Dicas de St Maarten e St Martin: o que fazer na bela ilha dividida por França e Holanda

SXM Sint Martin

Saint Martin, ou Sint Maarten, não é um destino do Caribe tão conhecido entre os brasileiros quanto Aruba, Punta Cana, Cancun. No entanto, pode ser tão divertido quanto qualquer um deles. O país tem a fama por ter o aeroporto do ladinho da praia, onde os pousos se tornam atração para os turistas. Com ótima temperatura o ano todo, uma variedade de belas praias e excelentes preços para compras, a ilha, que pertence à França e Holanda, é um destino que pode surpreender muita gente. Nós visitamos, recomendamos e agora damos algumas dicas para vocês.

Conheça as praias mais bonitas de St Maarten e St Martin

Uma ilha, dois países – Saint Martin é o menor local dividido entre duas nações do mundo. É uma ilha 87 km², com cerca de 75 mil habitantes, que pertence a Holanda e França. E reflete muito bem as personalidades destes países. Agito no lado holandês, sofisticação do lado francês. Mas ambos possuem ótimas opções de hotéis, restaurantes e praias. Ah, e não é preciso fazer imigração de um lado para o outro, e eles têm nomes diferentes: Sint Maarten é o lado holandês, cujo capital é Philipsburg enquanto o lado francês chama-se Saint Martin e tem a capital Marigot.

Sint Maarten Maho Beach

Quando ir – De dezembro a maio o tempo é mais seco. Nesta época a ilha recebe muitos turistas, inclusive de cruzeiros. Fomos no final de novembro e a temperatura da água estava ótima. Em nossas pesquisas, lemos que furacões são raros, mas podem aparecer entre agosto e novembro. De abril a junho, a ilha ofrece bons preços e tempo bom.

mullet bay sint maarten

Moedas – O Dólar é aceito em toda a ilha, por conta do turismo. Também é possível utilizar o Euro, especialmente do lado francês. Aliás, lá, os preços são sempre exibidos em Euros, e é feita uma conversão para o Dólar em cada estabelecimento. No lado da Holanda, aceita-se ainda o Florín, comum às ilhas holandesas no Caribe. Porém não vale à pena fazer câmbio. O melhor é usar o dólar mesmo. Na imagem abaixo, a loja Penha que é famosa em Curaçao, mas também tem em Sint Maarten. É uma ótima opção para compra de cosméticos.

Penha sint maarten

Compras – Não há impostos no lado holandês, o que atrai compradores de todo o mundo. Jóias e bebidas são os principais destaques, com preços mais em conta do que no Brasil e em outros países. Também há algumas lojas de grifes eletrônicos, além de roupas, acessórios e cosméticos, mas nestas os valores não chegam a ser tão bons quanto nos outlets dos Estados Unidos, porém são bem mais em conta que os preços no Brasil.

sint maarten

Restaurantes – Do lado holandês, há mais bares e restaurantes “mais animados”. Em Philipsburg, há exemplos de várias culinárias do mundo, com restaurantes super variados. Pra quem se hospedar em Simpson Bay, pode desfrutar de restaurantes tailandês, argentino, grego etc. Nós gostamos muito do Barefoot, que fica na praia de Great Bay, bem no centro de Philipsburg, onde ficamos hospedados por dois dias. Em Maho, pelo que notamos, há opções melhores para comer à noite, mas não fomos a nenhum, pois estávamos hospedados no Sonesta (review aqui)que é sistema all-inclusive.

barefoot restaurant

Do lado francês, a sofisticação é que dá o tom. Na área chamada Grand Case, fica o polo gastronômico mais famoso do Caribe, com ótimas opções para comer. Marigot, capital do lado francês, também tem ótimos locais. Confira no TripAdvisor o Top Restaurantes da região. Gostamos muito do Chez Bruno’s, em Orient Bay, uma cabana bem roots de frente para a praia com ótimos drinks e comidas com um preço bom. O legal que lá toca reggae, músicas caribenhas e até mesmo lambada. Há um DJ que chama as pessoas para dançar e, nós, é claro, fomos lá mostrar o gingado brasileiro hahaha 😀 . Fomos também à pizzaria Le Calypso, em Anse Marcel e gostamos bastante. Evite sair tarde para jantar, pois os restaurantes fecham antes das 22h

Chez Pedro's Sint Maarten

Le Calypso Sint Maarten

Quanto levar – A média de gastos em Sint Maarten não é muito alta. Alimentação e táxi (preços fechados) não são caros. Nós não dirigimos, mas aconselhamos alugar um carro para rodar a ilha, ainda mais para quem for passar pouco tempo. Há um pouco de trânsito do lado holandês, mas até que flui bem. Para um casal, cerca de US$ 200 por dia é mais do que suficiente para comer bem e ir aos locais que você desejar. Se tiver tempo e gostar de jóias e bebidas, vale levar um dinheiro extra para fazer compras, porque os valores são muito bons. Na foto abaixo, o calçadão de Great Bay, onde há o cais em Philipsburg, lado holandês. Nesta área há Duty Free com muitas opções de bebidas.

Great Bay, Sint Maarten

Praia do Avião – Maho Beach é uma das praias mais famosas do mundo. Não por sua beleza, que também não é de se jogar fora, mas pela localização: bem à frente do Aeroporto Princesa Juliana. Lá, é possível ver, bem de pertinho, os aviões pousando na pista. Eles passam por cima da sua cabeça, fazem a areia voar e rendem excelentes fotos, e vídeos também. Ela fica do lado holandês, Sint Maarten. No Sunset Beach Bar, na praia, há o calendário com todos os horários de chegadas dos aviões. Confira abaixo um dos vídeos que fizemos!

Sunset Bar, Sint Maarten

Praias do lado holandês – Além de Maho Beach, Sint Maarten tem outras excelentes praias, como Mullet Bay, ao lado da “praia do avião”. Extensão de areia não muito grande, água clarinha e muita tranquilidade. Esta é a melhor da ilha – na nossa opinião. Great Bay Beach fica no cais, do lado holandês, onde muitos navios de cruzeiros chegam à ilha. Não fomos a Simpson Bay, mas também é bem conhecida. Na primeira foto, a praia de Mullet Bay. Na segunda imagem, Great Bay.

Mullet Bay

great bay sint maarten

Praias do lado francês – Do lado francês, Anse Marcel é a praia mais bonita, onde fica o resort RIU e são feitas atividades aquáticas super legais. Também tem um bar ótimo na praia e restaurantes na parte de trás. Orient Bay Beach é um outro ponto super legal, com várias cabanas/restaurantes em frente à praia. Mas a ilha tem dezenas de praias que podem ser exploradas. Em breve, faremos um post só com as melhores praias de Sint Maarten e Saint Martin. Confira abaixo as praias de Anse Marcel e Orient Bay, na sequência.

Anse marcel saint martin

orient bay

Passeios – A Bernard Tours é uma ótima opção para quem não dirige e quer passear tanto pelo lado holandês como pelo francês. Eles fazem um roteiro bem legal de van, com direito à duas paradas para banho (área do hotel Little Bay, lado holandês, e Orient Bay, no lado francês), mirantes e alimentação de iguanas. E a Blue Bubbles é a melhor escolha para atividades aquáticas, como mergulhos, barcos, jetskis, parasailing, etc. Agradecemos ao hotel Alicia’s Inn pelo passeios com as duas empresas acima.Em Marigot, lado francês, há o Forte St Louis, mas não deu tempo de visitarmos. A vista lá de cima, pelo que lemos, é bem bonita.

Bernard's Tour sint maarten

bernards tour sint maarten

Hospedagem – Nós ficamos em três hotéis: Alicia’s Inn, no centro de Philipsburg (lado holandês), Sonesta, em Maho Beach (também lado holandês) e o Marquis Boutique Hotel, em Anse Marcel, do lado francês. O primeiro é uma opção econômica e excelente para quem pretende fazer compras, o segundo é um all-inclusive de frente para a praia do avião, em uma ótima localização, e o terceiro fica mais isolado, para quem busca tranquilidade. Em breve, faremos review de todos. Na foto abaixo, vista do nosso quarto do Sonesta Maho.

SOnesta Maho Beach Sint Maarten

Onde ficar – Isso depende do seu estilo. Em busca de agito, lado holandês. Em busca de tranquilidade, francês. Para quem dirige, é super fácil deslocar-se entre os locais. Se você, como nós, não tiver carteira de habilitação, talvez valha ficar alguns dias de um lado e depois no outro. As melhores áreas do lado holandês são Philipsburg (Backstreet/Frontstreet e também Simpson Bay) e Maho. No francês, a capital Marigot é um bom lugar para se deslocar aos outros pontos do lado francês e para também ter fácil acesso ao holandês . Apesar de ser mais isolado, Anse Marcel é uma excelente opção para quem busca tranquilidade e gosta de áreas verde. Abaixo, a vista do Marquis Boutique Hotel.

anse marcel

Ir para outras ilhas – De barco ou de avião, é possível ir para Saint Barth e Anguilla, as ilhas mais próximas. Há como fazer bate e volta para as ilhas ou passar mais dias, como fizemos. Em breve, no roteiro completo das 3 ilhas, iremos descrever nossos deslocamentos. Vale lembrar que é necessário levar seu passaporte, mesmo que seja para um bate e volta em Saint Barth ou Anguilla. Confira abaixo algumas empresas privadas que pesquisamos.

– Para Saint Barth de avião: St Barth Commuter e Winair.

– Para Saint Barth de barco: Great Bay Express(Philipsburg, lado holandês) e Voyager ( sai de Marigot e Oyster Pond, lado francês, dependendo do dia da semana)

– Para Anguilla de avião: Anguilla Air Services

– Para Anguilla de barco: Funtime, Calypso Charters, GB Express

– Para Anguilla de ferry: saída do píer de Marigot (lado francês) a cada 45 minutos. Custa em média US$ 30 dólares e é a opção mais em conta.

Como ir do Brasil – A Copa tem vôos para Sint Maarten saindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre e Recife com conexão no Panamá. Do Rio de Janeiro, fomos em um vôo que fez uma conexão de apenas 40 minutos. De lá saímos direto para a parte holandesa da ilha, no aeroporto internacional Princess Juliana. São aproximadamente 10 horas de vôo, saindo do Rio de Janeiro. Há voos também de Miami, Nova Iorque, Charlotte e Washington. Porém, é bom lembrar que, saindo desses lugares, é necessário o visto americano. Para a permanência de até 90 dias em Sint Maarten não é necessário visto.

Vacina da Febre Amarela – em vários sites, lemos que era necessária a vacina da febre amarela para viagem direta ou com conexão em Caracas, Lima, Bogotá, Panamá, Aruba, Curacão, Barbados Sint Maarten entre outros. Porém não encontramos relatos atuais de que a imigração exigisse o comprovante da vacina. Nós esquecemos de tomar quando fomos a Aruba e Curaçao e para Sint Maarten idem – vacilo nosso, pois é melhor prevenir do que remediar. Embora muito receosos, ninguém pediu comprovação alguma, mas já vamos tomar logo de vez e nos imunizar por 10 anos, validade da vacina. Vale lembrar que ela só tem validade após 10 dias que você tomar, ou seja, não adianta tomar na véspera da viagem, pois no cartão de vacinação virá a data. Confira o site da ANVISA, sobre a saúde do viajante, e coloque sua vacina em dia. Esta já é uma das nossas primeiras prioridades neste início de 2015.

Tem dúvidas sobre Sint Maarten? Deixe-nos um comentário!

Aguarde o próximo post! Até breve!

Anúncios
Sobre O Tour Nosso de Cada Dia (214 artigos)
Como bons jornalistas, gostamos de escrever. Aqui, vamos fazer uma espécie de bastidores das nossas viagens, expectativas, ansiedades, preparativos e muito mais. Esperamos dividir com você um pouquinho da nossa paixão (literalmente) por viagens.

8 comentários em Dicas de St Maarten e St Martin: o que fazer na bela ilha dividida por França e Holanda

  1. Laura Vieira de Rezende // 29/10/2015 às 19:34 // Responder

    Olá! Primeiramente quero elogiar o blog, que muito está nos ajudando a planejar nossa viagem para esse paraíso. Gostaria, se for possível, que nos informe como ir de ferry de St. Martin para Anguilla (preço e empresa que presta o serviço). Será que é necessário reservar com antecedência ou é possível comprar na véspera (iremos no início de dezembro). Agradeço pela atenção e novamente parabenizo pelas informações.
    Atenciosamente,
    Laura e Luísa Rezende

    • Olá, Laura e Luísa. Que bom que o nsso blog está ajudando vocês! Neste mesmo post tem o tópico “Ir para outras Ilhas” e tem a relação das empresas para chegar a Anguilla. Acho que comprar de véspera é tranquilo, mas na dúvida, melhor comprar antes assim que chegar a St Maarten. Qualquer outra dúvida, só voltar aqui 😉

  2. Parabéns pelo site! Gosto muito das dicas de vcs, foram muito úteis para minha viagem à Curaçao ano passado.. agora vim aqui pesquisar outros lugares do Caribe para esse ano e amei as dicas de St. Martin! Gostaria de saber se vcs vão falar sobre o outro hotel (Alicia’s Inn) em um post específico, pois foi o que mais me interessou pelo preço! Obrigada pela ajuda!

    • Oi, Carol! Que bom que você curte nossas dicas!! Curaçao é demais!! Esse post não saiu ainda porque até hoje estamos esperando um material de divulgação que eles fizeram conosco e íamos colocar aqui, mas pelo visto não vão mandar. Lá é bem localizado. Fica no centro de Philipisburg, perto de uma praia que não é tão famosa, mas da pra curtir. Tem alguns lugares bons pra comer perto, muitas lojas pra comprar mas fica distante da praia do avião e de Mullet Bay, que fica pertinho da praia do avião e dá pra ir a pé. O hotel é simples . Só pra quem quer dormir mesmo. Mas é limpo, tem bom atendimento. Só não gostamos muito dos travesseiros e colchão da cama e que também não tem café da manhã. Se sua opção é economizar e entrar só para dormir, é uma boa pedida. Se precisar de mais dicas, volte aqui!

  3. Singra Abreu // 18/06/2015 às 16:54 // Responder

    Excelente post!
    Adoro este blog…Parabéns! 🙂

  4. Olá Aline! Excelente post!!! Já vi que não vou ter nenhuma dificuldade em planejar nossa viagem!
    Em breve dou notícias do nosso planejamento. Já vou começar a organizar.
    Agradeço muito pelas dicas!!!

4 Trackbacks / Pingbacks

  1. As praias mais bonitas em Sint Maarten e Saint Martin | O tour nosso de cada dia
  2. Onde ficar em St Maarten: Sonesta Maho Beach Resort | O tour nosso de cada dia
  3. Onde ficar em St Martin: Marquis Boutique Hotel | O tour nosso de cada dia
  4. Dicas de Anguilla: conheça este pedaço do paraíso no Caribe | O tour nosso de cada dia

Ficou com alguma dúvida ou quer elogiar? Deixe-nos um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: