Presidente Figueiredo: grutas, cachoeiras e passeio imperdível

cachoeira de iracema presidente figueiredo

As cachoeiras de Presidente Figueiredo  são imperdíveis e um espetáculo à parte para quem vai viajar para Manaus. A “Terra das Cachoeiras“, como é conhecida, fica bem pertinho: apenas 107km de Manaus. Além de mais de 100 cachoeiras catalogadas, você ainda pode visitar grutas, cavernas e corredeiras. Nós tínhamos um roteiro de 2 dias em Manaus e decidimos fazer um passeio para Presidente Figueiredo com a Iguana Turismo. A cidade é considerada um dos principais destinos de ecoturismo de aventura da região.

gruta da judeia presidente figueiredo

1 dia em Manaus? Faça um passeio de barco e conheça o encontro das águas, boto e uma aldeia indígena

Como chegar a Presidente Figueiredo

A BR-174 corta a Selva Amazônica e interliga não só Presidente Figueiredo à Manaus como também Boa Vista e a fronteira com a Venezuela. Ela é a principal via de acesso da cidade, que tem cerca de 33 mil habitantes, e vem ganhado força com o turismo.

Saímos em uma van da Iguana Turismo por volta de 8h da manhã, totalizando 13 pessoas com o guia Marcelo. Percorremos a estrada, que por sinal é muito sinalizada e asfaltada, e contemplamos paisagens lindas pelo caminho ao longo das 2 horas de viagem.

índio presidente figueiredo

Na viagem para Presidente Figueiredo nós fizemos o seguinte roteiro abaixo:

Caverna do Maroga 

A Caverna do Maroaga e Gruta da Judéia foram os passeios mais bonitos do dia em Presidente Figueiredo, na nossa opinião. Por ser área de preservação ambiental, a secretaria de turismo exige que a visitação seja com um guia credenciado. Como fomos com a Iguana Turismo não precisamos agendar nem pagar o guia local, pois já estava incluso no nosso passeio.

trilha presidente figueiredo

A caminho da primeira parada (Caverna do Maroaga), andamos em meio a uma vegetação incrível! O guia Marcelo foi nos mostrando plantações de açaí, cipó de Ambé (usado pelos índios para fazer instrumentos) e até folhas medicinais. Eu, Aline, provei um pedaço de folha de Aningá, que tem um gosto amargo e ajuda no tratamento da Malária.

trilha presidente figueiredo

Guia Marcelo – Iguana Tour

A trilha para a Caverna do Maroga dura cerca de 30 minutos e é considerada leve. Tinha até casal com criança de colo e o guia ajudava-os em diversos momentos. De repente, avistamos uma queda com a caverna ao fundo. Entrar nela é uma experiência incrível!

CAVERNA DO MAROAGA presidente figueiredo

Antes de entrar na Caverna do Maroaga, o guia local informa que aqueles que forem claustrofóbicos melhor evitar. Percorremos o interior, até o limite permitido, e a escuridão é total. O guia, é claro, vai com uma lanterna. Ele nos mostrou aranhas que não atacam, além de muito morcegos que também não atacam. O curioso é que a gente caminha nas águas com areia, pois milênios aquilo ali era tudo mar.

CAVERNA DO MAROAGA presidente figueiredo

CAVERNA DO MAROAGA presidente figueiredo

Gruta da Judéia

Saindo da Caverna do Maroga seguimos em direção à incrível Gruta da Judéia. Gente do céu!! QUE coisa mais linda!! Eu nunca vou me esquecer daquele visual! Foi um encerramento de ano perfeito (fomos no dia 30/12/18).

gruta da judeia presidente figueiredo

Caminhamos também por cerca de 20 minutos, mas dessa vez boa parte com água batendo na canela. Por isso é bom ir de chinelo ou sapatilha apropriada. Quando eu avistei aquela queda d’água com a piscininha que ela forma eu fiquei doida rs. Queria me jogar ali! E fui a primeira hahaha. Que água deliciosa! Lava a alma de verdade, minha gente!

gruta da judeia presidente figueiredo

Embora a melhor época para visitar Presidente Figueiredo seja entre fevereiro a junho (período de cheia), nós fomos em um período de chuva constante e nem tão de seca (dezembro). Demos sorte! Pegamos um dia lindo em que o sol deixa a água com esse tom lindo que vocês estão vendo nas fotos!

gruta da judeia presidente figueiredo

Corredeira do Urubuí

Nossa parada para almoço foi em um restaurante quase em frente à corredeira do Urubuí. A água é bem escura e o local estava lotado por ser véspera de véspera de ano novo, mas também por ser uma área de fácil acesso. Não entramos mas nos divertimos vendo os moradores locais se refrescando ao descer a corredeira abaixo.

Corredeira do Urubuí presidente figueiredo

Cachoeira de Iracema

O último ponto do passeio foi na Cachoeira de Iracema, um das mais visitadas pelos turistas e manauaras. Ela fica no complexo do Hotel Iracema Falls e o acesso é R$ 10. No entanto, não precisamos pagar pois já estava incluso no passeio com a Iguana Turismo.

cachoeira iracema presidente figueiredo

cachoeira iracema presidente figueiredo

A trilha é bem rápida e de fácil acesso. Chegamos lá por volta de 15h e estava bem cheio. Ela é muito bonita e a queda impressionante. Fomos lá embaixo e é renovador sentir a queda d’água geladinha caindo sobre sua cabeça e corpo. Para quem sabe nadar ela tem boa profundidade.

melhor iracema presidente figueiredo

O que achamos do passeio de 1 dia para Presidente Figueiredo

Para quem tem pouco tempo em Manaus, o passeio bate e volta para Presidente Figueiredo já mostra como a cidade abriga paisagens fantásticas. Nós gostamos muito e ficamos com vontade de fazer o outro passeio da Iguana Tour que contempla outras cachoeiras. Mas, se assim como nós, seu roteiro em Manaus estiver apertado faça, vai por mim e fecha o passeio que contempla essas cachoeiras que citamos acima. A Gruta da Judeia é algo inesquecível! A Caverna do Maroga é uma experiência muito legal. E a cachoeira de Iracema é uma das mais bonitas da região. Para nós as melhores cachoeiras de Presidente Figueiredo foram essas.

A experiência de andar pela Floresta Amazônica foi ímpar. Ouvir sons de pássaros e respirar com tanto ser vivo é um momento único, pode ter certeza. Este foi o segundo passeio que fizemos com a Iguana Turismo (outro aqui) e a empresa só reforça porque é líder no mercado há tanto tempo.

O tratamento do Wilson é ótimo desde o momento que você entra em contato com ele. A Van é nova, o  motorista não permite que nenhum passageiro ande sem cinto de segurança e o guia Marcelo foi sensacional. Tem nos destaques  dos stories do nosso Instagram tudo isso que relatamos para vocês verem em formato de vídeo e já se animarem para fazer este passeio! Vale muito à pena, pessoal! Façam e depois me digam aqui se eu não tinha razão. 😉

Confira aqui todos os passeios da Iguana Turismo e abaixo todos os canais da agência.

Sobre a Iguana Turismo 

Endereço: Rua Dez de Julho, nº 663, Térreo, Manaus-AM

Telefone: (+55 92) 99105-5659
(+55 92 )3633-6505

Valor do passeio: R$ 220 (valor praticado em dezembro/18)

Instagram Iguana Turismo: https://www.instagram.com/iguanatour

Facebook Iguana Turismo: https://www.facebook.com/iguanaturismo

Avaliações Tripadvisor Iguana Turismo: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303235-d1628804-Reviews-Iguana_Turismo-Manaus_Amazon_River_State_of_Amazonas.html 

Vai para Manaus ?

Você pode fazer sua reserva pelo Booking, sem custos adicionais diretamente aqui no nosso blog. O preço da tarifa não muda e nós ganharemos uma pequena comissão com a sua reserva. Por isso, se você, leitor, gostou deste post e curte as nossas dicas e roteiros aqui no blog, ao realizar uma reserva neste link, você estará nos ajudando a manter o blog no ar! 🙂

Um comentário em “Presidente Figueiredo: grutas, cachoeiras e passeio imperdível

  1. Pingback: Passeio de barco em Manaus: encontro das águas, boto e aldeia indígena – O Tour Nosso De Cada Dia

Ficou com alguma dúvida ou quer elogiar? Deixe-nos um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: