O que fazer em Salvador em um dia

dicas salvador
Café da manhã no Bahia Othon Palace

Café da manhã no Bahia Othon Palace

O que conhecer em Salvador em apenas um dia? Neste post, vamos contar sobre os pontos turísticos mais conhecidos da capital baiana, No sábado (01/09/12), saímos de Morro de São Paulo às 15h e chegamos em Salvador 17h30. Fomos direto para o hotel (Bahia Othon Palace, em Ondina) e depois para o bairro do Rio Vermelho, onde tem mais opções para comer. Fomos na Cheiro de Pizza que é uma delícia e bem carinha, no estilo de Pizza Hut.

No domingo, tomamos um café ma-ra-vi-lho-so com direito a foto com a baiana do hotel e tudo rs. Aliás, o Othon é muito bom. Limpo, quarto imenso e boa receptividade. Infelizmente, não tem wi-fi nos quartos. É necessário descer para a recepção ou área da piscina. Eu acessava do meu 3G mesmo, mas notei que ficava cheia a recepção. Depois do café,  fomos para a rua pegar um táxi para conhecer os pontos turísticos. Conhecemos um senhor muito bacana que, inclusive, nos levou à Praia do Forte no dia seguinte. Infelizmente eu perdi o contato dele para passar para vocês.

Roteiro de 1 dia em Salvador: nosso tour de 4 horinhas

Fomos primeiro à Igreja do Bonfim. Não sei se já contei aqui, mas eu AMO tudo colorido desde criança. Caminito ( Buenos Aires), as casinhas em Veneza, O Quadrado em Trancoso..Então, a igreja era o ponto que eu mais queria conhecer. Compramos 20 fitinhas por R$ 1. Na porta cobram 30..40 reais! Ninguém ficou insistindo porque já sai pisando firme e andando rápido rs. Colocamos nossa fitinha, entramos na igreja e estava acontecendo um batizado. Achei ela muito bonita por dentro e por fora, é claro.

Igreja do Bonfim - Salvador, Bahia

Igreja do Bonfim – Salvador, Bahia

Partimos depois para a tradicional Sorveteria da Ribeira. Ela é simples, mas frequentada por celebridades e personalidades. Tomei sorvete de Mangaba e o Thiago pediu Graviola. Uma bola (gigante) custou 5 Dilmas. Vale à pena! É muito gostoso mesmo! Uma foto do ACM me chamou a atenção. Conversei com algumas pessoas e muita gente dizia que ele foi um dos únicos que pensava e fazia algo pela Bahia.

Sorveteria da Ribeira - Salvador, Bahia

Sorveteria da Ribeira – Salvador, Bahia

De lá, fomos ao Pelourinho, outro lugar colorido. Mas, confesso que fiquei tão esperta depois de tudo que amigos já tinham falado do local que nem estava tão radiante por ser tudo coloridinho. O taxista nos deixou lá recomendando muito cuidado. Pelo caminho, havia policiais em cada esquina. Por sinal, todos que pedi informações foram muito receptivos. Chegamos ao Largo do Pelourinho, fizemos fotos perto da Casa de Jorge Amado e não subimos na varanda que o Michael Jackson subiu porque não nos interessamos. Quando pensei em descer a ladeira, um policial me disse que poderia ir para o outro lado de uma praça lá, mas resolvi voltar. Muita gente estranha pelo caminho. Aliás, perto da casa de Jorge Amado, havia uma igreja (pra variar, não lembro o nome rs) com missa e mas pessoas do Candomblé tocando atabaques.

Pelourinho - Salvador, Bahia

Pelourinho – Salvador, Bahia

Pelourinho - Salvador, Bahia

Pelourinho – Salvador, Bahia

Sei que eu estava com medo, apesar de ter visto turistas andando tranquilamente. Não vou dar mole saindo do Rio de Janeiro para perder minha câmera ou celular em Salvador, né? Por favor!! Passamos pelo  Largo Terreiro de Jesus e encontramos o Memorial da Baiana de Acarajé – um espaço que conta sobre a estória das baianas. Umas misturam a religião com o fato de vender o acarajé para sustentar a família ( baianas de tabuleiro) , outras são baianas de receptivo e as outras esqueci hahahaha . É bem interessante e o local gratuito.

Memorial da Baiana de Acarajé - Salvador, Bahia

Memorial da Baiana de Acarajé – Salvador, Bahia

Dali, pegamos o Elevador Lacerda para descer para cidade baixa.  O local é bem sujo hein…Fomos fazer umas comprinhas no Mercado Modelo. Eu, filha de baiana, levei as coisas que minha mãe gosta. Pegamos um táxi para o Farol da Barra. Outro ponto que eu queria conhecer. Uma senhora, moradora de Salvador, tirou uma foto nossa e nos alertou: muito cuidado aqui. Já sabíamos disso e não demos mole (detalhe na foto: eu segurando a bolsa).  Fomos andando até o final, mas resolvemos não continuar a pé até o nosso hotel em Ondina. Achei a orla bem feia. Construções antigas, botecos, uns prédios descascando…Não estou falando mal. Estou falando o que achei, até porque é muito diferente da orla que conheço aqui no RJ.  Almoçamos no hotel mesmo, ficamos vendo o jogo do Flamengo e à noite saímos para comer.

Mercado Modelo, Elevador Lacerda e Bahia de Todos os Santos - Salvador, Bahia

Mercado Modelo, Elevador Lacerda e Bahia de Todos os Santos – Salvador, Bahia

Farol da Barra - Salvador, Bahia

Farol da Barra – Salvador, Bahia

Achei Salvador uma cidade muito poluída visualmente e com aspecto de abandonada. Muito obra parada, muita construção antiga caindo aos pedaços, muuuuuuito engarrafamento e muita favela. De um lado, um prédio bonito. Bem pertinho, uma favela beira à rua. No RJ, pelo menos é mais escondido. Nada contra, pelo amor de Deus. Mas a verdade é que não há projetos de urbanização da cidade que é bastante turística. Como eu gosto de viajar e conhecer lugares, para mim se tudo ocorrer bem, estou no lucro 🙂

Gostei de ter conhecido a terra de Jorge Amado e, quem sabe um dia, se o Salgueiro deixar rs, a gente passa um carnaval lá? Não curto muito axé, mas até iria…

Amanhã, post sobre a Praia da Forte!

Beijos,

Aline e Thiago (que anda muito sumidinho daqui, né? rs)

Anúncios
Sobre O Tour Nosso de Cada Dia (213 artigos)
Como bons jornalistas, gostamos de escrever. Aqui, vamos fazer uma espécie de bastidores das nossas viagens, expectativas, ansiedades, preparativos e muito mais. Esperamos dividir com você um pouquinho da nossa paixão (literalmente) por viagens.

6 comentários em O que fazer em Salvador em um dia

  1. Olá Aline, estou indo a Salvador e pensei em conhecer os mesmos lugares que você citou no post. Estarei hospedada no Rio Vermelho. Quanto você gastou mais ou menos de taxi neste roteiro? Dizem que taxi em salvador é caro né? De um ponto a outro você foi de taxi ou são todos pertos?

    Obrigado e parabéns pelo site!

    • Oi, Deborah. Nós ficamos em Ondina. Pegamos um táxi e ficamos rodando só com ele. Infelizmente perdemos o contato dele, mas só lembro que pra ir e trazer da praia do forte ele cobrou 150. Pra rodar pelos outros pontos não lembramos, infelizmente. Igreja do Bonfim, Itapuã são distantes do Pelourinho, por exemplo. Se tiver tempo, O ideal é você traçar os pontos que deseja ir no Google Maps e pedir esse trajeto pra não ter que ir a um lugar e depois voltar perto dele de novo.

  2. Elson Caldas Júnior // 15/06/2015 às 20:38 // Responder

    Sou de Salvador e achei o site de vcs fazendo uma busca por dicas em Orlando e Disney e observei que tinha Salvador no meio! rrsrsr Eu como curioso que sou vim ver a sua impressão com relação a cidade e fiquei um pouco triste, mas logo vi que vcs vieram em 2012 e nessa época o prefeito era lamentável e o governo do Estado não dava a mínima pela cidade… Hoje nosso prefeito é o ACM Neto (olha quem diria vc comentou isso no post) e de fato ele apenas como prefeito esta mudando a cara da cidade. Várias partes da Orla reformada e muitos programas sociais e até programas com reurbanização de favelas. A cidade esta melhor, mas não perfeita ainda, as favelas infelizmente continuam, os engarrafamentos estão diminuindo com as ações de mobilidade e inauguração de um pequeno trecho do metrô. Salvador esta mudando sua face e tornando-se de fato um local mais aprazível. E gostaria muito que vcs retornassem para uma outra e nova impressão da cidade… Ah e obrigado pelas dicas de Miami e Orlando!

    • Oi, Elson. Obrigada pela sua visita e por gostar do nosso blog. Nós voltamos em 2013 para um jogo da Copa das Confederações mas ficamos dois dias apenas. Que bom que o ACM Neto está cuidando bem da cidade. Nós percebemos que o avô era muito querido pelos baianos.

      Nós gostamos, mas quando fomos achamos a cidade carente de muitas coisas. Infelizmente , culpa dos nossos governantes. Com certeza retornaremos a Salvador sim, afinal a gente adora o nordeste!

  3. Kátia Liberato // 19/01/2013 às 18:06 // Responder

    Aline, gostei muito do seu post e da sua iniciativa em compartilhar sua experiências, de viagens, com pessoas como eu, que estão doidas para conhecer as maravilhas do Brasil e do mundo.

    Estou planejando uma viagem (para minha mãe e eu), para abril deste ano. Estou pretendendo conhecer o morro de sp – ba, uma de sua aventuras feita recentemente. Então, para que eu possa me preparar melhor, queria muito sua sugestão e a sua tabela em xls, para gastos e dicas de passeio. Ah! Não esqueça do cel do Sr do táxi, acho q lá irei precisar de seus serviços.

    Muito bacana suas viagens. Eu tb conheço Porto Seguro, Recife, Porto de Galinhas, Natal, e agora pretendo conhecer Morro de SP.

    Agradeço desde já, pois suas informações serão bem interessantes e importantes nessa viagem.

    🙂

    Kátia Liberato/ Guarulhos -SP

Ficou com alguma dúvida ou quer elogiar? Deixe-nos um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: