Rio 2016: Carta aberta aos Deuses do Olimpo

maracanã na olimpiadas rio 2016

As Olimpíadas Rio 2016 foram na nossa casa, Rio de Janeiro. Como apaixonados por esportes, acabamos “viajando” em nossa própria cidade. Fizemos um mega investimento e compramos 26 tickets que incluíam abertura, competições e encerramento. Sim, e todos inteira, nada de meia entrada rs.

Estávamos prestes a completar 1 mês de namoro, em outubro de 2009, quando foi anunciado que receberíamos os jogos olímpicos em nossa cidade. Tínhamos certeza que iríamos estar juntos e, assim, estivemos. Curtimos demais, e vocês acompanharam em nossas redes sociais.

Abaixo, um belo texto que o Thiago escreveu hoje de manhã, um dia após o encerramento. Que venham as Paralimpíadas em setembro! Que venha Tóquio! Faltam 1430 dias e a gente já quer se planejar para ir. 🙂

olimpiadas rio 2026 copacabana

̶ ̶P̶r̶e̶z̶a̶d̶o̶s̶, não, muito formal.
̶C̶a̶r̶o̶s̶, não, muito e-mail de trabalho.
̶S̶e̶n̶h̶o̶r̶e̶s̶, não, aí fica simples, sem alma.

Vai no carioquês mesmo: E aí, beleza?

Ó, Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dionísio (Não, Kratos não), o papo é com vocês hoje.

Perdão se parece desrespeitoso chamar vocês de “vocês”, mas carioca trata qualquer um de igual pra igual — até os Deuses. Mas não é para faltar com respeito e sim para acolher, aproximar. Tamo junto, mermão.

Desde pequeno admiro a sua mitologia, sonho em ir à Grécia e sou o maior fã destes tais Jogos que você e seu filho Hércules criaram, Zeus. Mas eu sempre assisti a tudo só pela televisão. Até que naquele inesquecível 2 de outubro de 2009, o Rio foi anunciado como sede das Olimpíadas de 2016.

Maravilhosa e Olímpica, sugeri eu como manchete do Jornal dos Sports, em que eu trabalhava na época. Mandei bem, né, Atena?

olimpiadas rio 2016 abertura

Naquele dia, agradeci ao Deus que a gente clama tanto aqui no Brasil, mas também a cada um de vocês. Especialmente ao Dionísio, que já deveria até estar tomando uns vinhozinhos prevendo a festa por aqui. Mas agora pode falar: caipirinha é muito melhor, né não? E as mulatas? O samba?

Hoje, 22 de agosto de 2016, é o dia de uma das melhores ressacas da minha vida. Os últimos 19 dias foram de momentos inesquecíveis. Fui a pelo menos uma partida em cada dia da Rio 2016. Foram 21 sessões, do dia 3 ao dia 21. Menos do que eu queria, mais do que eu imaginava.

Vi futebol, tênis, vôlei, vôlei de praia, atletismo, polo aquático, ginástica, basquete, hóquei sobre a grama… Tudo isso na minha cidade. Vi o ouro inédito do futebol e as Cerimônias de Abertura e Encerramento no meu quintal de casa como gosto de chamar o Maracanã.

olimpiadas rio 2016 maracana

O seu fogo, Apolo, estava queimando numa pira do lado da minha casa até ontem. Tu tem noção do que é isso, cara?

E graças a todos vocês, vi os nossos semideuses fazerem história.

Bolt correu como Hermes. Michael Phelps nadou como Poseidon. Neymar jogou com a garra de Ares, festejou como Dionísio. Protegida por Artemis, Simone Biles combinou a beleza de Afrodite e a sabedoria de Artena. Sem falar em Carmelo Anthony, Serginho, Isaquias… Que Olimpíada!

olimpiadas rio 2016 parque olimpico

Tudo isso em meio a previsões caóticas de dar medo até a você, Hades, deus do sub-mundo. Mas graças a Zeus, nada se confirmou.

Aliás, desculpem os humanos. Jesus já dizia: eles não sabem o que fazemHumildemente, faço o mesmo aqui: peço que perdoem quem diminuiu a importância dos seus Jogos e ousou torcer para que algo desse errado. Mas é claro que vocês não iriam deixar.

Por isso, e por tudo o que vivi nos últimos 19 dias, meu “muito obrigado”. Zeus, você demorou 120 anos pra mandar seu Raio pro Rio de Janeiro, mas valeu cada segundo de espera.

Muito obrigado por me fazer ter ainda mais orgulho da minha cidade;
Muito obrigado por me fazer acreditar mais ainda no esporte;
Muito obrigado por me fazer curtir isso com minha esposa e minha mãe;
Muito obrigado por me fazer valorizar ainda mais amigos e família;
Muito obrigado por me fazer perceber o quanto nossos sonhos são possíveis.

olimpiadas rio 2016

O esporte me proporcionou muitos momentos inesquecíveis in loco: final de Copa do Mundo, Opening Night e jogos da NBA em cinco arenas, jogo de NFL, UFC no Rio, em Curitiba e em Vegas, vitória do Brasil sobre a geração dourada da Argentina no basquete na casa deles, final de Copa das Confederações…

Mas nada igual ao que vivi nos últimos 19 dias. Papo reto!

Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon e Zeus, agradeçam a seu pai, Cronos, por mim. Digam que entendo que o tempo é complicado e que tudo sempre irá acabar, mas se for bom será inesquecível e viverá para sempre na memória.

E este período não poderia terminar de outro jeito que não um Carnaval na Cerimônia de Encerramento.

Afinal, o Rio de Janeiro sambou.

encerramento olimpiadas rio 2016 maracana

Thiago Barros

Gostamos muito desse texto do Rica Perrone e recomendamos a leitura: http://www.ricaperrone.com.br/fim-rio2016/

olimpiadas rio 2016 parque olimpico

Anúncios
Sobre O Tour Nosso de Cada Dia (214 artigos)
Como bons jornalistas, gostamos de escrever. Aqui, vamos fazer uma espécie de bastidores das nossas viagens, expectativas, ansiedades, preparativos e muito mais. Esperamos dividir com você um pouquinho da nossa paixão (literalmente) por viagens.

6 comentários em Rio 2016: Carta aberta aos Deuses do Olimpo

  1. Adorei o texto!!!
    Se eu estava animada acompanhando tudo do sofá daqui de casa, o que dizer de vocês?
    A festa foi linda; o Brasil mostrou para o mundo (mais uma vez) que sabemos fazer uma farra como ninguém e que também somos capazes de receber o mundo em grandes eventos.
    Parabéns cariocas, parabéns brasileiros!

  2. Excelente texto! Uauu

  3. Aiiiinnn, foi lindo acompanhar tudo por vcs!!! Cada foto linda, relato emocionante e a conertura do Snap foi mara!!!!!!! Beijoaaa

Ficou com alguma dúvida ou quer elogiar? Deixe-nos um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: