Veneza é um lugar para visitar a dois. A cidade mais romântica do mundo, e uma das que mais gostamos de visitar das mais de 40 que já fomos, ela é diferente de tudo o que você já viu na vida. Sobre a água, com seus prédios antigos, gôndolas, becos, pombos, restaurantes… Enfim, Veneza é única, inconfundível, e nós damos a todos a mesma recomendação: coloque a cidade na sua bucket list – e de preferência siga as nossas dicas.
Confiram como foi nosso passeio por Veneza
Não compre o mapa – Vocês devem estar se perguntando: “esses dois são malucos”. Beleza, até somos, mas em Veneza não é legal ter um mapa. Primeiro: eles cobram por ele. Segundo: o mapa é gigante para uma ilha pequenininha. Terceiro: a graça é se perder em Veneza. Explorar os becos e as pequenas pontes. Ver artistas na rua, lojas de máscaras, restaurantes escondidos… Não caia na tentação do mapa! Explore tudo sozinho! E depois, com o tempo, você vai até decorar os caminhos.
Ande de gôndola – Ir a Veneza e não andar de gôndola é como ir a Roma e não ver o Papa. Pode ser um pouco caro, mas vale cada centavo. Fizemos isso no Dia dos Namorados e foi uma experiência incrível. Preços variam, de acordo com o trajeto e com o gondoleiro. No Grande Canal, são mais caras. Cerca de 120 euros por casal. Nos canais paralelos, podem sair por até 70 – e vão passar no Grande Canal também. Fizemos a segunda opção e foi ótima. O gondoleiro era gente boa, cantava, contava a história… Excelente!
Use o Vaporetto – Se for ficar muitos dias na cidade, use o Vaporetto para não ter que caminhar toda hora. Ele é uma espécie de “ônibus aquático”, que tem várias estações ao longo da cidade e economiza bastante o seu tempo. Ele é rápido, tranquilo de pegar, mas pode ficar cheio em certos horários, como especialmente de manhã e no final da tarde. Aqui neste site você encontra o mapa e o funcionamento do Vaporetto como é.
Esqueça “Veneza Mestre” – Além da Veneza “tradicional”, sobre a água, há também “Veneza Mestre”, uma outra parte da cidade, no continente. Não se hospede lá e, se for de trem, evite descer na estação de lá. É mais longe, não tem tantos atrativos, e você vai acabar gastando mais e perdendo mais tempo. Não vale a pena o sufoco.
Melhor época para visitar – Nós visitamos Veneza em junho, ou seja, na primavera europeia, e foi ótimo. Pegamos um sol agradável, com apenas uma pancadinha de chuva num dia e a cidade não estava lotada como fica no verão. Acho que vale a pena ir nessa época, entre o fim de abril e o fim de junho.
O que fazer em Veneza – Veneza não é só andar de gôndola. Vale visitar as lojas de máscaras, passear pela Praça São Marcos, subir na Torre do Campanário, que tem uma vista espetacular, visitar a belíssima Basílica de São Marcos, ver o pessoal caminhando no Grande Canal, visitar o Palazzo Ducale, ir ao Casino di Venezia, que é um símbolo da nobreza local, e claro, descobrir coisas novas “se perdendo por Veneza”.
Murano e Burano – No Vaporetto, é possível ir até Murano e Burano, duas ilhas bem próximas de Veneza. Fomos às duas, mas recomendamos só a primeira. A segunda não tem muita coisa, só um restaurante ou outro, uma boa foto ou outra, mas nada demais, só um visual bonito, diferente bom para fotos – só vá se tiver tempo sobrando. A primeira é a capital do vidro. Há várias fábricas vendendo peças feitas em vidro que têm sessões de demonstração de como elas são feitas. Eles fazem na hora! Vale demais assistir!
Avião ou trem – Nós fomos de trem, a partir de Roma, e voltamos de avião, para Paris. As duas viagens foram super tranquilas. O aeroporto de Veneza é enorme e muito bem estruturado. A estação de trem, por sua vez, é bem simples, mas muito melhor localizada, já na própria cidade. O aeroporto é mais longe, tendo que pegar um ônibus que lhe deixa na Piazzale Roma, grande praça próxima à estação. A viagem de Roma de trem dura cerca de três horas. O avião para Paris foi 1h30. Pesquise os preços e a distância para os locais de onde você vai partir e para onde irá após Veneza, mas ambas as opções valem a pena.
Onde ficar em Veneza – O mais próximo possível da estação ou da Piazzale Roma. Andar em Veneza com mala não é nada legal, e se você ficar longe destes dois pontos, provavelmente terá muito trabalho para chegar ao hotel – ou então terá que deixar as malas na estação de trem, onde há um bagageiro pago, ou contratar os serviços de um carregador. Para evitar tudo isso, pesquise bem e veja se seu hotel fica bem pertinho da estação; além disso, pergunte durante a reserva “como chegar” além do endereço.
Onde comer em Veneza – Em qualquer lugar. Veneza é um espetáculo para comer. Para vocês terem uma ideia, a melhor pizza que comemos era uma fatia gigante de uma “padaria” em frente ao nosso hotel. Só 2 euros e um gosto sensacional. Pare em quantas sorveterias puder. E não deixe de comer nos restaurantes próximos à Ponte Rialto. São um pouco mais caros, mas as massas são deliciosas, a vista é muito bonita e o clima é bem legal.
Boa tarde, espero que você possa me ajudar. Estou indo para veneza dia 14/11, ficarei durante 5 dias, vou sair de roma de trem , gostaria de saber como faço para sair da estação de trem e chegar até o hotel. Irei ficar no hotel Scandinavia, tentei fazer um google maps, não é longe, mas é cheio de ruinhas estreitas.
Estou em Bruxelas e embarco amanha para lá, adorei as dicas… Bj
Que bom, Elis!! Depois volte para bos contar sua experiência. Vc vai amar!!!!!! Bjo
Muito legal, irei de Roma para Veneza de trem em fevereiro e com certeza irei me lembrar das dicas.
Que bom que você gostou das dicas, Helena 🙂 Veneza é encantador!! Você vai amar! Se precisar tirar alguma dúvida, volte aqui!
Olá A foto que vc postou como sendo Murano na verdade é Burano, certo? Eu pesquisei no google fotos de burano e esta foto apareceu. Eu estava pensando em ir para Burano justamente por causa desta foto mas pelo que vc diz acho que é a única coisa bonita na cidade. Afinal é Burano ou Murano?
Olá, Silvia. Obrigado pelo alerta e desculpe qualquer confusão. A foto coloridinha é Burano e já corrigimos a legenda dela. Lá é bonitinho. As casinhas coloridas, beirando um canal, mas não tem muito o que fazer. Bom para dar um breve passeio e fazer umas fotos.
Bom dia, Aline!
Ficou muito legal as mudanças do blog!!!
Vc indicaria o hotel que ficaram em Veneza?
Bjss
Obrigada, Débora! O hotel em Veneza foi simples, sem café, mas bem localizado pois ficava perto da estação de trem de onde chegamos é de fácil acesso para pegar o ônibus para o aeroporto quando fomos para Paris. Única coisa que não gostamos foi que o banheiro era compartilhado, mas ainda bem que era limpo. A maioria dos hotéis em Veneza são bem antigos, com mobílias antigas. Nós preferimos economizar em hotéis e gastar com compras, comida e passeios…
Veneza é lindo demais!!!