Curaçao: as praias mais bonitas da ilha

Kenepa Grandi Grote Knip curaçao

As praias de Curação são de tirar o fôlego! Elas têm tons de azul turquesa ou verde que são incríveis e a gente ficou impressionado de ver. A visibilidade da água, na maioria, é excelente para quem quer mergulhar de snorkel ou cilindro. Na ilha, há praias artificiais, ou seja, que foram um pouco modificadas pelo homem. Ela são próprias de hotéis ou clubes de praia, como no Seaquarium Beach e Jan Thiel, mas ainda assim são ótimas para curtir o dia. As naturais ficam em Westpunt, noroeste da ilha, e são as praias mais bonitas de Curação.

Grote Knip Kenepa Grandi

Há mais de 40 praias em Curação e nós conhecemos as mais visitadas pelos turistas. A maioria das praias são pagas. Mas não se assuste, pois o preço não é abusivo e há uma ótima infraestrutura em cada uma delas. As gratuitas, como Kenepa Chik e Kenepa Grandi, são lindíssimas mas não possuem estrutura com barracas ou restaurantes.

Vai viajar para Aruba também? Conheça aqui as praias mais famosas da ilha!

Melhor época para ir a Curação

Curaçao é a maior ilha caribenha entre as ilhas ABC (Aruba, Bonaire e Curaçao) e está fora da rota de furações, sendo um ótimo destino para ser visitado em qualquer época do ano. A temperatura média anual é de 27 a 32 graus e a água é uma delícia. Os meses mais secos, com menos chuva, vão de janeiro a setembro. Fomos no início de setembro e conseguimos dias de sol, sendo que em um dia ficou totalmente nublado e nos outros pegamos manhãs com nuvens e sol fraco, dias com sol forte desde cedo e outros em que ele só deu o ar da graça na parte da tarde. O interessante é que o tempo está nublado e do nada abre, mas pode ser que o sol não saia ou demore a sair como aconteceu conosco.

Port Marie Port mari Curaçao

Como chegar às praias em Curaçao

Em nossas pesquisas e conversas com amigos, todos recomendavam alugar carro, pois as melhores praias de Curação são bem longe, em Westpunt. Não é recomendável turista andar de ônibus pela ilha e, além disso, o transporte público não é eficiente. Como nos não dirigimos, não tivemos outra saída e fomos de táxi a todas as praias com dois motoristas indicados pelo hotel que ficamos, o Saint Tropez Curação (review aqui). Foi caro? Foi. Se você dirige, alugue um carro e tenha um bom mapa em mãos, pois ouvimos dizer que o GPS não funciona em certas partes da ilha, que não é muito bem sinalizada.

Antes da viagem não encontramos na internet empresas que fizessem transfer para as praias mais distantes e muito menos indicação de taxistas. Na ilha, comprovamos que realmente não tem esses serviços de transfer. Ficamos muito preocupados, a princípio, mas conseguimos conhecer as principais praias de Curação tranquilamente de táxi. Por este motivo, esperamos ajudar quem não dirige a viajar tranquilo. Os taxistas que vamos indicar abaixo são muito confiáveis e simpáticos. Caso não consiga contato com eles, não pegue táxi na rua, pois não é recomendável.

Preço de táxi para as praias de Curação

– Punda para Seaquarium Beach (Cabana Beach, Mambo Beach): distância de 10 Km de Punda – US$ 15 – Indicação de taxista confiável: Donald: donaldmartina@hotmail.com Contato: (599) 9667-5214

-Punda para Jan Thiel: distância de 15 Km – US$ 30 – Indicação de taxista confiável: Donald, cujo contato está acima.

– Punda para as praias de Westpunt por 3h30: distância de 45km – US$ 260.O Donald não pode nos levar e fomos com seu amigo Hubert: huberthart@hotmail.com. Contato: (599) 95400-094 e (599) 9663-5321.

Praias mais lindas em Curação: Kenepa Grandi e Port Marie, na nossa opinião. Klein Curação é uma ilha (foto abaixo), que conquistou demais o nosso coração, e está no topo das nossas praias prediletas.

Klein Curaçao

Roteiro das praias em Curação

Há várias praias e pontos de mergulho em Curaçao, mas nós fomos nas mais frequentadas. Veja o mapa abaixo para entender.

mapa curaçao

Westpunt:  conhecemos nesta ordem: Playa Kalki, Playa Forti, Kenepa Chiki, Kenepa Grandi, Lagun Beach (Todas no extremo oeste – 45km do Centro de Punda). Depois fomos conhecer Cas Abao e Port Marie (oeste e a 30km do centro de Pund). Perto de Port Marie há a Praia Daaibooi que é gratuita, mas não fomos.

Leste: Seaquarium Beach (Cabana Beach e Manbo Beach) que fica a 10km do centro e JanThiel que a cerca de 15km do Centro.

Fora de Curação: ilha Klein Curação (post completo aqui), que é o lugar que está no top 3 das nossas preferidas. Confira a seguir todas as praias que conhecemos!

Klein Curaçao: imagina o paraíso? Ele tem nome e sobrenome: Klein Curaçao – uma ilha que fica a 1h30 de barco de Curação. Nós nunca vimos, nem em revista com matérias sobre o Caribe, um mar tão azul. É tão lindo, mas tão lindo que parece mentira. Há quem diga que as nossas fotos da ilha podem estar com PhotoShop de tão perfeito que o mar é. Você olha para os lados e a impressão que dá é que a água está mais clara. Corre pra lá, olha para onde estava e a impressão é a mesma. Do lado das pedras, é ótimo para fazer snorkel. Vimos até tartarugas na beirinha, mas não conseguimos registrá-las. Há empresas que fazem este passeio, porém a mais famosa é a Mermaid Boat Trips que tem uma ótima estrutura na ilha e oferece café e almoço bem fartos. É um dia para esquecer que existe vida lá fora e curtir aquele mar calmo com temperatura bastante agradável. Klein Curação foi a praia mais bonita da nossa viagem.

Klein Curação

Klein Curaçao

Playa Kalki (Alice in Wonderland): Kalki significa calcário (corais do mar) e por isso, na praia não há areia, somente pedrinhas e seixos. Bem pequena, a Playa Kali fica em um dos extremos da ilha e tem acesso livre, por uma escada de pedra. Paramos apenas para conhecer e nos arrependemos depois de não ter feito snorkel, pois lá há muitos “locais escondidos” ou “labirintos” cheios de vida marinha. Por isso, ela é conhecida como “Alice no País das Maravilhas”. Há o charmoso bar “Kalki Beach Bar & Grill”, que é todo coloridinho e aberto ao público. Ele pertence ao hotel Kurá Hulanda Beach Lodge. Para quem quiser fazer mergulho de cilindro, há no local a empresa  Go West Diving.

Playa Kalki Curação

Playa Forti: praia pública com faixa de areia bem pequena e pouco frequentada por turistas. Paramos, pelo lado da estrada, apenas para fotos e não chegamos a reparar se há algum restaurante no local. Vimos muitos nativos e reparamos que a praia tem somente uma barraca de sape e areia bem escura.

Playa Kalki Curaçao

Kenepa Chiki: irmã mais nova da Kenepa Grandi, o que esta praia tem de pequena tem de bonita. Quando paramos para conhecê-la, o sol estava muito forte e foi perfeito para registrarmos os tons de azuis, perto dos costões rochosos. Ela é gratuita, possui árvores com sombra e umas duas barracas com mesa. Quem quiser passar um tempo la,o ideal é chegar bem cedo. Finais de semana costuma ficar cheio e os nativos são os que chegam primeiro para aproveitar a folga que têm, é claro. Em todas as praias de Westpunt há um aviso com diversas proibições como, por exemplo, cachorro e som alto. Porém em Kenepa Chiki encontramos dois cachorrinhos de divertindo e muitos nativos curtindo o domingão com som não muito alto.

Kenepa Chiki Curaçao

Kenepa Grandi ou Grote Knip: a praia mais bonita de Curação é gratuita! O visual lá do mirante é arrebatador e se jogar de lá de cima ser uma delícia – sim, vimos alguns nativos fazendo isto. Ao descer a escada de madeira, a sensação é de estar em uma verdadeira piscina natural. O azul é fenomenal quando o sol está forte. Na raso e, principalmente, perto das pedras há muitos peixes. Há umas oito palapas, mas muitas árvores com sombras. Nem chegamos a sentar na areia e fomos direto fazer snorkel. Ficamos uma hora dentro da água, que tem temperatura maravilhosa. Há um bar no local, mas não fomos. Ouvimos dizer que o filme “A Lagoa Azul” teve cenas gravadas em kenepa Grandi que é imperdível demais!

Kenepa Grandi Grote Knip Curaçao

Grote Knip kenepa Grandi Curaçao

Lagun Beach ou Playa Lagun: uma pequena praia gratuita,com águas tranquilas e uma boa pedida para ir com crianças. O visual dela, como um todo, não é muito atrativo lá de baixo. Na areia há tipo um mirante de madeira em que os banhistas podem colocar as cadeiras ali para pegar uma sombra. Passamos apenas para conhecer e não ficamos nela. Há cadeiras para alugar por US$2 e uma pousada com o restaurante Bahia Beach Bar, que tem uma vista bonita lá de cima, mas não subimos porque tem muitos lagartos e o Thiago tem pavor, como alguns já sabem rs.

Lagun Beach Curaçao

Kas Abou, Cas Abao ou Cas Abou: uma das maiores praias de Curação tem acesso pago e custa US$ 6 por carro com até 4 passageiros. Chegamos por volta de 12h e por ser domingo estava completamente lotada, inclusive as sombras debaixo das árvores. Alugamos apenas duas cadeiras, sendo US$ 3 cada. É um praia bem bonita, com palapas, serviços de massagem e manicure, banheiros, ducha (gratuito para quem aluga cadeira), aluguel de equipamento de snorkel e um restaurante que não fomos, mas ouvimos de mais de uma pessoa que o atendimento é demorado. A praia é considerada boa para snorkel, perto das rochas, mas não fizemos porque  o sol durou o tempo suficiente para fazer rápidas fotos e, por isso, o mar estava bem gelado e não tão claro como ouvimos dizer. Ficamos pouco e fomos para Port Marie.

Kas Abou Cas Abao Cas Abou Curaçao

Port Marie ou Porto Marie: adoramos demais esta praia e ficamos admirando por muito tempo a cor dá água! Ela é paga e custa US$ 2,50 por pessoa. O aluguel de cadeira também é pago e custa US$ 3,50 cada. Há quem diga que Cas Abao é mais bonita que Port Marie e vice versa. Na nossa opinião, no conjunto, Port Marie ganha de Cas Abao. A água é incrível com um feixe de azul claro ao fundo, perto da parte do azul escuro. O deck, que dá acesso ao mar, garante lindas fotos! Ao descer nele, perto das pedras há muuuitos peixes, mas muuuitos mesmo! Não é a toa que ela é a praia privada predileta dos mergulhadores. Na água, bem ao fundo, há um deck flutuante bem disputado. A praia tem um ótimo restaurante, banheiros, dive center e boas cadeiras para aluguel. Dizem que o pôr do sol em Por Marie é lindo, mas infelizmente fomos embora antes.

Seaquarium Beach ou Mambo Beach: tanto faz os nomes. Esta é uma praia próxima do centro de Curaçao e a extensão dela é bem badalada – inclusive ela é bastante frequentada por jovens, em especial os holandeses. No canto esquerdo fica o aquário, para quem quer nadar com golfinhos, mas nós já tínhamos feito em Miami e mudamos de opinião sobre esta atividade – então não fomos, mas parece ser bem legal pelo que falam. Tiramos apenas esta primeira foto abaixo, do lado de fora, e a cor da água é linda demais!! O que gostamos mesmo foram os clubes de praia, como o Mambo Beach, que é mais famoso e foi o que escolhemos ficar. Fomos durante a semana e chegamos às 10h para garantir uma cadeira, sem sombra, que custou US$ 3. O acesso ao Mambo Beach custou US$ 3,50. Quem quiser entrar na piscina, deve pagar US$ 10. A água da praia é muito boa e apesar da cor da água não ser tão clara, é bem bonita. Em torno do local, há restaurantes e várias lojinhas, como se fosse um mini shopping. Aos domingos rola festa e fica bem cheio, mas não fomos. Outro beach club que existe no local é o Cabana Beach.

Seaquarium Beach Curaçao

Mambo Beach Curaçao

Jan Thiel: a 15 Km do centro, esta praia é bastante badalada por jovens, em sua grande maioria holandeses. O acesso é pago e custa US$ 3,50. A estrutura é ótima, o clima é bem charmoso e o local tem excelentes opções para comer como os restaurantes Papagayo Beach (lindo demais com ótima opção de hospedagem) Zanzibar, Zest e Tinto (os três últimos são chamados de Culinay Beach). Chegamos em uma sexta às 10h e praticamente todas barracas e cadeiras estavam lotados. Ficamos na parte do Zanzibar e pagamos US$ 7 por uma espaço com sombra, sendo uma cadeira custa US$ 3.50. Fomos em um sábado e curtimos o Happy Hour no Zanzibar com DJ. É super animado! Assistimos o pôr dos sol em Jan Thiel duas vezes e foi perfeito demais!!Relato aqui dos lugares que comemos.

Dicas gerais:

1- Curação tem o tempo meio instável e as fotos com o mar azul Caribe só ficam bonitas com a presença do sol. A partir de de 15h, mais ou menos, o mar já não fica tão claro. Na ilha, costuma amanhecer nublado e do nada o sol abre forte. Porém, é sempre bom consultar a temperatura antes de sair do hotel. No nosso primeiro dia, o tempo ficou totalmente fechado, nos disseram que era normal e que o sol ia dar as caras, mas isso não aconteceu. Quando fomos ao Seaquarium Beach, o sol abriu fraco pela manhã e forte durante a tarde. No dia que fomos a Jan Thiel, o sol ia e voltava, mas às 14h abriu de vez. O passeio a Klein Curação foi o dia mais perfeito, ainda bem. Sol forte o dia todo. Já no dia que fomos às praias de WestPunt, ele estava fraco pela manhã, quando foi 12h as nuvens o encobriram e estávamos em Cas Abao. Fomos então para Port Marie e o sol ainda demorou uns 20 min pra abrir de vez, então fomos para água ver os peixes e só depois garantimos as fotos. O pôr do sol é por volta de 18h30.

2- Não esqueça de levar protetor solar e labial, pois apesar de ventar o sol queima bastante. Além disso, leve também sapatilhas apropriadas para entrar no mar. Na grande maioria das praias há muitas pedras na entrada que incomodam bastante.

3- Leve o mínimo de equipamento fotográfico possível e curta sua viagem, se possível, com uma GoPro e com a câmera do seu smartphone. Fizemos todas as nossas fotos assim e ficaram lindas, afinal o mar do Caribe ajuda e muito.

4 – As cadeiras ou barracas pagas nas praias são cobradas por uma pessoa que passa recolhendo o dinheiro e entregando um comprovante em papel. Não jogue fora até sair da praia, pois em caso de uma saída para o banheiro ou restaurante é ele quem comprova que você pagou para usufruir da cadeira/barraca. Deixe sempre um pertence, que não tenha muito valor, como canga, boné, ao sair de sua cadeira.

5- Chegue cedo nas praias, antes das 10h, e se quiser mais tranquilidade, evite finais de semana.

6- É bem comum pessoas levarem bolsa térmica para todas as praias e este gesto não é visto como vergonha. Principalmente se quiser passar o dia inteiro nas praias que não têm estrutura como kenepa Grandi e kenepa Chiki.

7 – Leve máscara de snorkel na mala. Sai muito mais em conta comprar do que alugar em vários lugares na ilha. Sem contar que você pode usar sua máscara em outras viagens.

8 – É bem comum as holandesas fazerem top less nas praias, tenham crianças ou não. Quem for com filhos, pode ser desconfortável em alguns momentos.

9 – Curação tem muitas iguanas e lagartos, bichos típicos por todo o Caribe. Para quem tem medo, como o Thiago, pode se surpreender com alguns. Nós não vimos porque evitamos ficar debaixo de árvores ou pedras, nas praias de WestPunt. Só em Klein Curaçao que encontramos um bem pequeno.

O que não fizemos em Curaçao:

– Snorkel em Caracas Bay para ver o naufrágio Tug Boat.

Mergulho de cilindro e Flyboard. No blog da Raquel, do Vamos Pra Onde, ela relata super bem essas duas atividades.

Não deixe de curtir essas praias que apresentam particularidades diferentes, mas são todas muitos bonitas! Curação é lindo demais e nós adoramos muito!

Anúncios
Sobre O Tour Nosso de Cada Dia (213 artigos)
Como bons jornalistas, gostamos de escrever. Aqui, vamos fazer uma espécie de bastidores das nossas viagens, expectativas, ansiedades, preparativos e muito mais. Esperamos dividir com você um pouquinho da nossa paixão (literalmente) por viagens.

25 comentários em Curaçao: as praias mais bonitas da ilha

1. Olá! Estou indo à Curaçao em abril com meu namorado passar uma semana e confesso que depois que li seu post, fiquei mais aliviada pois nem eu nem meu namorado dirigimos, então imaginamos que talvez fosse difícil se deslocar às praias mais difícil por conta da distância e mesmo tendo que pagar táxi, me dá mais tranquilidade saber que tem essa possibilidade.. Não é porque não dirijo que vou deixar de conhecer certas praias.. Só me tire uma dúvida, se não for inconveniente perguntar, quanto +/- vocês gastavam por dia contando comida, passeios e táxi? Obrigada desde já..

• Oi, Roberta! Fica tranquila que dá pra você conhecer sim, pegando um táxi de indicação do hotel de preferência. Nos outros posts que fizemos têm os valores que pagamos em comidas, taxis. Por dia certinho, não lembramos quando gastamos. Dá uma olhadinha e qualquer coisa, volte aqui pra tirar dúvidas!

2. Parabéns pelo post! Muito útil. Espero viajar para lá em breve.

• Obrigada, Klayton! Conte com nossas dicas, viu! Lá é lindo demais !

• Obrigada por me responder!! Uma última dúvida, você saberia me responder da possibilidade de alugar bikes? Pra mim seria uma ótima opção de locomoção e assim me faria gastar menos com táxi pra praia muito longe 🙂

• Oi, Roberta. Curaçao é pacato. Só em Punda que há movimento. Temos quase certeza que não há aluguel de bike não. De Punda, as praias mais perto de carro você gasta uns 10-15 min. Para as mais bonitas gasta 50, ou seja, inviável ir de bike até porque é estrada pura. 😉

3. Fabiana Lucatelli // 16/03/2015 às 10:54 // Responder

De onde parte o barco para a Klein Curaçao? Vocês compraram o ticket pelo site mesmo?

4. Nossa, e a cor do mar é hipnotizante né? Vou em Fevereiro agora, não vejo a hora 🙂

5. Míriam Lima // 14/11/2014 às 10:54 // Responder

Oi Aline, vcs gostaram mais de Aruba ou Curação? Vale a pena ficar mais dias em qual das duas ilhas? Obrigada! 🙂

• Oi, Míriam!Difícil pergunta, pois nós gostamos dos dois. Porém de uma forma geral, Curaçao é bem mais bonito e vale a pena ficar mais dias lá. Em breve faremos um post com dicas gerais dos dois destinos, mas já fizemos outros que estão publicados aqui no blog 😉

• Míriam Lima // 14/11/2014 às 13:43 //

Estarei esperando os próximos posts, muito obrigada pela atenção! 🙂

6. Estou com duas dúvidas. Quanto levar para as despesas do dia-a-dia? Alimentação, aluguel de espreguiçadeira, combustível, entrada das praias particulares? E vale mais a pena comprar as coisas para snorkel no Brasil ou lá?

• Oi, Vanessa. Preços de cadeiras e praias há neste post aqui. Sobre uma noção de comida, temos no post sobre onde comer em Curaçao. Além dele, há também o post de Klein Curaçao, ilha inperdível! Nós nem reparamos em aluguel de snorkel porque levamos o nosso. Mas achamos que compensa levar daqui. Combustível não sabemos porque não dirigimos, andamos apenas de táxi. Dê uma olhada em todos os posts pois colocamos uma estimativa de preços. Quanto levar de dinheiro é complicado estipular porque cada pessoa tem um estilo de gastar. Uns gostam de gastar muito, outros pouco. Mas os posta dão uma nocão. Qualquer dúvida, volte aqui.

7. Olá! Já conversamos um pouco via Instagram! O que gostaria de saber é o seguinte: para ir a Klein Curacao, é necessário reservar um dia todo? Ou uma tarde é suficiente? Quanto tempo dura o passeio?

Obrigada!!! Lindas fotos!

8. vontade gigante de ir pra lá… os hotéis são caros?

• Olá, Diego! Vá sim! Curação é lindo demais e as hospedagens não são caras. Há resorts em praias, ma estas não são tão atrativas como Palm Beach de Aruba, por exemplo, que concentra resorts. Há hospedagens boas como a que ficamos (relato em breve) com ótimos preços.

9. Eu já babei acompanhando a viagem de vocês pelo Instagram, mas depois desse post a minha vontade é de pegar o primeiro avião e ir correndo! Caramba! Demais!

10. O dia que eu tomar coragem, vou vir correndo ler todas as dicas! Fiquei babando nas fotos durante a viagem! Cada uma mais linda que a outra!

11. De mais Aline!!! Lindas fotos e uma matéria fantástica.
    Estou doida para voltar ao Caribe e Curaçao não pode ficar de fora. Faz tanto tempo que fomos a Curaçao e Aruba que suas dicas serão fundamentais! Bjsss

7 Trackbacks / Pingbacks

1. Dicas de Orlando: tudo para fazer uma boa viagem “pra Disney” | O tour nosso de cada dia
  2. Praias de Aruba: conheça as mais famosas da ilha | O tour nosso de cada dia
  3. Onde comer em Curaçao : veja os restaurantes mais conhecidos | O tour nosso de cada dia
  4. Onde ficar em Curaçao: Saint Tropez Apartament Suites | O tour nosso de cada dia
  5. Dicas de Aruba e Curaçao: tudo o que você precisa saber sobre as paradisíacas ilhas do Caribe | O tour nosso de cada dia
  6. Roteiro de 10 dias em Aruba e Curaçao | O tour nosso de cada dia
  7. Port Marie e Cas Abao: as praias privadas mais bonitas de Curaçao – Com os Erros Aprendi

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )