Como planejamos nossas viagens

Amo essa imagem! Viajar e tudo de bom!!

Amo essa imagem! Viajar e tudo de bom!!

Como descrevemos no “Passaporte” aqui no blog, uma das coisas que gostamos de investir é VIAJAR. Metemos a cara e fazemos a engenharia financeira quando pensamos no próximo destino. Alguns amigos nos perguntam como a gente faz para viajar tanto, se ganhamos na mega sena…. Essas brincadeirinhas. Acho que não viajamos tanto e ainda temos muuuuito pela frente. Mas muito mesmo. Alguns “conhecidos” já chegaram até a perguntar se a gente trabalha rs. Claro que sim, né gente? Se fossemos ricos, esse blog aqui teria post fresquinho de um lugar diferente a cada dia. E não seria um layout gratuito e simples hahahaahhaah

Conversando com uma amiga pelo chat do Facebook, ela me fez uma pergunta diferente e que ninguém nunca fez: como você faz para juntar dinheiro para viajar com certa frequência?” Achei interessante e pensei em fazer um post sobre como investir em viagens. Bom, primeiro, eu vou fazer uma relação dos lugares que já fomos (perto ou longe de onde moramos) desde que começamos a namorar, em setembro de 2009:

2009

Porto Seguro e Arraial D’Ajuda:  7 dias em novembro. Foi a nossa primeira viagem. Compramos a preço de banana pela CVC.

2010

Búzios: 5 dias em maio. Foi a comemoração do aniversário do Thiago. Ganhamos a estadia em uma casa muito boa em um condomínio hiper luxuoso. A casa era do amigo do pai do Thiago. Gastamos só com alimentação, passeios e coisas supérfulas na Rua das Pedras.

Buenos Aires: 5 dias em setembro. Comemoração de 1 ano de namoro. Thiago fez surpresa e reservamos hotéis e passagens por conta própria. Não levamos nem cartão de crédito.

Búzios: 7 dias  no ano novo, em dezembro. Viagem com um casal amigos. Casa alugada em Cabo Frio com um preço bacana. Fomos a Arraial do Cabo e Búzios. Fizemos compras no supermercado, mas saíamos todos os dias para comer fora. Viagem sem cartão de crédito.

Búzios, Buenos Aires e Arraial do Cabo

Búzios, Buenos Aires e Arraial do Cabo

2011

Rio das Ostras:  final de semana fevereiro de 2011. Lugar simples e fui mais para conhecer. Ficamos na casa da tia Lu com a amiga Val. Nem gastamos hospedagem, nem gasolina da Val hahahaha. Nem dá pra contar como viagem viagem, mas insiro porque consumimos lá, claro.

Ilha Grande: 7 dias em  agosto. Ficamos em uma pousada simples, mas carinha. Não valia o preço cobrado pelo ClickOn. Gastamos um dinheirinho com passeios em todos os dias. Mais uma viagem sem cartão de crédito.

Bananal: um final de semana em novembro em um hotel Fazenda onde foram gravadas cenas das novelas Cabocla, Sinhá Moça entre outros. É da família de uma amiga e compramos a viagem em um site de compras coletivas de São Paulo.

Porto de Galinhas + Recife e Olinda + Maragogi7 dias em  dezembro de 2011. Fechamos pela CVC e não foi caro. Contando que de Recife para Porto de Galinhas é 1h30, valeu à pena pelo transfer e hotel muito bom que ficamos. Viagem carinha no local, pois há lugares bons pra comer, passeios distantes, mergulhos. Aí já viu né..

Ilha Grande, Maragogi e Porto de Galinhas

Ilha Grande, Maragogi e Porto de Galinhas

2012

Roma + Veneza + Paris + Londres + Manchester: 16 dias em  junho de 2012. Essa foi a mais cara, óbvio. Nos planejamos 6 meses antes e quitamos tudo antes de viajarmos: todas as passagens de trem e aérea, hospedagens, ingressos e tickets. Somente duas hospedagens que pagamos no cartão. Não gastamos um centavo em cartão de crédito, exceto em dois hotéis.

Morro de São Paulo e Salvador : 7 dias em agosto. Aproveitamos promoção da TAM e fizemos tudo por conta própria. A viagem não foi barata mas também não foi carérrima. Nos planejamos para gastar o mínimo em cartão. Só pagamos as hospedagens e alguns restaurantes.

Roma, Veneza, Paris e Londres

Roma, Veneza, Paris e Londres

Planejando viagens

Planejando viagens

 2012:

Natal: 8 dias em outubro de 2012. Aproveitamos promoção da TAM. Como em qualquer lugar do Nordeste, a viagem não foi barata, porque tem muitos passeios. Nos posts tem tudo relatado com preços.

Miami 8 dias em dezembro de 2012. Essa foi meio “loucura”, mas já estava nos planejamentos desde a volta da Europa. Fechamos em poucas prestações com a Marsans porque o valor da passagem e hotel + seguro viagem custaram 300 reais a mais do que fossemos fazer por conta própria só a passagem e o hotel. Preferimos então, guardar a grana que gastaríamos até porque até dezembro pagar voo e hospedagem aperta a grana. Digo isto porque eu não gosto de dividir nada alto em cartão de crédito a longo prazo. Ou eu junto e pago à vista ou não faço. Mínimo de prestações você quita logo, se livra e já pensa na próxima.

2013

Fortaleza, Jericoacoara e Canoa Quebrada: 8 dias – Fevereiro/2013. Aproveitamos promoção de passagem aérea em dezembro e viajamos com amigos, o que deixou mais em conta os passeios. É uma viagem cara pelo trajeto de um lugar para o outro e pela quantidade de passeios.

Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu, Ciudad del Est: 7 dias – Abril/2013. Promoção pela GOL com R$12 a volta. Viagem tranquila, sem muitos gastos e compras. Passeios ficaram mais em conta porque dividimos com um casal de amigos.

Fernando de Noronha: 6 dias – Maio/2013 – Viagem nada programada, mas não resistimos à mega promoção da Azul por R$ 531 ida e volta. Destino mais caro do Brasil e os motivos a gente conta nos posts.  Conseguimos uma boa hospedagem bem em conta. Trabalhamos demais no mês anterior para dar conta dos gastos em Noronha.

Orlando, Miami, Nova Iorque, Las Vegas: 16 Outubro/2013 a 06 Janeiro/2014 – programamos a viagem desde o início do ano para viver a experiência de viver nos Estados Unidos por 3 meses. Ficamos morando em Miami.

Organização, planejamento e pesquisa

Sim, é bem mais fácil juntar grana quando se mora com os pais – eu e Thiago moramos com meus pais. Porém, seu ganhássemos só pra gente, viajaríamos uma vez por mês. Temos despesas em casa e não são poucas. Priorizamos elas e vemos o quanto podemos guardar ou pagar antecipadamente alguma coisa da viagem. Aí, já sai meio peso de cima da cuca. O segredo maior é FOCO no seu objetivo. Você quer viajar, sonha com aquele destino, mas gasta com coisas supérfluas? Unir esforços, apertar de um lado e poupar do outro. Não há caminho melhor. Experimenta dar o primeiro passo: compre as passagens. Rapidinho você vai focar em gastos e sua viagem será uma das suas principais prioridades para diminuir gastos e investir no seu tão sonhado destino. Garantimos: são lembranças inesquecíveis que iremos levar para o resto da vida. Para nós, viajar é nosso maior investimento. Claro que bens materiais a gente precisa ter por questão de sobrevivência. Mas concorda que muitos são passageiros e, quando você estiver idoso nem vai lembrar deles? E suas viagens? Fato que vai recordar 😉

Trabalhamos de frila e não temos tempo de férias definido, o que facilita viajar mais de uma vez por ano. No entanto, somos como um vendedor ou um médico: precisamos correr muito atrás do nosso salário. Se trabalhamos, temos grana. Se não produzimos um dia porque ficamos o dia todo na rua, no outro precisamos compensar. Assim é até mais animador, porque você vê a grana entrando e estipula a meta de ganhar mais. Parece fácil, mas não é…Trabalhamos 12h por dia e ás vezes até mais.

Eu não sou muito organizada financeiramente e o Thiago também não. Mas, como o tempo e as metas, a gente foi aprendendo. É claro que, para viagens longas, a gente se organiza muito mais, traça o orçamento direitinho e define as prioridades. A primeira delas é parar de gastar com comida rs Nós comemos com muita frequência na rua e, muitas vezes, sem necessidade. Além disso, eu me me controlo comprando. Sou compulsiva assumida e confesso que, às vezes, não consigo deixar de comprar uma coisinha aqui e outra ali. Mas, evito MUITO gastar à toa. No entanto, não deixamos de viver, é claro. Se eu preciso gastar com algo importante ou de repente tem 3 shows que adoramos, a gente vai em um. Por que não?

Engenharia financeira é necessário e muito!

Engenharia financeira é necessário e muito!

Desta forma, vamos guardando o nosso suado dinheirinho até porque viajar duro não existe, né? Não abro mão de três coisas: conforto, boa localização e boa alimentação. Pesquisamos uma média de valores de quanto vamos gastar em toda a viagem e nos planejamos. Outra coisa que definimos como prioridade é: levar mais uma reserva financeira do que a gente imagina que vai gastar. Traçamos também, por exemplo: o táxi eu li que custa 30 euros de um lugar para outro. A gente joga pra 50. Vai que…E assim, fazemos uma estimativa de gastos sempre pra cima.

Voltar sem despesas

Outra coisa que evitamos é não voltar de viagem com contas para pagar. Pagar por muito tempo algo que você já fez, dá uma sensação estranha de que você está pagando algo que não está usando. Quem nunca sentiu isso que atire a primeira pedra. Outra porque mal a gente chega de uma viagem, já pensamos na próxima. Como falei lá em cima, evitamos MUITO usar cartão de crédito durante as viagens. Preferimos gastar ele com uma despesa já esperada e planejada antes, como por exemplo, um hotel. Do contrário, guardamos para um imprevisto.

Voltar de viagem sem dívidas é MUITO melhor!

Voltar de viagem sem dívidas é MUITO melhor!

Sonhar e realizar sim!

Enfim, não somos investidores para fazer com que o dinheiro renda mais. Não há segredo. Tudo é a organização e foco. Seja para comprar um carro ou qualquer outra coisa de valor. Tudo também depende do seu sonho. Eu costumo dizer o seguinte: dormir com planos e acordar sem realizá-los, de nada adianta. Tudo só depende de você. Você pode ganhar pouco ou muito, mas se você quiser e se esforçar, você vai conseguir. Se vai viajar daqui a um ano ou três meses, esperar é consequência. O importante é meter as caras!

Ah, quem quiser uma consulta financeira, só falar! hahahaha Brincadeirinha! Não entrei e detalhes de números, mas tenho uma planilha muito boa que dá para controlar as despesas durante o planejamento. Ela é mais indicada para uma viagem com diferentes destinos. Quem quiser, só me pedir que envio. Ajuda nos planejamentos, roteiros entre outros, podem contar comigo! Só postar um comentário aqui ou em outros posts. Tenho recebidos alguns e respondo a todos por e-mail. Quando o assunto é viagem, para mim é um prazer em ajudar 😉

Beiijos,

Aline.

 

Anúncios
Sobre O Tour Nosso de Cada Dia (214 artigos)
Como bons jornalistas, gostamos de escrever. Aqui, vamos fazer uma espécie de bastidores das nossas viagens, expectativas, ansiedades, preparativos e muito mais. Esperamos dividir com você um pouquinho da nossa paixão (literalmente) por viagens.

6 comentários em Como planejamos nossas viagens

  1. Mariana Almeida // 12/07/2016 às 11:02 // Responder

    Oi Aline, adorei seu blog! Por incrivel que pareça, minha primeira viagem com meu namorado também foi para Porto Seguro em Fevereiro de 2015, adoramos e nos inspiramos muito no seu blog.
    Beijos

  2. Olá, vou com minha esposa pela primeira vez à Porto Seguro em setembro/2015 (10 dias), queremos nos organizar com uma planilha, poderia nos enviar? Estou lendo bastante a respeito dos passeios, onde comer, o que levar etc. Mas toda informação é bem vinda. Vi muito pouco sobre la ser um local perigoso me relação a assaltos etc, sabe de alguma coisa? Obrigado.

    • Olá, João Paulo. Porto Seguro é uma cidade fácil de fazer os passeios. Fomos em 2009 e fechamos em uma agência de passeios, mas como o blog foi feito em 2012 nós não lembramos o nome da agência. Aqui tem todos os passeios que fizemos com bastante detalhes. Essa planilha que temos é mais indicada para leitores que vão fazer mais de um destino, pegar trem, ônibus, avião. Para uma viagem de um destino só ela não serve. Fique tranquilo. Porto Seguro só tem Arraial da Ajuda pra conhecer, que fica bem perto, e Trancoso que fica a 2horas. De resto, tudo é feito pela cidade mesmo. Pesquise os passeios em blogs como o nosso e quando você chegar lá, pesquise os preços nas agências de viagens que tem na Passarela do álcool.

  3. Ana Flávia Magalhães // 11/04/2015 às 21:39 // Responder

    Olá Aline, tenho sempre visualizado seu blog.
    Eu e meu namorado vamos para Porto Seguro na primeira semana de Junho, será nossa primeira viajem juntos. Estamos indo em uma turma, ao todo 8 pessoas.
    Já pagamos o hotel , e estamos terminando de pagar as passagens ( dividimos no cartão )
    agora estamos planejando os passeios, temos 3 em vista ( praia do espelho, quadriciclo, e mergulho ) estamos vendo com uma agencia .
    Estamos pensando em deixar tudo pago.
    O que você nos aconselha ?

    Abraços e até mais .

    • Oi, Ana Flávia! Porto Seguro também foi nossa primeira viagem juntos, em 2009 🙂 Pagar passagem e hotel antes é uma excelente forma de se planejar!Dependendo do passeio, se precisar reservar antes devido número limitado de pessoas por exemplo, aí eu fecho antes. Mas no geral eu prefiro fechar já do destino. Isso porque às vezes posso mudar meu roteiro, pode choer etc. Mas tem lugar que permite trocar a data do passeio. Isso é uma escolha bem pessoal e não interfere mito fechar antes ou depois. No local você pode pedir um descontinho pessoalmente, o que às vezes por e-mail eles não dão.

1 Trackback / Pingback

  1. Dicas para viajar com o seu cachorro – O tour nosso de cada dia

Ficou com alguma dúvida ou quer elogiar? Deixe-nos um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: