Tour pelo Bairro Gótico em Barcelona

bairro gotico barcelona dicas

O Bairro Gótico em Barcelona é um lugar repleto de história. Ele fica na Cidade Velha, no coração da cidade catalã, tem mais de dois mil anos e foi fundado pelos romanos. E no nosso roteiro de 2 dias em Barcelona não poderíamos deixar de desvendar as vielas estreitas e os labirintos do Bairro Gótico. Só que sozinhos seria apenas um passeio, mas com uma guia brasileira em Barcelona o tour a pé pelo Bairro Gótico foi uma verdadeira aula ao vivo de história.

bairro gotico barcelona dicas

Guia turística brasileira em Barcelona

A Cris é guia de turismo em Barcelona e, além disso, ela tem um blog maravilhoso: o Sol de Barcelona. Ela é formada em História e mora na cidade desde 2009. Não tinha como fazer esse tour com uma pessoa melhor. Ela é EX-CE-LEN-TE, muito gentil e nos fez sentir no passado, contextualixando fatos históricos e nos apresentando uma Barcelona medieval, romana e judaica que jamais tínhamos conhecimento, em meio a igrejas centenárias, vielas, ruínas romanas e muito mais.

bairro gotico barcelona dicas

Sério, gente! Que tour imperdível! A Cris leva um tablet, com fotos antigas da cidade, para mostrar como era antes e como está hoje, durante o passeio que dura cerca de 3 horas. Assim a gente conseguia ter a dimensão de toda a história do incrível Bairro Gótico. Abaixo selecionamos alguns principais pontos que visitamos. Confira!

bairro gotico barcelona dicas

bairro gotico barcelona dicas

Encontramos a Cris na famosa Las Ramblas, rua ícone e movimentada de Barcelona que dá acesso ao Bairro Gótico. Há vários pontos de onde o tour pode ser feito e nós começamos perto desta linda imagem em azulejos que já nos deu ideia de como eram as muralhas medievais que cercavam a região quando Barcelona ainda pertencia ao Império Romano.

bairro gotico barcelona dicas

Plaza Nova e Catedral de Barcelona

Bem aqui na Plaza Nova já pudemos ver vestígios da muralha romana, do século IV d.c. Bem pertinho tem a linda Catedral de Barcelona que é todo no estilo gótico e dedicada à Santa Eulália e à Santa Cruz. Ela levou 150 anos para ser construída e a sua visita é gratuita em alguns horários. Bem perto conhecemos toda a história triste na rua em que a mártire e padroeria da cidade morreu.

bairro gotico barcelona dicas

bairro gotico barcelona dicas

Plaza de Sant Felip Neri

A Cris nos levou nesta praça linda, mas que tem uma história bem triste. Durante a Guerra Civil Espanhola em 1938 a cidade de Barcelona foi bombardeada matando 42 pessoas, sendo 20 crianças que estavam abrigadas dentro da igreja de Sant Felip Neri. O mais triste ainda é que as marcas das bombas ainda estão nas paredes do orfanato e da igreja.

bairro gotico barcelona dicas

Carrer del Bisbe

Essa era a principal rua de Barcelona durante o período romano. Bem ali há um local que os turistas adoram fotografar: a Pont del Bisbe (Ponte do Bispo) que é uma linda ponte em forma de arco. O curioso que ela foi instalada no local na década de 20, após a revitalização da área.  O local tem artistas de rua cantando e tocando instrumentos, além de outros lugares estratégicos onde a acústica é ótima, deixando o Bairro Gótico ainda mais interessante de se explorar.

bairro gotico barcelona dicas

bairro gotico barcelona dicas

Templo Romano de Augusto

Esse foi um dos lugares que mais gostamos. Depois de percorrer muitas vielas, eis que a Cris entra consoco num lugar super discreto que jamais pensaríamos ser tão imponente. Temos certeza que sozinhos não íamos nem imaginar que bem ali estava um templo construído em homenagem ao imperador Cesar Augusto, do final do século I a.c. Sentados bem de frente aos vestígios tivemos uma verdadeira aula com a Cris mostrando pelo tablet referências históricas de como era no passado.

bairro gotico barcelona dicas

Plaça del Rei

Na metade do tour, paramos nesta linda praça e sentamos para ouvir da Cris sobre Barcelona quando foi residência temporária da Família Real. Aproveitamos para bater um papo sobre a história da Catalunha e saímos MARAVILHADOS em como as explicações dela fazem sentido no atual cenário de luta pela independência.

bairro gotico barcelona dicas

Bairro Judeu

Dali seguimos para o bairro judeu El Call e foi muito curioso ouvir da Cris sobre o legado deles na região. Aproveitamos para tomar um sorverte na Gelaaati Di Marco e adoramos. Delicioooooso!! Lá tem até sorvete de açaí!

bairro gotico barcelona dicas

Plaça de Sant Jaime

Quase no fim do tour paramos na Praça de Sant Jaume onde ficam as sedes da Prefeitura da Cidade e o Governo da Catalunha. O local é conhecido como Praça da Constituição e onde ocorrem os protestos e manifestações em favor da democracia e da luta da Catalunha pela independência. Não sei se vocês já viram aquelas pirâmedes humanas. É bem aí que a tradição ocorre.

dicas bairro gótico barcelona

Plaça Reial

E o nosso tour terminou na plaça Reial, local onde há a primeira obra feita por Gaudi (foto abaixo) assim que ele se formou em arquitetura. Para quem curte barzinho lá é um point bem legal! Só não ficamos porque precisávamos descansar para seguir viagem bem cedo no dia seguinte.

dicas bairro gótico barcelona

Sobre a Cris, guia brasileira em Barcelona

Gente, em Barcelona se respira arte e história. Vale MUITO investir em um tour com a Cris. Ela é tão incrível que durante o passeio passamos por uma loja em que avistamos uns bonequinhos e eu não entendi o porquê de todos serem iguais. E ela nos contou sobre eles a suas tradições na Catalunha. Não vou dar spoiler pra quando você fizer o tour se surpreender com isso e muito mais curiosidades interessantíssimas.

guia brasileira em barcelona

A Cris oferece o tour “Gaudi e o Modernismo”, que não fizemos desta vez, infelizmente, mas vale demais porque Barcelona respira Gaudi, né gente?! E se você gosta de bike tem tour de bicicleta, ou se vai viajar com crianças ela oferece um tour especial focado para os pequenos. Até um tour de Tapas por Barcelona você pode fazer com a Cris, essa brasileira gente boa demais e que domina muito sobre essa cidade linda! Além disso, ela ainda faz roteiros personalizados por Barcelona e vende ingressos com descontos para várias atrações de Barcelona.

guia brasileira em barcelona

Vamos deixar aqui de novo o site da Cris para vocês conferirem muuuitas dicas de Barcelona e todos os serviços que ela oferece.

http://www.soldebarcelona.es/

Instagram: @soldebarcelonablog

Aproveitamos para agradecer à Cris por esta oportunidade imperdível de conhecer, sob suas excelentes explicações, onde Barcelona nasceu – o Bairro Gótico. Recomendamos de olhos fechados todos os serviços dela e esperamos encontrá-la em uma próxima oportunidade. =)

bairro gotico barcelona dicas

Lá no nosso Instagram você pode conferir nos destaques dos stories como foi nosso tour pelo Bairro Góticohttps://www.instagram.com/otournossodecadadia/ 

 

Ficou com alguma dúvida ou quer elogiar? Deixe-nos um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: