Roteiro de 3 dias no Deserto do Saara

O nosso roteiro para o Deserto do Saara foi a melhor parte da viagem ao Marrocos. Como estávamos na cidade medieval de Fez, procuramos por uma empresa que fizesse um tour de 3 dias pelo deserto com o roteiro de Fez até Marrakech incluindo, é claro, a experiência de dormir uma noite no deserto do Saara.

Achamos a Siroco Tours muito bem avaliada no Tripadvisor e não tivemos dúvida em fechar depois do excelente atendimento da Alessandra, dona da empresa. Confira abaixo com foi a nossa viagem ao Deserto do Saara a bordo de uma 4×4 e com guia que fala português!

Onde fica o Deserto do Saara

Deserto do Saara é o mais quente deserto do mundo e o terceiro maior após a Antártida e o Ártico. Ele está localizado no norte da África e abrange além do Marrocos os seguintes países: Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Níger, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia. As chuvas são extremamente raras e as temperaturas podem chegar a 50º C durante o dia e –5º C à noite. Fomos no início de setembro e pegamos calor, mas nada absurdo. A temperatura no deserto do Saara estava por volta de 32 graus.

Merzouga é considerada a porta de entrada dos tours ao deserto do Saara.  É um local com várias pequenas cidades. Já a região de Erg Chebbi é onde ficam as dunas alaranjadas que a gente vê nas famosas fotos quando se fala de deserto do Saara.

Conheça aqui a medina imperial mais antiga do Marrocos onde foi gravada a novela O Clone!

dunas de erg chebbi dicas

Roteiro de 3 dias no Deserto do Saara
Dia 1: Fez, Ifrane, Floresta dos Cedros, Vale do Ziz, Er Rachidia e chegada a Erg Chebbi para dormir no deserto
  • Ifrane

Saímos da cidade Fez às 9h da manhã e chegamos nas dunas de Erg Chebbi por volta de 17:30.  A primeira cidade que passamos foi Ifrane, conhecida como a Suiça Marroquina, na região do Médio Atlas. A arquitetura das casinhas lembra a cidade européia e lá tem até estações de esqui devido às baixas temperaturas. Paramos apenas para tirar uma foto no “Leão do Atlas” e seguimos viagem.

Ifrane Suiça Marroquina

  • Floresta dos Cedros

Fizemos uma parada rápida para ver os macacos que ficam livres na Floresta dos Cedros que tem árvores de 800 anos.

floresta dos cedros

  • Timahdite

Pelo caminho, paramos em uma parte da estrada em Timahdite que é uma província de Ifrane e tem cerca de 2500 habitantes. O local é bem humilde e tem muitos nômades morando em tendas. Paramos em uma feira local em que eles buscam água que vem das geleiras e são usadas para matar a sede no verão.

Timahdite Morroco

  • Zaida – Parada para almoço 

Nosso guia Youssef perguntou se gostávamos de carne e nos levou em um restaurante local na simples cidade de Zaida para comermos um tajine de carne com pão árabe. A carne é fresquinha e você vê o corte logo na entrada. Deliciosa demais! Temperinho excelente!

Zaida Morroco

 

  • Errachidia

Depois de cerca de 5 horas, o nosso guia passou por um pequeno túnel (primeira foto abaixo) que marca a entrada do deserto do Saara. Nessa hora eu, Aline, só lembrava daquela música “Atravessando o deserto do Saara” rs e senti uma emoção sem igual! A música africana tocando no carro com o conjunto de tons em terracota deixou meu coração realizado de estar ali, a ponto de eu classificar como a viagem mais linda de carro que já tinha feito na vida.

Errachidia MarrocosErrachidia MarrocosErrachidia Marrocos

  • Vale do Ziz

O Vale do Ziz é uma região repleta de palmeiras e um dos maiores oásis do mundo. O rio Ziz pega a região de Tafilalet no Marrocos até a Argélia. Paramos para foto no local e o contraste com o terracota é lindo!

vale do ziz marrocosvale do ziz marrocos

Seguimos rumo as dunas de Erg Chebbi contemplando um visual lindo. Pelo caminho havia muitas Kasbahs que são a parte central das cidades fortificadas típicas dos povos berberes, do norte da África, que viviam em tribos no deserto e nas montanhas. Eram lugares de refúgio para pessoas e animais, que se protegiam do frio e outras ameaças.

kasbah morrocodeserto do saara

  • Acampamento no deserto do Saara – Dunas de Erg Chebbi

Assim que vimos as dunas de Erg Chebbi de longe paramos para uma foto. É uma imensidão sem igual o deserto e você se sente pequeno diante dele.

erg chebbi marrocos

Deixamos nossas malas no carro do guia Youssef e pegamos apenas uma muda de roupa e itens pessoais que levamos em uma mochila. Encontramos mais 3 casais e juntos fomos de dromedários até o acampamento, cerca de 25 minutos do ponto de partida. Quem não quiser pode ir a pé ou de quadriciclo. Aproveite para ver o pôr do sol, bem pertinho de você, atrás das dunas! É lindo!

siroco tours deserto do saaraandar camelo deserto

Os dromedários não são maltratados e fazem este trajeto apenas no final da tarde e pela manhã. Durante todo resto do dia ficam soltos. Já havíamos tido esta experiência no Sinai (Egito) e pudemos ver o quanto eles são bem tratados, visto que são meio de sobrevivência há milênios no deserto.

andar camelo desertoandar camelo desertoandar camelo no deserto

Assim que chegamos no Desert Camp Amanar, fizemos antes umas fotos brincando nas dunas e depois fomos guardar nossas coisas. Todos quando descem dos dromedários fazem isso e os guias super ajudam tirando fotos.

andar camelo no desertoandar camelo no desertoandar camelo no deserto

Já ouviu falar na Cidade Azul do Marrocos ? Não ?! Clique aqui e saiba tudo sobre Chefchaouen

Como é acampar no deserto?

O camping no deserto é bem legal. Todos da equipe Desert Camp Amanar são bereberes e muto simáticos com os turistas. Logo após o pôr do sol, nos serviram o tradicional chá de menta. Depois entramos na tenda, estava um calor tão absurdo que era impossível ficar lá dentro. Tomamos um banho super rápido e ficamos lá fora, esperando o jantar.

Desert Camp Amanar MorrocoDesert Camp Amanar Morroco

Na tenda havia banheiro privado, o que caracteriza categoria luxo. No entanto, nem sempre essa categoria quer dizer luxo no sentindo real da palavra. A tenda é simples, mas atendia bem. Toda arrumadinha, limpa e bom espaço. O único conveniente foi o calor mesmo. Quem for optar pela categoria standart não há banheiro privado na tenda. Desert Camp Amanar Morroco  Desert Camp Amanar Morroco

Por sinal, o jantar é muito farto e bem servido. Tajine de queijo com berinjela, legumes e até batata frita com frango e barbecue + molho ranch para quem não come tajine, além de frutas frescas.

Em seguida, com o céu bem estrelado, a equipe do Desert Camp Amanar toca músicas com instrumentos e convida os turistas a tocarem os instrumentos Bereber e a cantarem músicas típicas de seus países. Os 3 casais de espanhóis que estavam com a gente não eram muito animados, então acabamos ficando pouco tempo e nos recolhemos para tenda por volta de 23h.

bereber deserto saarabereber deserto saara

  • Dormir no deserto do Saara

Escolhemos colocar os colchões do lado de fora da tenda, na areia, pois a tenda ainda estava muito quente na hora de dormir, infelizmente. Embora eu já tivesse lido sobre escorpiões no deserto, na hora nem me lembrei desse risco. Segundo o guia, não havia bicho local, mas nunca se sabe né? Sei que todos os casais fizeram a mesma coisa. A experiência foi ímpar! Dormir com aquele fresquinho vendo as estrelas próximo foi demais.Quando foi cerca de 4 da manhã começou a chuviscar e entramos. A tenda já não estava tão abafada.

 

Dia 2:  Acordando no acampamento, Tinghir, Gargantas do Toda e Vale do Dades

Acordamos bem cedo e vimos o sol nascer um pouco tímido. Mesmo com templo um pouco nublado, ficamos brincando nas dunas e é delicioso! 🙂 Tomamos um café da manhã simples, mas gostosinho e pegamos de volta o dromedário para encontrar o nosso guia e seguir viagem.

dormir no deserto do saara dormir no deserto do saaradormir no deserto do saara

A caminho das Gargantas do Todra paramos primeiro em uma loja de fósseis que vende muitas peças e mostra a fabricação delas. Depois conhecemos um poço de 10 metros de profundidade para conhecer como as famílias pegavam água no passado.

  • Tinghrir

Um pouco antes das Gargantas do Todra, pela”Rota dos Mil Kasbahs” fizemos uma para no Oásis de Tinghir que tem uma vista belíssima. A plantação de palmeiras com os kasbahs ao fundo é muito Marrocos. A todo tempo nós apreciávamos pelo caminho esse tom das casas terracota junto à natureza.

Tinghrir

  • Gargantas do Todra

Todra Gorges, Gorges du Todra ou Gargantas do Todra. O desfiladeiro impressiona demais! Os penhascos chegam a 300 metros de altura e são separadas por apenas 15 metros. Ao percorrer a pé um pedaço a sensação é que você vai ser “engolido” pelos rochedos, por isso o nome do lugar é Garganta de Todra.

Gargantas do TodraGargantas do Todra

  • Vale do Dades

Chegamos no Hotel Xaluca Dades por volta de 17h, tudo incluso no passeio de 3 dias da Siroco Tours (lá no nosso Instagram tem mostrando como ele é maravilhoso e gigante). Quarto todo de pedra, cama de madeira, piscina com jacuzzi, quadra de esportes, bar, sala de jogos…e um jantar com buffet liberado maravilhoso! Pena que foi só uma noite rs.

Dia 3: Vale do Dades, Ouarzazate,  Ait Ben Haddou, Alto Atlas e Marrakech

Acordamos no Xaluca Dades e tomamos um café da manhã excelente! Saímos de lá às 10h em direção a Marrakech, percorrendo cerca de 300km em cidades como Vale das Rosas que em campos de rosas.

XALUCA DADES MORROCO XALUCA DADES MORROCO

  • Ouarzazate

Ouarzazate é a maior cidade do Deserto do Saara. Conhecida como a cidade “Portas do Deserto”, pela sua localização entre as montanhas do Altas e o Deserto do Saara, em Ouarzazate há muitos estúdios fechados que serviram de locações para filmes clássicos do cinema. Porém não fizemos questão de visitar.

  • Ait Ben Haddou

Nossa primeira parada foi na região Ait Ben Haddou, considerada patrimônio Mundial pela Unesco. O local nada mais é do que um Ksar, ou seja, um conjunto de construções em barro, madeira e palha cercada por uma muralha. Ait quer dizer “tribo” e Ben Haddou é o nome da tribo. Logo Ait Ben Haddou é uma tribo entre tantas outras com suas casas de barro e palha.

Ait bem haddou dicasAit bem haddou dicas

Dentro da muralha há casas, torres de vigia, palacete com torres (Kasbahs), mesquitas, praças, lojas etc. As construções são do século XI e você pode ir ao topo com um guia local, pois é um labirinto pra chegar até lá. Toda a área foi e ainda é local de gravação de filmes como O Gladiador, Príncipe da Pérsia, A Múmia, Game of Thrones entre outros clássicos.

Ait bem haddou dicas ai ben haddou dicasait ben haddou dicas

E como no dia que estávamos (05 de setembro) fazíamos 3 anos de casados, renovamos nossos votos bem lá do alto. 🙂

ait ben haddou dicas

  • Alto Atlas

Seguindo rumo a Marrakech, percorremos o muita estrada com formações rochosas. Uma paisagem de tirar o fôlego e que no inverno fica coberto pela neve. Paramos em um local que marca 2.260 metros de altitude e a pista parece kart.

Alto Altas Marrocos Alto Altas Marrocos

Onde comprar óleo de Argan no Marrocos

Ainda pelo caminho, descendo o Alto Atlas, o guia Youssef parou no meio da estrada na cooperativa de mulheres Assaisse Ouzeka que faz produtos puros de Argan. Provei azeite, mel e marmelada e é uma delícia! A produção é 100% natural e tem muitos produtos de cosméticos como hidratantes, óleos para o corpo e cabelo, além de sabonetes.

Assaisse OuzekaAssaisse Ouzeka Morroco

Comprei sabonetes por R$ 30 e óleo puro de Argan por R$ 60 o pequeno e R$ 90 o grande. O cheiro é maravilhoso e você pode escolher a fragância. Todas tão simpáticas que me convidaram até pra fazer parte da produção. Em Marrakech, por exemplo, é vendido produtos de Argan, porém há muita pegadinha com produtos que não são 100% puros.

onde comprar oleo argan marrocos

Sobre a tour de 3 dias para o Deserto do Saara com a Siroco Tours

A ida e volta para o Deserto do Saara é longa demais. Embora alguns aluguem carro, e durmam pelo caminho, é válido lembrar que a os procedimentos de trânsito, revista etc podem ocorrer e são diferentes dos praticados aqui no Brasil. Já havia lido relatos de policiais que são bem chatinhos e exigentes com turistas. Por isso, para o conforto da viagem, mesmo que a gente não dirija, recomendamos muito um tour privado.

siroco tours deserto do saara

Curtimos as paisagens pelo caminho, paramos em lugares interessantíssimos e tudo isso com o guia Youssef que é berbere nativo da região de Erfourd, que fica perto de Merzouga. Ele fala espanhol e entende bem português, dirige muito bem e em vários momentos parava quando pedíamos ou colocava músicas africanas e marroquinas que embalavam nossa viagem. Até música brasileira ele tinha no carro! Youssef foi muito gentil e nos levou até para conhecer sua família.

guia português siroco tours

A Siroco Tours tem outro guia muito simpático, o Rachid, que é muito bem avaliado no TripAdvisor. Tivemos a oportunidade de encontrá-lo pelo caminho e o cara é show! Fala português perfeitamente e adora viajar com grupos de amigos e familiares.

guia rachid siroco tours

Quanto custa um tour para o Deserto do Saara ?

A Siroco Tours tem pacotes para o Deserto do Saara tanto saindo de Fez quanto de Marrakech. Fizemos o roteiro de 3 dias e vimos o principal pelo caminho, mas quem desejar mais dias a empresa tem diferentes pacotes. Os valores dependem do número de pessoas, tipo de acampamento no deserto (standart ou luxo).

O nosso, por exemplo, que incluiu hotel 5 estrelas e acampamento luxo tem valor de 490 Euros por pessoa, sendo tour para 2 pessoas. Logo, quanto mais pessoas tiverem, mais barato fica.

Se você quer conhecer o Deserto do Saara, envie um email para a Alexandra, que é a dona da empresa, e veja as diferentes opções de acordo com a sua necessidade. Ela é muito gentil, dá suporte o tempo todo pelo WhatsApp e vai receber você com muito carinho, sendo nosso leitor. 🙂

Email: info@sirocotours.com

WhatsApp: +351 914 184 366

Site: https://sirocotours.com/

TripAdvisor: https://www.tripadvisor.com/Attraction_Review-g293732-d8442728-Reviews-Siroco_Tours-Casablanca_Grand_Casablanca_Regi on.html

O nosso roteiro de 3 dias pelo Deserto do Saara foi uma cortesia da Siroco Tours e o post expressa nossa opinião sobre a experiência. Agradecemos toda a equipe pela excelência no atendimento e suporte dado durante toda a viagem.

Vai para o Marrocos ?

Você pode fazer sua reserva pelo Booking, sem custos adicionais, diretamente aqui no nosso blog. O preço da tarifa não muda e nós ganharemos uma pequena comissão com a sua reserva. Por isso, se você, leitor, gostou deste post e curte as nossas dicas e roteiros aqui no blog, ao realizar uma reserva neste link, ou em qualquer outro link que indicamos aqui, você estará nos ajudando a manter o blog no ar. 🙂

Seguro viagem no Marrocos

Sempre recomendamos fazer um seguro viagem para qualquer viagem internacional, ainda mais para um país com comidas exóticas como o Marrocos. Nós não precisamos usar o seguro durante a viagem, graças a Deus, mas só de saber que em casos de emergência podemos contar com um atendimento já nos deixa mais tranquilos. Nós fechamos nesta viagem o Assist Card no site da Seguros Promo que é um comparador de preços de diferentes seguros de viagem e oferece um bom custo benefício. Confira aqui.

ORGANIZE SUA VIAGEM!

VEM COM A GENTE!

Curte nossas dicas aqui no blog? Colabore conosco organizando sua viagem pelos links que confiamos e utilizamos em nossas trips! Você não paga mais por isso, e nós recebemos uma pequena comissão que nos ajuda a manter o blog no ar com conteúdo de qualidade.

HOSPEDAGEM

O Booking é nosso queridinho na hora de reservar uma hospedagem. Um dos maiores buscadores do mundo, tem avaliações de viajantes e oferece opções de efetuar sua reserva de diversas formas. Cancelamento grátis, pagando no check-in, deixando tudo pago antes de chegar… Basta ficar atento às condições.

SEGURO VIAGEM

Ninguém quer usar um seguro viagem, né? Mas vai que… Caso precise, a gente te dá até 10% de desconto no Seguros Promo! Ele é um buscador que compara preços de diversas seguradoras e você escolhe o melhor custo benefício. Utilize o cupom OTOURNOSSO5 e garanta 5% OFF. Pagando em boleto você ganha mais 5%.

CHIP DE VIAGEM

Ficar sem Internet e telefone em uma viagem internacional não rola, né ? Por isso garanta seu chip VIAJE CONECTADO, utilize nosso cupom PROMO10 e ganhe 10% de desconto! Você já sai com ele ativado do Brasil e chega conectado ao destino. A cobertura é muito boa em qualquer lugar do mundo, tem suporte via WhatsApp e os planos de voz e dados custam a partir de R$ 39,99.

8 comentários em “Roteiro de 3 dias no Deserto do Saara

  1. Oi, tudo bem? A Siroco está em Portugal? Eles aceitam a data que marcarmos? Obrigada

      • Obrigada por responder! Quis dizer se eles tem datas fixas ou se a gente marca a data que melhor nos atende. Muito obrigada e abraços!

      • Oi, Ana! Entendi… eles marcam de acordo com a disponibilidade de guias. Mas eles possuem muitos guias. Mande e-mail e fale com eles. Vc vai adorar. Atendimento ótimo! Diga que é nossa leitora 🙂 Depois me manda notícias. Se precisar de alguma ajuda, estou aqui.

  2. Pingback: O que fazer em Fez no Marrocos | O Tour Nosso De Cada Dia

  3. Olá!
    Tudo bem?
    Os detalhes ao longo do caminho foram muito bem escritos e me tiraram muitas dúvidas.
    Obrigada pelas dicas!
    Tenho medo de realizar essa viagem de 3 dias saindo de Marrakech para Merzouga, não pela noite em acampamento no deserto, mas pela estrada. Tenho alguns detalhes músculo esqueléticos aos quais não posso passar despercebido na hora de escolher passeios.
    Como você classificaria o nível de desconforto lombar ao longo da estrada?
    Quanto tempo dura a viagem de Marrakech à Merzouga?

    • Oi, Priscila. Tudo bem ?
      A viagem leva em média 8h e vai parando em alguns lugares. O carro que fomos é grande e bem confortável. Cansa pouco, até porque como vai parando dá pra dar uma esticada. Mas se você se sentir desconfortável em algum momento que permaneça mais tempo no carro, basta falar com o guia que ele faz paradas para você. 😉

  4. Pingback: O que fazer em Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos | O Tour Nosso De Cada Dia

Ficou com alguma dúvida ou quer elogiar? Deixe-nos um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: