Dicas de Roma: tudo o que você precisa saber sobre a histórica capital italiana

A espetacular Fontana di Trevi

Roma é uma cidade que respira história, tem uma gastronomia aclamada em todo o mundo, e é bastante acessível para o turista. O Tour Nosso De Cada Dia visitou a capital italiana em meados de 2012 e fez uma compilação de dicas úteis sobre a região.

Principais pontos turísticos – Os mais famosos são o Coliseu e a Fontana Di Trevi, além do Vaticano. Mas não deixe de ir à Piazza Navona, Castel Sant’Angelo, Monumento a Vittorio Emanuele, Campidoglio, e Mercado de Trajano. Confiram na categoria Roma do blog mais detalhes sobre estes locais e sobre como nós fomos de um para o outro. Temos três dias de roteiros.

Caminhe bastante – Roma é uma cidade relativamente pequena. Não faça tudo de transporte, caminhe. Há ruazinhas bem legais em vários caminhos, como próximo à Fontana di Trevi e ao Pantheon. No entorno do Coliseu também, para tirar fotos com ele ao fundo, e a mesma coisa com a Basílica de São Pedro. Roma é daquelas cidades para “comer, rezar e amar”, mas também para caminhar. Ande com calma, sem pressa.

Monumento a Vitorio Emanuele é incrível

Monumento a Vitorio Emanuele é incrível

Ande de metrô – Se tiver pouco tempo, ou para percorrer distâncias maiores, vá de metrô. Só há duas linhas em Roma, nem tem como se perder, e as estações são bem explicativas. Há ônibus também, mas o trânsito é meio doido lá, então o metrô é a melhor opção. Não é bonito, mas é eficiente e você chega tranquilamente a todos os pontos principais da cidade.

Vá de ônibus do aeroporto – Quando chegamos ao aeroporto, o ônibus demorou muito para chegar e a fila estava mal organizada. O ônibus era relativamente confortável e nos deixou na estação Termini, a principal estação de trem de Roma, que era bem próxima do nosso hotel. Apesar da má organização, vale pegar o SIT Bus Shuttle para ir do Fiumucino, aeroporto da cidade, para essa região. O aeroporto é meio longe, então táxis são caros.

Pare nas praças – Piazza Di Spagna, Piazza Navona, Piazza del Popolo. Se você viu o famoso filme Anjos e Demônios, vai lembrar delas. Valem a visita. A primeira tem uma escadaria onde as pessoas sentam, comem, ficam conversando e ainda várias charretes para passear. A segunda é enorme, com vários restaurantes, uma bela fonte na parte central e ótima para aproveitar o sol. A terceira tem várias igrejas, sendo um passeio cultural.

Piazza del Popolo é uma das mais famosas

Piazza del Popolo é uma das mais famosas

Comida – Os restaurantes chiques são ótimos, as massas deliciosas, mas não deixe de visitar os locais menores, tanto restaurantes quanto pequenas biroscas que são como mini-mercados, administrados normalmente por pessoas do Oriente Médio. Fomos a uma perto do Castel Sant’Angelo em que comemos pizzas deliciosas de um cara de Bangladesh. Os sorvetes italianos também são deliciosos. Aproveite!

Compre o Roma Pass – Por 36 Euros, você ganha viagens ilimitadas de metrô e ônibus por três dias, além de entrada gratuita em dois pontos turísticos de uma lista enorme – como Foro Romano e Coliseu, por exemplo. Acesse este site para comprar e ver a lista de todas as atrações.

Faça Coliseu, Foro Romano e Palatino juntos – Eles são, literalmente, um do lado do outro – assim como o Circo Massimo (pouco que resta) , que não vale nem a visita, já que há apenas a pista de corrida e nada mais. O passeio Coliseu + Foro Romano/Palatino é acessível de metrô, por várias estações, e independente da ordem, faça-os no mesmo dia. Se tiver o Roma Pass, pode entrar nos dois “sem pagar”.

Coliseu é o cartão postal de Roma

Coliseu é o cartão postal de Roma

Vá ao Vaticano no domingo para ver o Papa – Aos domingos, o Papa faz a Oração do Angelus e dá a bênção, em plena Praça de São Pedro. Isso acontece pela manhã, 12h. Então programe a visita à Basília de São Pedro nesta data e horário para aproveitar e ouvir as palavras de Sua Santidade. Depois, siga de lá a pé para o Castel Sant’Angelo, no fim da rua, e compre suas lembrancinhas nos camelôs, que cobram bem mais barato.

Não dá para ir a Roma e não ver o Papa

Não dá para ir a Roma e não ver o Papa

Não compre ingressos na fila do Museu do Vaticano – Muita gente vai tentar oferecer “ingressos sem fila”, “audiências com o Papa” e vários benefícios antes de você chegar ao Museu do Vaticano. Não caia nessa. O tempo na fila nem é tão grande, audiências com o Papa deste jeito não existem e estas pessoas são golpistas, desmascarados até em programas de televisão. Evite!

Compra de ingressos para a Necrópole com antecedência – A Necrópole do Vaticano, onde estão enterrados todos os Papas, fica abaixo da Basílica de São Pedro. Não é possível visitá-la assim que se chega lá. Para ir lá, faça sua reserva por este site. Nós não fomos, porém eu (Thiago) fiquei com muita vontade de ir. E também esquecemos de subir na cúpula da Basílica 😦

Basílica é impressionante por dentro

Basílica é impressionante por dentro

Viaje de trem para outras grandes cidades da Itália – Nós fomos para Veneza, mas também é possível ir para Florença, Pisa, Milão e vários outros locais. Pesquise no Trenitalia e vá sem medo. É bem seguro, rápido, e não tem aquela burocracia toda de aeroporto, com check-in, despachar bagagem, chegar horas antes… E isso sem falar na pontualidade. Não há atrasos. Vale bastante.

Viaje de trem: é muito bom

Viaje de trem: é muito bom

E aí, gostou das dicas? Ficou com mais alguma dúvida? Poste nos comentários ou entre em contato conosco na página do Facebook!

Anúncios
Sobre O Tour Nosso de Cada Dia (215 artigos)
Como bons jornalistas, gostamos de escrever. Aqui, vamos fazer uma espécie de bastidores das nossas viagens, expectativas, ansiedades, preparativos, dicas, roteiros e muito mais. Esperamos dividir com você um pouquinho da nossa paixão (literalmente) por viagens.

6 comentários em Dicas de Roma: tudo o que você precisa saber sobre a histórica capital italiana

  1. Oi, Aline!!! Estou pesquisando hotéis em Roma. Em qual vcs se hospedaram? Qual área vc indica?
    Adoro o blog. Sempre, antes de viajar, passo aqui e vasculho tudo hahaha 🙂
    Beijo grande!

  2. Alexandre Cunha // 03/11/2014 às 9:47 // Responder

    Bom dia,
    Como faço para chegar do Porto ao Coliseu? obrigado,

  3. Opa… jah sei qual será uma das minhas fontes de pesquisa quando o acaso me levar a Roma.

Ficou com alguma dúvida ou quer elogiar? Deixe-nos um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: