour começa no terceiro andar do museu, onde também está localizado o restaurante Red Café – que é uma ótima pedida para depois do passeio. Há uma plaquinha da inauguração do museu, que aconteceu em 1998 com a presença do Pelé e logo depois a exposição começa.

A Classe de 1992: o time que me fez ser United

A Classe de 1992: o time que me fez ser United

Neste terceiro andar, há um painel com vários craques, uma sessão dedicada aos 25 anos de Saf no clube, uma galeria para Giggs e uma para Scholes, um memorial em referencia à tragédia de Munique, um espaço da Classe de 92, além de uma linha do tempo com feitos importantes do United e um painel com os nomes de todos os jogadores que já passaram pelo clube. Depois de apreciar tudo, hora do segundo andar, onde estão localizadas as camisas de diversos anos do United, itens de lendas do clube como Cantona, Keane e Best, dedicatórias aos técnicos como Sir Matt Busby e novamente Sir Alex Ferguson, uma lojinha e um vídeo chamado “An Audience With Sir Alex Ferguson”, que é bem interessante.

O último nível, que é o mais baixo, tem como destaques a linha do tempo da temporada 1998-1999, quando o United conquistou o Treble (Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra e Liga dos Campeões da Europa). Lá é também o ponto de encontro para o inicio do tour pelo estádio, e enquanto o visitante aguarda, pode ver qualquer jogo da história do United em uns pequenos totens posicionados próximos à entrada para o estádio em si. Depois de percorrer todo o museu, basta aguardar o horário de seu tour para o guia vir lhe buscar.

Túnel das Lendas, Galeria Treble, Homenagem ao Giggs, Sir Alex 25 anos

Túnel das Lendas, Galeria Treble, Homenagem ao Giggs, Sir Alex 25 anos

Um estádio enorme, lindo e histórico

É chegada a hora mais esperada. E o tour já começa entrando na “Sir Alex Ferguson Stand”, setor da arquibancada nomeado em homenagem ao técnico que completou 25 anos no cargo em 2011. De lá, se tem uma visão privilegiada do banco de reservas, do nome do estádio na South Stand e é possível se ter uma noção do que é Old Trafford. O segundo passo é se dirigir à área localizada atrás do gol, onde fica parte da imprensa, e depois descer até os vestiários. No caminho, passamos pelo Munich Tunnel, que conta a história da Tragédia de Munique e dos Busby Babes.

Um casal feliz: eu por realizar o sonho e ela por estar comigo

Um casal feliz: eu por realizar o sonho e ela por estar comigo

A entrada para o vestiário é um pouco depois e, lá, é possível tirar fotos com as camisas dos jogadores e ver um pouquinho de como é a preparação pré jogo deles. Depois, seguimos para o túnel de onde eles entram para o gramado, que tem diversas ilustrações de todos os títulos da Premier League vencidos pelo United. A emoção é enorme: você entra em campo da mesma forma que os atletas. Só não é permitido pisar na grama, claro, mas você faz exatamente o mesmo trajeto dos jogadores reservas e comissão técnica e até senta no banco de reservas.

Durante o tour, o guia dá diversas explicações, conta historias do clube e do estádio, e até tira fotos pra quem estiver em casal – meu caso. O passeio dura pouco mais de uma hora dentro do estádio e duas no museu. Ao fim, um vídeo de grandes lances do United e uma mensagem de Alex Ferguson são exibidos aos torcedores, que são levados à loja, onde ganham um certificado gratuito de participação e podem comprar diversos itens relacionados ao United, de bolinhas de golfe a camisas de jogo e treino.

Uma imagem vale mais que mil palavras

Uma imagem vale mais que mil palavras

Anúncios
Sobre O Tour Nosso de Cada Dia (214 artigos)
Como bons jornalistas, gostamos de escrever. Aqui, vamos fazer uma espécie de bastidores das nossas viagens, expectativas, ansiedades, preparativos e muito mais. Esperamos dividir com você um pouquinho da nossa paixão (literalmente) por viagens.

1 comentário em Tour pelo Old Trafford: conheça o estádio e o museu do Manchester United

  1. Pedro Motta // 28/05/2013 às 14:50 // Responder

    Como bom apaixonado por futebol e viagens, não tem como deixar de curtir esse post! O texto meio que me fez passear junto pelo fantástico Old Trafford, rsrs. Impressionante como realmente valorizam e honram a história deles, deveria servir de exemplo para muitos clubes aqui no Brasil. Cada detalhe parece ser muito especial, o contato com tudo que já aconteceu, desde a tragédia até as glórias, poder sentar onde o mestre SAF e os seus maiores craques já estiveram, entrar “como eles” no túnel.. Incrível, acredito que foi mesmo. Realmente uma experiência incrível que vocês tiveram e espero um dia poder pisar também nesse palco sagrado, que é de fato, dos sonhos!

    Grande abraço!

6 Trackbacks / Pingbacks

  1. Coliseu: imponência, beleza e muita história « O tour nosso de cada dia nos dai hoje…
  2. Welcome to Miami, Bienvenido a Miami! « O tour nosso de cada dia nos dai hoje…
  3. Esportes e Turismo | Domingão de Twittadas
  4. A famosa troca da Guarda Real, o divertido Museu de Cera e o imponente Wembley | O tour nosso de cada dia nos dai hoje...
  5. Dicas de Londres: o que fazer na cidade onde tudo funciona | O tour nosso de cada dia
  6. #TeveCopa: veja fotos do Tour dos Leitores nos estádios | O tour nosso de cada dia

Ficou com alguma dúvida ou quer elogiar? Deixe-nos um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: