dicas buenos aires

Depois de contarmos um pouquinho do que tem em Buenos Aires nos últimos posts, chegou a hora de mostrar o nosso roteiro na capital da Argentina, que conhecemos em 2010. O trajeto é bem flexível, serve para três, quatro ou até cinco dias, dependendo de como você deseje espaçá-lo. Vamos publicar aqui o que nós fizemos, mas sintam-se à vontade para perguntarem o que desejarem e também, para quem já conhece, darem sugestões para incrementarmos ainda mais o roteiro. O post tá grande, mas recheado de dicas e fotos! 🙂

Av. de Mayo - Buenos Aires, 2010

Av. de Mayo – Buenos Aires, 2010

Obelisco - Buenos Aires, 2010

Obelisco – Buenos Aires, 2010

Primeiro dia: Chegada ao Aeroporto e Ônibus Turístico

A melhor coisa a se fazer no primeiro dia em Buenos Aires é o passeio do ônibus turístico de dois andares. Após chegar ao aeroporto, pegue o transfer de táxi (no Ezeiza) e agende logo a volta, pagando 128 pesos pelo trajeto. A imigração demora, tenha paciência. Não é preciso levar os passaportes, somente carteiras de identidade (tem que estar em boas condições e não pode ser a militar). O Free Shop é grande e, caso ainda não tenha trocado dinheiro, pode fazê-lo logo após sair do terminal de desembarque, no Banco de La Nación.

Casa Rosada - Buenos Aires, 2010

Casa Rosada – Buenos Aires, 2010

Torre Monumental (antiga Torre dos Ingleses) - Buenos Aires, 2010

Torre Monumental (antiga Torre dos Ingleses) – Buenos Aires, 2010

Vá ao hotel, deixe as coisas, descanse um pouco e vá para a esquina da Calle Florida com a Saenz Peña. É de lá que sai o ônibus turístico da Buenos Aires Bus. Ele é a melhor opção para ter uma visão panorâmica da cidade. Se tiver tempo, dê a volta toda na cidade. Depois, se desejar, comece a descer nas paradas. Nós fizemos muitas fotos e vídeos bons de dentro do ônibus e optamos por descer apenas no ponto que tem em frente ao Buenos Aires Design e ao Museu de Belas Artes, na Recoleta. Primeiro, fomos ao cemitério da Recoleta (ver o famoso túmulo de Evita Perón que é difícil de achar rs). Depois almoçamos em frente (restaurante Clarks). Em seguida, andamos um pedaço pela Rua Alvear (que tem o famoso Hotel Alvear e lojas de grife como Cartier e Louis Vuitton) e esticamos até à Faculdade de Direito. De lá, fomos conhecer a Floralis Generica. OBS: todo esse trajeto dá pra ser feito a pé. Nada é muito próximo um do outro, mas dá pra fazer tranquilamente andando.

Tour pela Recoleta - Buenos Aires, 2010

Tour pela Recoleta – Buenos Aires, 2010

Alguns pontos turísticos de Buenos Aires

Depois, voltamos ao ponto, que havíamos descido, e pegamos o ônibus com direção ao Teatro Colón ( principal casa de ópera de Buenos Aires). Andamos pela Rua Santa Fé, onde há uma grande variedade de lojas, e também a famosa livraria El Ateneo, que vale a visita. Ela é o antigo Teatro Municipal da cidade e tem um charme muito especial. De lá, pegamos um táxi, fomos à outra rua de lojas, a Córdoba, passamos pela Nike e algumas outras que valiam à pena, e no fim da tarde voltamos ao centro, onde fomos ver a Basílica e a Casa Rosada no escurecer – apesar da chuva. À noite, fomos ao tango no Café Tortoni. O dia foi um pouco puxado, mas nós temos esse ritmo de ficar o dia todo pela rua. 🙂

Teatro Colón - Buenos Aires, 2010

Teatro Colón – Buenos Aires, 2010

Livraria El Ateneo - Buenos Aires, 2010

Livraria El Ateneo – Buenos Aires, 2010

Dicas: Faça o tour de ônibus no primeiro dia. Veja o trajeto do ônibus e marque os pontos onde deseja. Nós escolhemos o ponto do Malba (Museu de Belas Artes) pela facilidade de conhecer alguns lugares, como relatei acima. Os outros pontos mais conhecidos, fomos por conta própria. Caso tenha pouco tempo na cidade, visite os pontos turísticos de táxi, pois é bem barato. Uma andada no metrô, neste ou em outro dia, também é legal para ver como ele é antigo. Sobre as ruas para compras, mais fácil deixar tudo para um dia só. Elas são enormes e há bastante coisa para ver. O Café Tortoni é uma ótima opção para ver um bom show de tango, além de um ótimo lugar para tomar um delicioso café da manhã. A El Ateneo é um espetáculo.

Café Tortoni - Buenos Aires, 2010

Café Tortoni – Buenos Aires, 2010

Segundo dia: Tigre e River Plate

No nosso segundo dia em Buenos Aires, fizemos primeiramente o passeio do Tigre. Pegamos o trem na estação de Retiro (estação bem movimentada com trem bem urbano) às 8h20, fomos até a Mitre, uma pequena estação em que se deve pegar o Tren de La Costa que leva ao município. Não pagamos nada, curiosamente, pois não tinha ninguém na bilheteria (risos). Mas, o comum é comprar o ingresso para o Tren de La Costa e guardar o ticket para a volta.

Estação Retiro e Tren de La Costa - Buenos Aires, 2010

Estação Retiro e Tren de La Costa – Buenos Aires, 2010

A viagem é bem legal, com um caminho muito bonito, e dura mais ou menos uma meia hora. Lá o clima é bem diferente. É a chamada Veneza Argentina. Tem o passeio de barco pelo Rio, o Cassino Trillenium, o Parque de La Costa, Puerto de Frutos… Só andamos perto dos barcos, fizemos umas fotos, conhecemos o cassino e voltamos.

Delta Tigre - Buenos Aires, 2010

Delta Tigre – Buenos Aires, 2010

Tigre, município de Buenos Aires

Cassino Trillenium, Parque de La Costa e Puerto de Frutos - Tigre, Buenos Aires, 2010

Cassino Trillenium, Parque de La Costa e Puerto de Frutos – Tigre, Buenos Aires, 2010

O Tigre é um passeio que vale à pena para quem tem de quatro a cinco dias. Para quem tem um fim de semana, talvez não. De qualquer maneira, nós fomos e gostamos muito. De lá, pegamos o trem de La Costa para voltar, descemos em San Isidro, um lugar que tem uma bela catedral, uma feira de artesanato muito legal e sorveterias ótimas, como a Freddo que é MUITO boa. Então, seguimos de volta para Mitre, onde pegamos o trem para a estação Belgrano, um bairro residencial que fica relativamente próximo ao estádio do River Plate, o Monumental de Núñez. Mas dele eu já falei em outro post.

San Isidro - Buenos Aires, 2010

San Isidro – Buenos Aires, 2010

À noite, fomos andar na Florida (famosa rua de lojas e camelôs. Tenha cuidado com seus pertences). Entramos na Falabella (loja com vários andares) e fomos às Galerias Pacífico que é um shopping muito bonito. Mas resolvemos jantar em Palermo Soho, onde há várias opções para comer. O engraçado é que a Aline cismou com um tal de El Último Beso, rodamos o bairro todo até achar o maldito restaurante. Entramos em dois táxis e nenhum dos motoristas conheciam. Até que do nada encontramos, Chegando lá, nos ferramos. Era bem fraquinho, só tinha aquelas idosinhas, aí acabamos voltando para a praça principal do Soho, onde encontramos um restaurante muito bom, comemos uma pizza com refrigerante. Sim porque não gostamos de vinho. 😛 Ah, antes ainda fizemos uma pré-night no lobby do hotel – mas não foi lá essas coisas, porque fui experimentar a tal Quilmes e achei horrível.

Rua Florida, Galerias Pacífico e Palermo Soho

Dicas: Vale muito ir ao Tigre e ao Monumental. Mas, caso você não queira fazer um dos dois, ou talvez os dois, pode aproveitar mais um pouco do centro, pegando o tíquete de 48 horas do ônibus turístico, por exemplo, ou então ir a Palermo. Este é um bairro que nós não aproveitamos muito, porque estava chovendo no dia em quer iríamos, e tem atrativos como o Zoológico, Rosedal, Jardim Japonês… Uma outra opção é ir às compras. À noite, quem quiser também pode curtir uma nightzinha, algo que não fizemos.

Terceiro dia: San Telmo, Camiñito, Boca e Puerto Madero

Caso você fique apenas três dias em Buenos Aires, como em um fim de semana, tente fazer  San Telmo e Camiñito em um domingo. Perto do Millhouse (Hostel na Av. de Mayo), nós tomamos um ótimo café no Tortoni e seguimos para a visita na Casa Rosada pela manhã, mas resolvemos entrar só no hall.

Café Tortoni, Buenos Aires, 2010

Av. de Mayo perto da Casa Rosada - Buenos Aires, 2010

Av. de Mayo perto da Casa Rosada – Buenos Aires, 2010

Panorâmica da Praça de Mayo - Buenos Aires, 2010

Panorâmica da Praça de Mayo – Buenos Aires, 2010

Casa Rosada mais de perto - Buenos Aires, 2010

Casa Rosada mais de perto – Buenos Aires, 2010

De lá, fomos para a feirinha de San Telmo, que ocorre aos domingos e conta com uma série de antiguidades. Para quem gosta da Mafalda há uma réplica dela sentada em um banco. Da feirinha, fomos para o local que a Aline mais gostou porque é todo colorido como ela ama: Camiñito. San Telmo fica bem pertinho do Camiñito e o táxi dá uns 15 pesos. Lá tem muitos restaurantes com tango entre outras músicas locais, esculturas e referências à cultura portenha em si. Há artistas de rua, lojas de souvenirs, artesanato e alfajores. O clima é muito legal!

Feirinha de antiguidade de San Telmo - Buenos Aires, 2010

Feirinha de antiguidade de San Telmo – Buenos Aires, 2010

Caminito - Buenos Aires, 2010

Caminito – Buenos Aires, 2010

Depois, hora de ir a um outro local bem conhecido naquela região: La Boca, para o estádio do Boca Juniors, La Bombonera. O tour é bem interessante – mas já falei dele em outro post, então não vou me alongar por aqui. Este trajeto que relatei (Visita rápida à casa Rosada, feira de San Telmo e Caminito) pode ser feito em uma manhã. No máximo, você vai gastar o início da tarde, desde que saia bem cedo para o tour. Vá em busca de algo para comer e, depois, aproveite sua tarde ou descanse caso tenha que pegar o avião. Nós, por exemplo, fomos para Puerto Madero, o bairros mais moderno de Buenos Aires. Lá os restaurantes são mais chiques, mas o local não tem muito o que fazer de dia. A maioria dos restaurantes estavam fechados às 15h. Então, acho que vale ir mais cedo ou à noite.

Puerto Madero - Buenos Aires, 2010

Puerto Madero – Buenos Aires, 2010

Passeamos por Puerto Madero somente nas proximidades da Puente de la Mujer e a Fragata Sarmiento. De lá, pegamos um táxi e fomos conhecer o Cassino Flutuante, que é absurdamente maneiro, além de ser gigante. Tínhamos tomado um belíssimo café de manhã no Tortoni e resolvemos então comer em um dos muitos shoppings da cidade, o Abasto. Lá é muito legal, apesar de um pouco cheio.

Shopping Abasto, Buenos Aires, 2010

Dicas: Para quem está com tempo, vale uma ida a uma boate, que todo mundo diz que é ótima. Caso tenha um joguinho de futebol, vale também bastante assistir. Como falei lá em cima, é tudo bem flexível. Vale também ir ao Luján, caso você vá ficar mais um ou dois dias; se lembre de que o zoológico fecha quando está chovendo, então, deixá-lo para o último dia da viagem pode ser arriscado.

Quarto dia: Compras

Nosso quarto dia foi meio tenso. Era o dia que íamos ao Luján e, como adiantei aqui em cima, tivemos o imprevisto da chuva. Era nosso último dia de viagem e acabamos tendo que adiar o voo. Foi um perrengue, mas deu tudo certo. E aí decidimos partir para as compras – fomos rodar por Buenos Aires. Passamos pelos outlets, em especial os de Palermo, onde vale mais fazer compras, como Lacoste e Puma. Santa Barbara, que é a Abercrombie de lá, também.

Para quem busca compras mesmo, as ruas Santa Fé, Córdoba e a esquina Aguirre e Gurruchaga são as opções de maior número de opções. Vale dar uma rodada. O bairro Once é outra opção. Ele é conhecido por vender roupas baratas. Não fizemos fotos porque fica complicado fotografar e comprar, principalmente porque a Aline saiu carregada de “comprinhas”, como el diz.

Quinto dia: Luján

Com o voo adiado, acordamos de manhã e estava sol. Então, fomos ao Luján. Foi um desespero. Fizemos tudo muito rápido, porque o nosso avião saía de tarde, então tivemos que correr. A Aline falou mais desse passeio no último post e acho que vale a pena vocês darem uma lida, pois o Luján é um “must go” de Buenos Aires. Caso você não queira e ainda tenha mais um dia, há diversas opções. O Temaiken é  outro tipo de zoológico, com muitos bichos, mas sem interações.

Outros programas são a visita guiada pela Casa Branca, o tour pelo Teatro Colón, visitar alguma exposição do Malba entre outros. Em Buenos Aires, tem muita coisa para fazer. Basta somente você decidir o que mais lhe agrada e colocar tudo em um roteiro. Esse aqui foi uma explicação rápida do que fizemos, mas a Aline fez uma versão bem maior e mais detalhada, que podemos enviar por e-mail para quem quiser.

Ah, nós ficamos no Millhouse Hostel, na Av. de Mayo, a poucos passos da Casa Rosada. Ele é ótima opção e muito bem recomendado. É barato, organizado e muito confortável.

Hostel Milhouse na Av. de Mayo - Buenos Aires, 2010

Hostel Milhouse na Av. de Mayo – Buenos Aires, 2010

Confiram abaixo nossos outros posts sobre Buenos Aires e até a próxima! Vamos agora relembrar nos próximos posts a nossa viagem a Porto de Galinhas em 2011.

O que fazer em Buenos Aires? Tango, futebol, compras, zoo e muita comida!

Zoo de Lujan: do contato real com felinos às polêmicas

River e Boca: conheça os estádios dos gigantes argentinos!

Anúncios
Sobre O Tour Nosso de Cada Dia (215 artigos)
Como bons jornalistas, gostamos de escrever. Aqui, vamos fazer uma espécie de bastidores das nossas viagens, expectativas, ansiedades, preparativos, dicas, roteiros e muito mais. Esperamos dividir com você um pouquinho da nossa paixão (literalmente) por viagens.

38 comentários em Roteiro de Buenos Aires em 3, 4 ou 5 dias: tango, futebol e compras na Argentina

1. Olá.. adorei o blog de vcs! Muitas dicas e informações bem interessantes! Queria saber se tem como me mandarem um roteiro por email.. pretendo ir pra lá em breve e adorei todas as dicas! Obrigada!

2. diandra carvalho // 14/09/2014 às 20:30 // Responder

vc sabe se o zoo lujan bre no dia 01/01/2014 ou dia 31/12/2013

3. Grasiele Caeiro // 30/08/2014 às 2:14 // Responder

Oi gostaria q vcs me enviassem por e mais. .. o roteiro completo de Buenos Aires. … Que achei muito bom o q colocaram…. bjs e obrigada

4. Isabela olivier // 29/08/2014 às 13:08 // Responder

Olá!!adoro o blog de vcs! Irei p BsAs com a família em breve…Nao é nossa primeira vez na cidade, porém gostaríamos de fugir do óbvio!!! Vc pode me passar mais sugestões e dicas??? Como está p compras atualmente?? Continua valendo a pena??? Bj🙋

• Oi, Isabela! Obrigada por gostar do nosso blog. Nós fomos em Buenos Aires em 2010 e na época algumas coisas valiam muito a pena comprar. Não sabemos te dizer a situação atual. Nós ficamos pouco tempo e fizemos roteiro turístico mesmo, sem fugir do óbvio: rodamos pelo centro, Recoleta, Palermo, Puerto Madero, Boca, Caminito etc. Fomos também ao município de Tigre que é bem legal passar o dia 😉

5. Andressa Carolina // 23/08/2014 às 12:51 // Responder

Olá, estaria indo mês que vem para Buenos Aires..vcs poderiam encaminhar o roteiro de vcs, já tenho um quase pronto mas é sempre bom ter mais dicas. Adoro o blog de vcs!

6. Marina Martins // 31/07/2014 às 23:13 // Responder

Gostei muito das dicas de vcs! Tudo muito detalhado. Parabéns! Estou indo a Buenos Aires com meu marido dia 05/08, e se vcs puderem, gostaria q me mandassem o roteiro dos 5 dias q vcs expuseram aqui no site. De já agradeço!

7. Vivianne Bardasson // 26/07/2014 às 13:38 // Responder

Desculpe,Aline. escrevi errado =)

8. Vivianne Bardasson // 26/07/2014 às 13:35 // Responder

Oi Amanda estou indo para Buenos Aires na segunda agora, passarei 5 dias. Poderia me enviar tb seu roteiro? Obrigada.

9. Karol Rangel // 25/06/2014 às 20:49 // Responder

Olá Aline! Espero que estejam bem!
    Retornamos ontem da nossa viagem de Buenos Aires, ficamos cinco dias e assim como você, planejei tudo com antecedência. Fizemos uma programação mais detalhada para nossa estadia utilizando várias dicas do seu blog. Adoramos! SUCESSO!
    Amei tudo e espero voltar em breve! Abraços. Karol e Bira.

• Nossa Karol!! Que legal!!! Ficamos MUITO felizes em saber que sua viagem foi boa e que nossas dicas te ajudaram! Obrigada pelo feedback! Se precisar de dicas de outros destinos que conhecemos, pode contar sempre conosco 🙂

10. Júlia Innocencio // 23/06/2014 às 12:00 // Responder

Olá!!
    Realmente, de todos os roteiros que eu vi, o de vocês acho que é o melhor!! Mais detalhado e organizado!! Poderiam me aviar o roteiro mais detalhado por e-mail?
    Muito Obrigada, e parabéns pelo blog!

11. Oi, gostei bastante das dicas de vcs. Estou indo para BsAs daqui a alguns dias e gostaria que vcs me enviassem por email as outras dicas. Grata.

12. Ola..parabéns pelo seu blog.
    Eu e meu namorado iremos para Buenos Aires em Abril, poderia por favor me enviar o roteiro mais detalhado por e-mail?
    Obrigada.

13. Andréa Niemeyer // 23/02/2014 às 18:40 // Responder

Olá, Aline e Thiago!!! Adorei o post!!! Super útil!!! =)
    Estou indo para BSAS daqui a poucos dias. Se puderem me enviar por e-mail os outros detalhes, agradeço muitíssimo!!!

Um abraço,
    Andréa

14. Olá!!! Vamos para BA em Abril e gostaria que nos enviasse o roteiro, gostei bastante da dicas!!! Parabéns!!! obrigada!

15. Fernanda Guedes // 28/01/2014 às 22:05 // Responder

Adoreiiii o blog! Vou para BA em maio de 2014 e depois que li fiquei com super ansiosa! 🙂 Vou com um orçamento bem apertadinho, vcs poderiam me dar umas dicas de lugares e coisas legais pra se fazer baratinhos? Abraços!!!!

• Oi Fernanda, tudo bem?

Bom, nós fomos para Buenos Aires em 2010, então não temos muita noção do preço atual das coisas. E achamos que dinheiro não foi muito problema lá, pois nossa moeda vale bem mais do que o peso, então o câmbio é a nosso favor.

De qualquer forma, a maior parte das coisas legais você nem gasta muito. Se andar de metrô, então, é possível conhecer os pontos turísticos sem gastar. Visitar a Casa Rosada, ver o Obelisco, caminhar em Palermo, andar na Calle Florida, o tal do cemitério da Recoleta… Tudo é de graça.

O que você mais gasta mesmo são nos restaurantes, se quiser visitar os estádios de futebol e no passeio ao Zoológico de Luján, além do show de tango. Mesmo assim, quando nós fomos, por exemplo, nada disso dava mais do que 50 pesos por pessoa, por exemplo.

Abraços 🙂

16. Camila Souza // 18/01/2014 às 13:27 // Responder

Ola!! Adorei os posts de vcs!! Poderiam me enviar o roteiro completo por email? Irei para BA em abril/2014 e ficarei em um hotel na Reconquista. ..é uma boa localização? Bjs!! Me manda o roteiro, por favor!!! Rs

17. Olá muito legal teu blog. Vou a BA em fevereiro. É possível me enviar seu roteiro via emai? Fiquei curioso sobre detalhes de como chegar a Tigre. Obrigado

18. Annela Letícia // 05/08/2013 às 16:23 // Responder

Ola!
    Adoro o blog de vocês!
    Estou começando minhas pesquisas sobre Buenos Aires e gostei muito das dicas!
    É possível vocês me enviarem o roteiro mais detalhado por e-mail.

Obrigada!

19. Amanda Missel // 01/08/2013 às 8:32 // Responder

Oi. Muito bacana a viagem de vcs!! Fiquei com vontade de conhecer agora!!! rs

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )