Como é o mergulhar de cilindro em Porto de Galinhas

Mergulhando de cilindro em Porto de Galinhas - Pernambuco

Em um dos nossos dias em Porto de Galinhas, fizemos o batismo, prática recreacional de mergulho de cilindro para quem não tem habilitação PADI, SSI e NAUI. Infelizmente, na época nós não tínhamos o blog e eu não lembro o nome da operadora de mergulho. Mas sei que antes, procuramos nos certificar de quem tinha mais indicações na internet e lá mesmo pesquisamos a mais conhecida, para então fecharmos. Sei que custou RS80/pessoa e há lugares que até hoje cobram este valor com o CD de fotos incluso. Não fiz vídeo porque a qualidade não fica boa, além de ser bem mais caro que as fotos.

Eu, Aline, estava pra lá de nervosa na hora do mini curso de 30 minutos. Primeiro porque eu não sei nadar. Segundo pelo medo em si de controlar a respiração. Depois das instruções, que são básicas para qualquer mergulho de batismo, fomos para o mar. O nosso instrutor era gente boa. Muito calmo, ele foi me deixando mais tranquila na hora de fazer o teste ainda na água, antes de afundar. Autorizei-o a descer e fomos na maior tranquilidade e segurança. Disso eu não posso negar: é super seguro e tranquilo descer 6 metros. Porém vale lembrar que, para seu mergulho ser seguro, é essencial responder ao questionário com sinceridade, principalmente para quem tem problemas de saúde que impedem a prática do mergulho.

Mergulhando de cilindro em Porto de Galinhas - Pernambuco

Mergulhando de cilindro em Porto de Galinhas – Pernambuco

Quando descemos, eu comecei a ficar nervosa e emocionada ao estar ali embaixo e acabei pedindo para subir. Acreditem o mico que paguei: falei para ele, cheia de lágrimas nos olhos, que eu estava muito emocionada e queria chorar 😛 hahaha. Ele perguntou se eu queria realmente descer e disse que era para eu controlar a emoção e esquecer de tudo enquanto estivesse lá embaixo. E foi o que fiz. Descemos cerca de 7 metros e, aos poucos, eu fui me acalmando e curtindo o mergulho que dura 30 minutos no total. Esqueci de ficar pensando se eu estava ou não controlando certo a respiração e curti demais o mergulho.

Mergulhando de cilindro em Porto de Galinhas - Pernambuco

Mergulhando de cilindro em Porto de Galinhas – Pernambuco

Mas, Aline, vale a pena mergulhar em Porto de Galinhas? Olha, se é sua primeira vez vale pela experiência, pois é MUITO legal o ato de estar ali no fundo do mar. Mas se você já tiver feito um mergulho em Fernando de Noronha (relato do nosso mergulho aqui), por exemplo, ou em outra localidade em que a vida marinha seja rica, não vale. Digo isto porque vi pouquíssimos peixes, sendo a grande maioria os sargentinhos ( aqueles azuis listradinhos). Tanto é que nas fotos, há raros sargentinhos.

Mergulhando de cilindro em Porto de Galinhas - Pernambuco

Mergulhando de cilindro em Porto de Galinhas – Pernambuco

Onde é melhor o mergulho: Porto de Galinhas ou Maragogi? No próximo post, eu contarei do nosso passeio e mergulho de cilindro em Maragogi, mas já adianto que em Porto de Galinhas a experiência é bem melhor, pois você desce mais fundo. Já em Maragogi, basta usar o snorkel que você vai ver exatamente os mesmos sargentinhos, pois o mergulho de batismo é somente a 2 ou quase 3 metros.

Mergulhando de cilindro em Porto de Galinhas - Pernambuco

Mergulhando de cilindro em Porto de Galinhas – Pernambuco

No geral, valeu a experiência! Mergulhar de cilindro é sempre o máximo! E você, já fez mergulho assim, tem curso, tem medo…?

Conta pra gente nos comentários 🙂

Anúncios
Sobre O Tour Nosso de Cada Dia (214 artigos)
Como bons jornalistas, gostamos de escrever. Aqui, vamos fazer uma espécie de bastidores das nossas viagens, expectativas, ansiedades, preparativos e muito mais. Esperamos dividir com você um pouquinho da nossa paixão (literalmente) por viagens.

32 comentários em Como é o mergulhar de cilindro em Porto de Galinhas

  1. Mariana Toni // 24/11/2016 às 9:55 // Responder

    Olá, vou mergulhar em Salvador em um batismo, mas a empresa pela qual eu vou, não oferece roupa de mergulho de neoprene e também não aluga, gostaria de saber se posso mergulhar só de biquíni tranquilamente? ? Pois vi que a roupa protege e estou com medo de mr machucar ou passar frio!! Obrigada Mariana

  2. Boa tarde,

    Vamos para Porto de Galinhas e depois Fernando de Noronha. Iremos mergulhar em PG para ter uma experiência do que é para aproveitar melhor em FN. Ouvi falar que o que incomoda muito é a pressão negativa que sentimos nos ouvidos. Vocês sentiram isso?

    • Olá, Leandro! Nós não sentimos pressão no ouvido não… Mas fica tranquilo que o instrutor ensina como usar o equipamento e evitar pressão. Vale lembrar que para realizar o mergulho é essencial estar em boas condições de saúde. Temos relato aqui também do mergulho em Noronha. Lá sim você vai se surpreender muito mais!! Mas é ótima sua ideia de fazer antes em PG!

  3. Tainná Ferreira // 18/04/2016 às 15:16 // Responder

    Nunca fiz mergulho, eu e meu boy vamos viajar para porto agora em dezembro. Eu estou com medo mas quero muito fazer mergulho .. Mas, não sei nadar, então não sei se alguém acompanha ainda mais porque meu namorado tem medo (muito medo mesmo) e eu vou sozinha. Mas, vou tentar controlar meu medinho até lá.

    bjbj

    • Olá, Tainná! Fiquei tranquila. Como relatei, não precisa saber nadar e há instrutor. Antes de descer, você faz um teste. Se se sentir bem, desce. E se quiser subir, pode pedir pra subir. É super tranquilo desde que você o obedeça os requisitos antes de mergulhar . Vai no máximo 3 metros. Nada demais. É bem legal a experiência!

  4. Fiz mergulho em porto de galinhas e não gostei, pq estava muito nervosa, com medo, a sensação foi horrível, e não mergulhei nem 10 minutos.

  5. To com o mesmo receio e medinho que você ficou, vamos mergulhar em arraial do cabo em março… nunca fiz com cilindro e também não sei nada direito rs Acho que agora vou me acalmar mais… =)
    Beijos!!! Fani.

  6. Olá. estou indo a porto de galinhas neste domingo 16/11.
    quero fazer um mergulho, mas não sei nadar muito bem…
    preciso saber de uma empresa de extrema confiança.
    alguém pode me indicar alguma?

    • Olá, Anne. Para mergulho de cilindro não é necessário saber nadar. Eu, Aline, também não sei e fiz a primeira vez em Porto de Galinhas. Foi super tranquilo. Infelizmente, não lembramos o nome da operadora que fechamos. Ela fica na rua principal do Centro, do lado esquerdo em uma galeria. Todas elas dão um curso básico antes de você ir para o mar e lá dentro da água faz um teste. Se você se sentir apta, eles descem com você. Do contrário, o dinheiro é devolvido. Vá tranquila! A experiência é ótima!

  7. Eu adorei o Mergulho em Porto de Galinhas! 😀

  8. Olá, tudo bem com vocês? gostei muito do blog de vocês, está me ajudando muito, bem, gostaria de fazer algumas perguntas a vocês… Qual foi a pousada que vocês ficaram em Porto de Galinhas e se gostaram? pois pretendo ir pra Recife em Agosto e quero ficar em Porto de Galinhas, me da algumas dicas de lá se não for incomodo…rsrsrsrsrsrsrs. Desde já agradeço pela atenção e disponibilidade em ajudar. bjssss

  9. Ola pessoal, o site de vcs foi muito inspirador para que eu e meu marido pudéssemos viajar para vários lugares e sempre quando estamos planejando uma nova viagem venho aqui pegar novas dicas. Mergulhamos de cilindro na nossa ultima viagem para porto seguro, adorei, porem não vi tanta diversidades de peixes assim, iremos viajar para Fernando de Noronha em maio e vamos fazer mergulho novamente, estou super ansiosa. aaaaaa foi muito tranquilizante saber que a Aline tbm não sabia nadar direito como eu, e realmente não precisou msm, foi um pouco dificil respirar so pela boca no inicio, mais depois foi so maravilha.bjus

    • Que bom, Fabiana!!! Ficamos MUITO felizes em saber que você gosta do nosso blog =) Realmente em Porto de Galinhas não tem muito peixe, mas pelo menos você experimentou e já tem a experiência para Noronha. Lá sim você vai se surpreender! Eu, Aline, não sei nadar e também fiquei receosa no início, o que é normal. Mas depois que você acostuma e esquece o medo dá pra curtir bastante o mergulho! Precisando de dicas ou tirar dúvidas, conte sempre conosco tá? Beijos

  10. Olá querida, minha pergunta é o seguinte o passeio as gales de maragogi é compensador ??? Muito diferente do que tem em porto! pois estarei indo a porto e tenho um filho de 4 anos, e vejo comentários de quem amou é de quem acha porto mais bonito e não vale a pena, o que vc poderia me aconselhar ???
    Bjssss

    • Olá, Daiane! O passeio de barco para Maragogi é lindo e vale muuuuito a pena! O mar tem cor de Caribe! Mesmo de dentro do barco, você pode aproveitar com seu filho. Tenho post com fotos de Maragogi aqui se quiser ver 🙂 O mergulho profissional em Porto não tem tanto peixe, assim como em Maragogi. Mas Maragogi a cor do mar lá embaixo é mais bonita. O que eu ouço falar de comparação dos dois lugares é quanto ao mergulho de batismo e não ao passeio em si para o local.

  11. Estamos de viagem marcada a Porto de Galinhas,ansiedade a mil,morro de vontade de fazer mergulho,mas tenho pavor de água,não sei nadar e já me afoguei!Medo da água entrar no nariz,ouvido,boca,sensação de pânico total…Será que com todos esses empecilhos,restam possibilidades?

    • Olá, Gisele.

      Medo é complicado. Mas eu, Aline, também tinha isso tudo. Na hora, fiz o batismo e foi tudo muito tranquilo – acho que até mais do que no snorkel.

      O equipamento é muito bom. E eles ensinam todas as técnicas pro caso de acontecer algo. Se entrar água, sai em menos de um segundo rs.

      E, caso você esteja desconfortável, para subir até a superfície também é muito rápida. Minha dica é: vai, presta atenção na aula e tenta o batismo.

      Se você conseguir, vai adorar. Se não, nem paga e pode ficar lá na jangadinha esperando.

  12. Luis alberto // 19/12/2013 às 1:03 // Responder

    olá aline eu e minha esposa ,estamos indo para porto de galinhas agora em janeiro achei muito legal a troca de experiencia que vcs nos proporcionam mas fico na duvida esse batismo que vcs fizeram foi em maragogi e é melhor fazer em pporto de galinhas,os 80,00 já incluem esse curso, tem algum gasto a mais em relação ao batismo me ajudem por favor me deem algumas dicas de passeios pois estou pesquisando e vejo que as vezes as pessoas ficam meio perdidadas quando chegam lá pq é tanta gente oferecendo tanta coisa que agente fica meio com reçeio!!!!!!!!!!!!

    obrigado pela atenção,
    abraz.

    • Olá, Luiz Alberto! O batismo é feito sempre que você for fazer um mergulho de cilindro. Batismo significa testar antes se você está se sentindo confortável para descer. Na época, em 2011, pagamos 80 reais com direito a tudo. O mini curto vem sempre incluído. Dependendo do lugar, é um preço o mergulho. Tem lugar que aluga roupa também. Eu infelizmente não me lembro onde fiz este mergulho. Quanto aos outros passeios, eu fiz com uma pessoa muito bacana e no primeiro post de Porto de Galinhas tem o contato dele e nos outros posts os passeios que fiz. Os principais são ponta a ponta nas praias, praia do Carneiro e mergulho mas piscinas naturais de Porto. Mas já outras praias mais longe um pouco que você também pode visitar. Tem tudo detalhado na categoria Porto de Galinhas aqui no blog. Espero ter ajudado. Abs, Aline.

  13. Zilda Salete // 01/11/2013 às 21:41 // Responder

    Olá Aline,Olá Thiago, fico muito feliz ao receber os e-mailis do Tour Nosso de Cada Dia, leio tudo, vejo as fotos, acho vcs muito legal, se fosse mais nova iria fazer essas viagens como vcs, mas até que faço bastante, depois de aposentada resolvi com uma amiga trabalhar com viagens com a terceira idade, temos nos divertido muuuuuuuuuuuuuito, e tenho certeza levado muita alegria e divertimento p/ muitas pessoas, estive com meu marido em Maragogi esse ano e foi maravilhoso! Nós fizemos o contrario de vcs, nós ficamos em Maragogi e fomos passear de carro em Porto de Galinhas, maravilhoso! Nós não megulhamos nem usamos snorkei, mas a maré estava bem baixa e aproveitamos muito de ver os aquarios naturais, foi simplismente maravilhoso. Mas Parabéns a vcs ,continuem assim a nos mostrar lugares maravilhosos que temos nesse mundo de Deus. Um grande BEIJO p/ vcs.

    Zilda Salete e Quito!!!!

    • Muito obrigado, Zida e Quito! Vocês não têm noção de como é legar receber comentários como esse. Que bom que vocês gostaram de Maragogi e Porto. É uma das nossas viagens preferidas também! E sigam aproveitando muito, porque isso não depende mesmo de idade, não! Qualquer dúvida, podem contar conosco! Grande beijo!

  14. Estamos querendo fazer o curso de mergulho! Era plano pra esse ano, mas acho que vai ficar pro próximo!

    Ah, o marido não sabe nadar e vai fazer o curso desse jeito mesmo! 😀

  15. Muito legal o post. Mas sabe o que mais gostei? Encontrei alguém que fez mergulho e também não sabe nadar!!!! Sempre tive a curiosidade de perguntar se isso era possível, mas sempre ficava sem graça. Agora reacenderam as esperanças de um dia eu mergulhar. Kkkkkkkkk. Abraço!

1 Trackback / Pingback

  1. Piscinas naturais em Maragogi | O tour nosso de cada dia nos dai hoje...

Ficou com alguma dúvida ou quer elogiar? Deixe-nos um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: