Eu, Aline, sou completamente apaixonada pelo Nordeste. O clima ( AMO calor), as pessoas (cordiais e muito simpáticas), a comida, a arquitetura, os costumes…tudo me encanta muito! Quando fiquei sabendo que a MarAzul fazia o passeio por R$75/pessoa (outubro/12) para João Pessoa, não pensei duas vezes e fechei com a agência. O Thiago também achou legal e daí fomos no quinto dia da nossa viagem a Natal. O percurso dura 3h para ir e 3h para voltar e a estrada é uma reta e boa. Para quem gosta de passeios culturais, vale à pena!

Assim que chegamos, encontramos com o Ivanildo, um guia de turismo regional. Como eles costumam dizer, pense num “cabra” inteligente e culto. Ivanildo Vieira é muito bem preparado, articulado e muito simpático. Então, quem estiver por João Pessoa e quiser fazer passeios com ele pela cidade ou por outras regiões, o contato é (83) 9965-1854 e (83) 8863-9075 e-mail: iviana14@gmail.com

Início do City Tour

O ponto de partida foi a Praça Antenor Navarro (governador indicado por Getúlio para assumiu a capital na revolução de 30). Eu amo tudo colorido e me encantei com a Art-nouveau e o art-déco das décadas de 20 e 30. Passamos pelo Hotel Globo que é de 1928 e tombado pelo Patrimônio Histórico. Ele fica no Pátio de São Frei Pedro Gonçalves, também conhecido apenas como Pátio de São Pedro.

Praça Antenor Navarro - João Pessoa PB

Praça Antenor Navarro – João Pessoa PB

Atrás do Hotel Globo, o Ivanildo nos levou para conhecer o Rio Sanhauá, pois foi de lá que João Pessoa cresceu depois de uma ameaça holandesa e o porto Capim foi criado em águas fluviais para escoar a produção de açúcar para exportação. Na imagem abaixo, os telhados eram os armazéns e alfândegas da região comercial.

Rio Sanhauá - João Pessoa - PB

Rio Sanhauá – João Pessoa – PB

No caminho para a Praça João Pessoa, fomos conhecendo outras curiosidades e história da cidade. Só fizemos fotos de onde descemos porque de dentro do ônibus não fica muito legal. Na imagem abaixo é uma homenagem à João Pessoa (sobrinho do ex presidente Epitácio Pessoa) que disse “Nego” (escrito na bandeira da Paraíba) ao apoio político de Júlio Prestes na época da “Política do Café com Leite” em que Minas e São Paulo alternavam no exercício da presidência. Sua morte foi um dos fatores para a assunção de Getúlio Vargas ao poder.

Praça João Pessoa - João Pessoa - PB

Praça João Pessoa – João Pessoa – PB

Depois, fomos para o Conjunto Arquitetônico de São Francisco, onde há o Convento de Santo Antônio e a Igreja de São Francisco. Lá é considerado um dos mais importantes complexos barrocos do Brasil e também onde há o maior cruzeiro (aquela cruz que fica do lado de fora) da América Latina. Nas paredes do lado de fora há azulejos portugueses do século XVI que retratam a Paixão de Cristo. segundo o Ivanildo, gasta-se umas 3 horas para visitar tudo. Nós conhecemos boa parte, bem rapidamente, e o Museu de Cultura Popular que tem artes regionais e todo o Brasil. Fotografei apenas o nordeste 🙂

Conjunto arquitetônico da Igreja de São Francisco - João Pessoa - PB

Conjunto arquitetônico da Igreja de São Francisco – João Pessoa – PB

Conjunto arquitetônico da Igreja de São Francisco - João Pessoa = PB

Conjunto arquitetônico da Igreja de São Francisco – João Pessoa = PB

Museu de Cultura Popular - João Pessoa - PB

Museu de Cultura Popular – João Pessoa – PB

Passamos sobre outros pontos turísticos, como o Parque Sólon de Lucena . Li no Google que João Pessoa é  a segunda cidade mais arborizada, só perdendo para Paris!!  Ele é feito com o traçado original do paisagista Burle Marx. Saindo da parte antiga de João Pessoa,  fomos para a Zona Sul. Achei a orla muito bonita, os prédios modernos e um clima calmo.  Não deu para parar e fazer fotos porque não havia lugar para estacionar o ônibus. Então, fomos direto para o catamarã, , onde há o  extremo leste do Brasil que indica a localização da Ponta do Seixas. Fizemos a foto tentando mostrar o ponto mais oriental das Américas e onde o meu amado e querido sol nasce primeiro :))

Parque Solon de Lucena - João Pessoa - PB

Parque Solon de Lucena – João Pessoa – PB

Farol do Cabo Branco - João Pessoa - PB

Farol do Cabo Branco – João Pessoa – PB

Mapa representando a Ponta do Seixas - João Pessoa - PB

Mapa representando a Ponta do Seixas – João Pessoa – PB

Ponta do Seixas - João Pessoa - PB

Ponta do Seixas – João Pessoa – PB

Paraíba, masculina. Muié macho, sim sinhô

Paramos para almoçar na Toca do Caju, um restaurante muito bom que oferece pratos feitos e self service com churrasco. Em seguida, fomos ao Mercado de Artesanato da Paraíba (as iguarias e artesanatos são bem carinhos). Enquanto as pessoas estavam cochilando no ônibus, o Ivanildo perguntou quem sabia cantar aquela música “Paraíba, masculina. Muié macho, sim sinhô”, de Luiz Gonzaga. Eu só sabia o refrão e muito menos o significado e, agora que sei, vou contar pra quem não sabe 🙂 É o seguinte: quando os homens saíam da Paraíba para trabalhar no Rio de Janeiro ou São Paulo, eles deixavam suas mulheres e, muitas das vezes, não conseguiam mandar uma grana para o sustento da família. Outros nem voltam para a cidade…Foi aí que o mestre do baião fez essa música para mostrar o papel da mulher paraibana que fazia o papel de pai dentro de casa.  Aliás, dizem que quando um casal chega à Paraíba, a mulher é quem manda hahahahaha ou seja, maridos e namorados: Pisou lá, é fato que sua mulher vai mandar em você rs..

Mercado de Artesanato da Paraíba - João Pessoa - PB

Mercado de Artesanato da Paraíba – João Pessoa – PB

A última parada do passeio foi no Bar do Jacaré, à beira do Rio Paraíba, para curtir o pôr do sol e o famoso (e lindo) Bolero de Ravel tocado pelo Jurandir do Sax que tocou pela 4360 vez! Nós optamos por ficar à bordo de um catamarã que custa R$ 15/pessoa. Há outros bares para sentar, mas eu não sei quanto paga. Sei que eles ficam lotados e para ver o Jurandir e o pôr do sol fica bem difícil. Nesse catamarã havia personagens vestidos de Lampião e Maria Bonita que não cobram para fazer fotos desde que seja com sua máquina. Além disso, é possível curtir uma quadrilha e um forró enquanto o sol não dá adeus.

Vista do catamarã para o bar do Jacaré - João Pessoa - PB

Vista do catamarã para o bar do Jacaré – João Pessoa – PB

Catamarã à beira do Rio Paraíba com os personagens Lampião e Maria Bonita - João Pessoa - PB

Catamarã à beira do Rio Paraíba com os personagens Lampião e Maria Bonita – João Pessoa – PB

A apresentação do Jurandir é linda!! O clima é perfeito!! Música emocionante, pôr do sol….nada melhor para encerrar este passeio! Depois, ele tocou “Como é grande o meu amor por você”, “Asa Branca” e eu me afoguei em lágrimas!! A primeira lembro da minha mãe linda e a segunda do meu avô que não está mais aqui na terra comigo. Uffs!! Sei que saí do catamarã com o rosto vermelho rs mas feliz por um dia simples mas muito bom!!

Jurandi do Sax tocando o Bolero de Ravel - João Pessoa - PB

Jurandi do Sax tocando o Bolero de Ravel – João Pessoa – PB

Pôr do sol ao som do Bolero de Ravel - João Pessoa - PB

Pôr do sol ao som do Bolero de Ravel – João Pessoa – PB

Chegamos a Natal 21h30 e descemos direto no Camarões Potiguar. Meus amigos…que fila!! Estávamos desfalecendo de taaaanta fome, o restaurante cheio….mas esperamos e valeu MUITO. Não é só marketing, é bom mesmo!!! Comemos um camarão empanado com molho ao sugo e queijo. A comida dá para três ou até quatro pessoas!!! Foi R$ 66 o prato e valeu muito à pena! Além disso, o lugar é muito bem frequentado, com ótimos atendimento, comida muito boa e preço também. Fica a dica:)

No próximo post, é o Thiago quem vai escrever sobre o passeio no Litoral Sul de barco entre outros lugares em Natal. Vamos acabar com essa molezinha de não ter trabalho para atualizar o blog, né? hahahaha

Beijo pra vocês!!

Anúncios
Sobre O Tour Nosso de Cada Dia (215 artigos)
Como bons jornalistas, gostamos de escrever. Aqui, vamos fazer uma espécie de bastidores das nossas viagens, expectativas, ansiedades, preparativos, dicas, roteiros e muito mais. Esperamos dividir com você um pouquinho da nossa paixão (literalmente) por viagens.

4 comentários em Roteiro de 7 dias em Natal (dia 5): City Tour em João Pessoa com o famoso Bolero de Ravel

1. Que bom que vcs gostaram de João pessoa .Venham mais vezes ;)Conheceram o litoral Sul ?Praia de Tambaba ´,por exemplo?

2. elisangela cristina de siqueira // 01/03/2013 às 19:55 // Responder

aline amei as suas dicas sou da cidade de Teresópolis ,RJ. e uma amiga já havia falado sobre este bolero, porem com o seu blog foi pefrefeito gostei por demais em breve iremos ate ai parabéns

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )