Roma é uma cidade que respira história, tem uma gastronomia aclamada em todo o mundo, e é bastante acessível para o turista. O Tour Nosso De Cada Dia visitou a capital italiana em meados de 2012 e fez uma compilação de dicas úteis sobre a região.
Principais pontos turísticos – Os mais famosos são o Coliseu e a Fontana Di Trevi, além do Vaticano. Mas não deixe de ir à Piazza Navona, Castel Sant’Angelo, Monumento a Vittorio Emanuele, Campidoglio, e Mercado de Trajano. Confiram na categoria Roma do blog mais detalhes sobre estes locais e sobre como nós fomos de um para o outro. Temos três dias de roteiros.
Caminhe bastante – Roma é uma cidade relativamente pequena. Não faça tudo de transporte, caminhe. Há ruazinhas bem legais em vários caminhos, como próximo à Fontana di Trevi e ao Pantheon. No entorno do Coliseu também, para tirar fotos com ele ao fundo, e a mesma coisa com a Basílica de São Pedro. Roma é daquelas cidades para “comer, rezar e amar”, mas também para caminhar. Ande com calma, sem pressa.
Ande de metrô – Se tiver pouco tempo, ou para percorrer distâncias maiores, vá de metrô. Só há duas linhas em Roma, nem tem como se perder, e as estações são bem explicativas. Há ônibus também, mas o trânsito é meio doido lá, então o metrô é a melhor opção. Não é bonito, mas é eficiente e você chega tranquilamente a todos os pontos principais da cidade.
Vá de ônibus do aeroporto – Quando chegamos ao aeroporto, o ônibus demorou muito para chegar e a fila estava mal organizada. O ônibus era relativamente confortável e nos deixou na estação Termini, a principal estação de trem de Roma, que era bem próxima do nosso hotel. Apesar da má organização, vale pegar o SIT Bus Shuttle para ir do Fiumucino, aeroporto da cidade, para essa região. O aeroporto é meio longe, então táxis são caros.
Pare nas praças – Piazza Di Spagna, Piazza Navona, Piazza del Popolo. Se você viu o famoso filme Anjos e Demônios, vai lembrar delas. Valem a visita. A primeira tem uma escadaria onde as pessoas sentam, comem, ficam conversando e ainda várias charretes para passear. A segunda é enorme, com vários restaurantes, uma bela fonte na parte central e ótima para aproveitar o sol. A terceira tem várias igrejas, sendo um passeio cultural.
Comida – Os restaurantes chiques são ótimos, as massas deliciosas, mas não deixe de visitar os locais menores, tanto restaurantes quanto pequenas biroscas que são como mini-mercados, administrados normalmente por pessoas do Oriente Médio. Fomos a uma perto do Castel Sant’Angelo em que comemos pizzas deliciosas de um cara de Bangladesh. Os sorvetes italianos também são deliciosos. Aproveite!
Compre o Roma Pass – Por 36 Euros, você ganha viagens ilimitadas de metrô e ônibus por três dias, além de entrada gratuita em dois pontos turísticos de uma lista enorme – como Foro Romano e Coliseu, por exemplo. Acesse este site para comprar e ver a lista de todas as atrações.
Faça Coliseu, Foro Romano e Palatino juntos – Eles são, literalmente, um do lado do outro – assim como o Circo Massimo (pouco que resta) , que não vale nem a visita, já que há apenas a pista de corrida e nada mais. O passeio Coliseu + Foro Romano/Palatino é acessível de metrô, por várias estações, e independente da ordem, faça-os no mesmo dia. Se tiver o Roma Pass, pode entrar nos dois “sem pagar”.
Vá ao Vaticano no domingo para ver o Papa – Aos domingos, o Papa faz a Oração do Angelus e dá a bênção, em plena Praça de São Pedro. Isso acontece pela manhã, 12h. Então programe a visita à Basília de São Pedro nesta data e horário para aproveitar e ouvir as palavras de Sua Santidade. Depois, siga de lá a pé para o Castel Sant’Angelo, no fim da rua, e compre suas lembrancinhas nos camelôs, que cobram bem mais barato.
Não compre ingressos na fila do Museu do Vaticano – Muita gente vai tentar oferecer “ingressos sem fila”, “audiências com o Papa” e vários benefícios antes de você chegar ao Museu do Vaticano. Não caia nessa. O tempo na fila nem é tão grande, audiências com o Papa deste jeito não existem e estas pessoas são golpistas, desmascarados até em programas de televisão. Evite!
Compra de ingressos para a Necrópole com antecedência – A Necrópole do Vaticano, onde estão enterrados todos os Papas, fica abaixo da Basílica de São Pedro. Não é possível visitá-la assim que se chega lá. Para ir lá, faça sua reserva por este site. Nós não fomos, porém eu (Thiago) fiquei com muita vontade de ir. E também esquecemos de subir na cúpula da Basílica 😦
Viaje de trem para outras grandes cidades da Itália – Nós fomos para Veneza, mas também é possível ir para Florença, Pisa, Milão e vários outros locais. Pesquise no Trenitalia e vá sem medo. É bem seguro, rápido, e não tem aquela burocracia toda de aeroporto, com check-in, despachar bagagem, chegar horas antes… E isso sem falar na pontualidade. Não há atrasos. Vale bastante.
E aí, gostou das dicas? Ficou com mais alguma dúvida? Poste nos comentários ou entre em contato conosco na página do Facebook!
Oi, Aline!!! Estou pesquisando hotéis em Roma. Em qual vcs se hospedaram? Qual área vc indica?
Adoro o blog. Sempre, antes de viajar, passo aqui e vasculho tudo hahaha 🙂
Beijo grande!
Oi, Ana!Fico feliz em saber que você vem aqui se inspirar no nosso blog 🙂
Nós ficamos em um B&B queé uma acomodação simples, mas esse que ficamos era em 2012 muito bem avaliado. Eram 3 quartos e um banheiro compartilhado limpíssimo. A dona é muito seosa e atenciosa. Tem quarto com banheiro privado, mas pra nossa data estava ocupado. Se for reservar, faça por este link do nosso blog. Assim você nos ajuda a mantê-lo no ar e a tarifa pra você será a mesma: Se tiver dúvida, me fala. Bjs.
https://www.booking.com/hotel/it/b-roma3.pt-br.html?aid=387044;sid=8290525510fbd46faa264f7b0c575181;all_sr_blocks=31796001_88171176_0_1_0;checkin=2017-07-10;checkout=2017-07-11;dest_id=-126693;dest_type=city;dist=0;group_adults=2;highlighted_blocks=31796001_88171176_0_1_0;hip_dst=1;hpos=1;no_rooms=1;room1=A%2CA;sb_price_type=total;srfid=6c7ee92003865a4180748197de13d555c84b04cfX1;type=total;ucfs=1&#hotelTmpl
Bom dia,
Como faço para chegar do Porto ao Coliseu? obrigado,
Olá, Alexandre.
Não fizemos esse trajeto, mas se for o Porto di Ripetta, segue o link do Google Maps: https://www.google.com.br/maps/dir/Porto+Di+Ripetta,+Via+di+Ripetta,+250,+00186+Roma,+It%C3%A1lia/Coliseum+Srl,+Via+Giovanni+Giolitti,+Roma,+It%C3%A1lia/@41.9036708,12.4808245,15z/data=!3m1!4b1!4m11!4m10!1m5!1m1!1s0x132f60f8900dfcdb:0x5396e9ac1575c34b!2m2!1d12.476082!2d41.909367!1m3!2m2!1d12.5060249!2d41.8970561
Opa… jah sei qual será uma das minhas fontes de pesquisa quando o acaso me levar a Roma.
Isso, Ana! Conte com nossas dicas e tire quantas quiser com a gente! 🙂 Roma é demais!!!