Praias de Canoa Quebrada: Majorlândia, Praia de Ponta Grossa e muito mais!

Olhem essas falésias que incrível!!

Olá, viajantes e apaixonados por viagens!! 🙂  Hoje, enfim, temos o último post do Ceará. Quem nos acompanha aqui sabe que a gente tem andado em uma correria sem fim. São 00h30, de uma sexta-feira, e eu falei pra mim mesmo “ou esse post vai agora ou eu não me chamo Aline hahahah 😛 Mesmo que demorem a entrar, jamais esquecemos do blog. Estamos feliz em receber diariamente comentários e respondemos tudinho imediatamente  assim que o aplicativo do WordPress alarma no iPhone. 🙂

Passeio de buggy por diversas praias do município de Aracati - CE

Passeio de buggy por diversas praias do município de Aracati – CE

Em nosso último dia no Ceará, fizemos um passeio muito legal em Canoa Quebrada. Eu e Thiago, particularmente, nos surpreendemos muitos com Canoa e Beberibe (post anterior). Todo mundo só fala de Jericoacoara, que é lindo etc. Sim, o lugar é maravilhoso mesmo!! As ruas de Jeri, a Pedra Furada, praia local entre outros. Gostamos muito. Mas no geral, já visitamos lugares mais bonitos no Nordeste. Na nossa humilde opinião, o que dá o encanto das lagoas de Jeri são as redinhas na beira do mar e as barracas de palha. Então, em questão de surpreender ficamos com Canoa Quebrada (que já foi eleita a 5a praia mais conhecida do mundo). Tem gente que não vai concordar com esse meu comentário, mas achamos que Canoa Quebrada e Morro Branco (Beberibe) surpreendem pelas imponentes falésias. A caminho de da Praia de Ponta Grossa então é surreal de lindo!! Confira o post recheado de fotos maravilhosas!

Passeando de buggy o dia todo

Saímos cedo do Hotel Long Beach e, no dia anterior, havíamos fechado o buggy com uma agência que citei no post passado. Eram dois bugueiros: Nilo (a cara do Didi dos Trapalhões rs) e o Fabrício. Eles ficaram conosco sem pressa, dando altas dicas e nos divertindo muito. Então, claro que eu vou passar a indicação para vocês! O telefone do Nilo é (88)9964-8748 e do Fabrício é (88) 9686-7667. Eles são credenciados e cobram cerca de R$ 50 a menos que a agência. Se tivéssemos a indicação de motoristas confiáveis, não fecharíamos na agência. Então, fica a dica. 🙂

Todo mundo tá feliz? Tá feliz :)

Todo mundo tá feliz? Tá feliz 🙂

Começamos passando pela Vila de Canoa Quebrada, onde boa parte de Malhação foi gravada em 2009. Canoa Quebrada faz parte do município de Aracati. Pelo caminho, passamos por Majorlândia que é  uma vila de pescadores. No mar, as jangadas dos pescadores ancoradas se harmonizam com a beleza do lugar.

Vila de pescadores em Canoa Quebrada - CE

Vila de pescadores em Canoa Quebrada – CE

Refúgio Dourado, Majorlândia

A primeira parada foi no Refúgio Douradoum local onde há esculturas gigantes esculpidas nas falésias que representam a Santa Ceia, Loba de Roma e muito mais. A entrada custa R$2. A dona Maria, moradora do lá, nos explicou que a ideia surgiu de um médico paraense que contratou, há anos, um nativo de Canoa Quebrada para fazer esculturas nas falésias. O escultor demorou dois anos para terminar todas as artes. Lá dentro, há também esculturas feitas em troncos de madeira e eu fotografei algumas espalhadas.

Refúgio Dourado - Majorlândia - CE

Refúgio Dourado – Majorlândia – CE

Egito representado nas esculturas do Refúgio Dourado - Majorlândia - CE

Egito representado nas esculturas do Refúgio Dourado – Majorlândia – CE

Santa Ceia representada nas esculturas do Refúgio Dourado - Majorlândia - CE

Santa Ceia representada nas esculturas do Refúgio Dourado – Majorlândia – CE

Esculturas em madeiras no Refúgio Dourado - Majorlândia - CE

Esculturas em madeiras no Refúgio Dourado – Majorlândia – CE

Segunda a Dona Maria, o médico, que morou por um tempo lá, faleceu há um ano. Hoje quem toma conta do espaço são os nativos que habitam o local e trabalham também fazendo as famosas garrafinhas de areia colorida. Quem quiser se hospedar em um local simples e sossegado, o Refúgio Dourado aluga chalés. Todos são coloridinhos e possui uma vista linda!!

Chalés do Refúgio Dourado - Majorlândia - CE

Chalés do Refúgio Dourado – Majorlândia – CE

Vista de dentro de um dos chalés do Refúgio Dourado - Majorlândia - CE

Vista de dentro de um dos chalés do Refúgio Dourado – Majorlândia – CE

Vista da janela de um dos chalés do Refúgio Dourado - Majorlândia - CE

Vista da janela de um dos chalés do Refúgio Dourado – Majorlândia – CE

Garganta do Diabo

Ainda no caminho com destino a Ponta Grossa, fizemos uma parada na Garganta do Diabo. O local é muito bonito, acreditem! E o nome é o de menos rs 😛 . As falésias são em cor branca e lá no final tem uma pequena fonte que lembra uma garganta. Dali, o Fabrício foi me falando o nome dos lugares que passamos. São eles: Quixabá, Lagoa do Mato, Fontainha e Retirinho. Todos repletos de falésias imensas!! As fotos mostram como as falésias da Garganta do Diabo formam um visual lindo que compensa visitar apesar do nome.

Thiago, Renatinho e Thiago Labre pousando pra foto :)

Thiago, Renatinho e Thiago Labre pousando pra foto 🙂

Rafa, eu e Carol no estilo Chiquititas haha

Rafa, eu e Carol no estilo Chiquititas haha

Garganta do Diabo - Aracatii - CE

Garganta do Diabo – Aracatii – CE

Fonte de água doce no mar de água salgada

A natureza realmente é perfeita! Com a maré baixa, fizemos uma parada no meio do caminho e o Fabrício nos mostrou uma fonte de água doce que pode ser visualizada quando a maré está bem baixinha. Pela foto, tentem reparar que a fonte parece que está borbulhando. Segundo ele, é preciso muito cuidado pois ela tem cerca de 4m de profundidade e, ao entrar, ela puxa pra baixo. O Thiago logo se empolgou e eu já vetei na hora hahahah. tem até uma foto dele tropeçando, mas não vou postar senão é crise no relacionamento hahaha Claro que ele ficou chateado, mas é melhor prevenir um acidente, não é verdade? Vejam como o local é lindo! eu sempre fotografo o que vejo nos quatro cantos da paisagem. Lá, é quase chegando em Ponta Grossa 😉

Fonte de água doce em meio a maré baixa

Fonte de água doce em meio a maré baixa

Olhem essas falésias que incrível!!

Olhem essas falésias que incrível!!

Fazenda Edson de Queiroz - Aracati - CE

Fazenda Edson de Queiroz – Aracati – CE

Praia de Ponta Grossa

Chegamos à Praia de Ponta Grossa, que fica no município de Icapuí, e ficamos impressionados! Pelo caminho, para onde se olha, há as belas formações rochosas com as mais variadas cores. As falésias de cor avermelhada são lindas! No meio da areia, há uma dessa cor com um “furo” no meio.

Ponta Grossa - Icapuí - CE

Ponta Grossa – Icapuí – CE

Pedra Furada nas falésias de Ponta Grossa- Icapuí - CE

Pedra Furada nas falésias de Ponta Grossa- Icapuí – CE

Mistura de cores nas falésias de Ponta Grossa

Mistura de cores nas falésias de Ponta Grossa

Algumas piscinas naturais se formam com aquela água quentinha que é uma delícia. No mar, devido à maré baixa, é bom tomar cuidado com os corais. Mas não se preocupe porque são muitos não. Dá pra entrar tranquilamente e curtir a aguinha gelada.  Aliás, de dentro da água, a impressão que tive é que eu estava vendo um quadro.

Ponta Grossa - Icapuí - CE

Ponta Grossa – Icapuí – CE

Aquelas falésias imponentes, o reflexo do sol no mar e um barquinho. Tive que sair da água e pegar o iPhone para registrar, mas acabei esquecendo de fazer uma panorâmica. Diante de tanta beleza, a foto não saiu completamente igual a tudo que eu vi, mas deu para ter uma noção, pelo menos. Ficamos ali cerca de uns 40 min e depois tivemos que voltar, pois a maré vai enchendo e fica complicado andar de buggy pela areia e corais, além dos pedaços das falésias que existem pelo caminho. Ah, vale lembrar que a praia de Ponta Grossa não é badalada. Por ser de difícil acesso, só é permitido chegar ao local com maré baixa e de buggy. Vale MUITO a pena. Foi um dos pontos altos do dia. 🙂

Uma imagem diz mais que mil palavras - Ponta Grossa - Icapuí - CE

Uma imagem diz mais que mil palavras – Ponta Grossa – Icapuí – CE

Ponta Grossa - Aracati - CE

Ponta Grossa – Aracati – CE

Canoa Quebrada

Voltando por todo o percusso feito acima, paramos no símbolo oficial de Canoa Quebrada para tirarmos várias fotos. Vale lembrar que, por toda a extensão da praia, há outros símbolos, mas são falsos. Ficamos em uma piscininha natural se refrescando, pois pegamos MUITO sol no buggy pelo trajeto até ali. Não esqueça o protetor. O sol em Canoa é MUITO forte. Um dos bugueiros comentou que não chove há quase 3 anos.

Símbolo de Canoa Quebrada - CE

Símbolo de Canoa Quebrada – CE

Símbolo de Canoa Quebrada - CE

Símbolo de Canoa Quebrada – CE

Praia de Canoa Quebrada - CE

Praia de Canoa Quebrada – CE

Paramos para almoçar mais adiante em uma barraca, descansamos bem, ficamos batendo papo e depois retornamos ao buggy. No caminho para a tirolesa e eskibunda, descemos apenas uma duna com um pouco de emoção. Vale lembrar que no Ceará não é permitido fazer manobras radicais em dunas como é feito em Natal (clique aqui para ver o post das dunas de Natal). Esta duna que descemos não era perigosa e o bugueiro tem todo o cuidado ao descer. Tiraram uma foto nosso e, mais tarde, pegamos no Ponto da Melosca. Curtimos então o eskibunda e tirolesa (ambos você cai em um lençol freático) e dali fomos para um oásis, no Ponto da Melosca.

Tirolesa e eskibunda em Canoa Quebrada - CE

Tirolesa e eskibunda em Canoa Quebrada – CE

UHUUUUUUUUUUUUUUL!!!!!!!!!!!!!!

UHUUUUUUUUUUUUUUL!!!!!!!!!!!!!!

Barraca Oásis, o Ponto da Melosca

Antes da Barraca do Oásis, passamos por diversas criações de camarão. A vista de cima das dunas é muito bonita, mas esqueci da foto hihihi. Ao chegarmos no Ponto da Melosca, eles ofereceram uma prova da caipirinha típica do Ceará. Ela é composta por mel de caju, limão e a cachaça. Eu não gosto e não provei, mas o Thiago Labre, o meu Thiago e o Renatinho provaram e gostaram. A Rafa só estava cortando as asas do Renatinho que não parava de cantar o samba da campeã  do carnaval 2013, Vila Isabel hahahaha. No final, eles disseram que nem é tão forte. Na barraca tem pastel, caldo de cana, peixe, camarão entre outros petiscos. Bem do lado há uma lagoa de água doce bem funda que está pequeno em razão da seca. Só havia um peixe bem grande e raros pequenos. Uma pena não chover num lugar deste, né verdade?

Barraca Oásis - Ponto da Melosca - Canoa Quebrada - CE

Barraca Oásis – Ponto da Melosca – Canoa Quebrada – CE

Lago secando em razão da seca

Lago secando em razão da seca

Duna do Pôr do Sol

A última parada foi na Duna do Pôr do Sol. Várias pessoas se reúnem esperando ele vir lindo e brilhante para se despedir de mais um dia. Embora tenha dado adeus entre algumas nuvens, foi um espetáculo somo sempre 😉 No final, voltamos ao hotel, tomamos um banho e partimos para o aeroporto. O dia foi completamente lindo! O passeio nota 10! O buggy regado de música boa e diversão 🙂 Encerramos com chave de ouro!!!

Duna do Pôr do Sol - Canoa Quebrada - CE

Duna do Pôr do Sol – Canoa Quebrada – CE

Ah, o único lugar que não visitamos foi o Rio Jaguaribe. Além de não ter dado tempo, o passeio não é tão atrativo como esse que relatei e o de Beberibe (que não fica em Canoa Quebrada) do post anterior. A Broadway, rua em que há restaurantes em Canoa, nós só jantamos em um dia. É uma rua bem simples que tem forró, pubs e restaurantes.

Broadway - Canoa Quebrada - CE

Broadway – Canoa Quebrada – CE

Espero que vocês tenham gostado 🙂 Qualquer dúvida, deixe um recadinho aqui que respondo imediatamente, ok? 🙂 No próximo post, vamos avaliar os hotéi que ficamoss em Fortaleza, Jeri e Canoa. Beijo, beijo, beijo!

Anúncios
Sobre O Tour Nosso de Cada Dia (213 artigos)
Como bons jornalistas, gostamos de escrever. Aqui, vamos fazer uma espécie de bastidores das nossas viagens, expectativas, ansiedades, preparativos e muito mais. Esperamos dividir com você um pouquinho da nossa paixão (literalmente) por viagens.

8 comentários em Praias de Canoa Quebrada: Majorlândia, Praia de Ponta Grossa e muito mais!

  1. Também vou me hospedar em Canoa, Fortaleza e Jeri. Queri saber qual foi a ordem da hospedagem que você fez.

  2. Lídia lima // 24/07/2015 às 12:44 // Responder

    Quero ver outros passeios de vcs adorei e sempre é bom essas dicas meu face lidia lima lidia

  3. Katya Peres // 20/12/2014 às 8:44 // Responder

    esse passeio até ponta grossa leva quanto tempo? Dá pra fazer pela manhã chegando de Fortaleza pra voltar depois?

  4. Muito bom seu relato! Estava procurando algo assim!! Principalmente com a indicação dos bugueiros!! Acabei de fazer contato com o Fabrício e já deixei meu passeio agendado. Não vejo a hora do passeio. Copiei seu relato pro meu roteiro e vou pedir a ele pra fazer igualzinho!!! Muito obrigada!!

Ficou com alguma dúvida ou quer elogiar? Deixe-nos um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: