O que fazer em Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos

o que fazer chefchaouen dicas

Chefchaouen, a Cidade Azul do Marrocos

Conhecida como a Cidade Azul do Marrocos, Chefchaouen foi o primeiro lugar que conhecemos em nossa viagem para o Marrocos. Azul é minha cor favorita (Aline) e eu fiquei DOIDA nas pesquisas sobre o que visitar no Marrocos quando descobri a “Blue Pearl”, ou seja, a Pérola Azul marroquina. Fiquei encantada demais e inclui no nosso planejamento de viagem um roteiro de 1 dia em Chefchaouen.

Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre um tour pelo Deserto do Saara

o que fazer em chefchaouen dicaso que fazer em chefchaouen dicas

Passear pela medina de Chefchaouen era como caminhar por pequenas ruelas pelo céu. O colorido das frutas e especiarias, os cheiros, os tapetes e artesanatos, os gatinhos nas portas das casas. A cidade azul é muito fofa e vale a pena explorar cada cantinho, acreditem!!

A maior medina do Marrocos fica na cidade imperial de Fez e bem pertinho de Chefchaouen. Leia mais aqui!

o que fazer em chefchaouen dicas o que fazer em chefchaouen dicas o que fazer em chefchaouen dicas

Confira abaixo todas as dicas que reunimos para você também inserir a Medina Azul em seu roteiro de viagem pelo Marrocos. 😉 E percebam que 90% das fotos são minhas hahaha Thiago não liga muito pra foto, então eu estava no paraíso da minha cor favorita! Imaginem como não explorei ele, afinal, era meu aniversário (31/08/2018) e eu estava realizada de estar ali. 🙂 Maridos sofrem em lugar fotogênico, não é mesmo ? rs

o que fazer em chefchaouen dicas

História de Chefchaouen

Como também é conhecida, Chaouen ou Xexuão foi fundada em 1471 pelo povo berbere para barrar a expansão dos portugueses no continente africano. A então fortaleza virou refúgio do povo judeu e com a retomada espanhola,  a cidade de Chefchaouen começou a ganhar notoriedade. O costume de pintar as casas de diferentes tons de azul tem mais de 500 anos, tendo início no final do século 15.

o que fazer em chefchaouen dicas

Por que Chefchaouen é azul 

Casas, mesquitas, postes, prédios do governo ou cestos de lixo. Tudo na medina de Chefchaouen é pintado de azul. Há várias teorias para essa tradição. Uma delas de origem judaica diz que o azul reproduz a visão do paraíso para dizer que Deus e o céu estão acima de tudo.

o que fazer em chefchaouen dicas medina de Chefchaouen

Outra tradição conta que para os judeus o azul remete a cor de objetos sagrados no Velho Testamento. Mas também há quem diga que seja para espantar mosquitos ou oferecer uma sensação de frescura nos meses quentes de verão. Observação: se você notar que algum nativo está pintando a fachada de sua casa ou loja nem ouse fotografar porque eles não gostam.

o que fazer em chefchaouen dicas

Onde fica Chefchaouen 

Chefchaouen fica no norte do Marrocos, na região de Tânger-Tetuan, próximo ao Mediterrâneo. O nome Chefchaouen significa “dois chifres” no idioma berbere e tem esse nome porque está localizada na região das montanhas Rif, entre os picos Tisouka e Megou que parecem dois chifres.

o que fazer em chefchaouen dicaso que fazer em chefchaouen dicas

Como chegar em Chefchaouen 

Chefchaouen fica a 110 km de Tânger, cidade marroquina coladinha na Espanha. Pegamos um voo da Vueling (low cost espanhola) saindo de Barcelona e depois de 1 horinha de voo desembarcamos na cidade marroquina Tânger. Pagamos 80 euros nas duas passagens. Para quem vai de Casablanca para Chefchaouen a distância é de 350km e de Marrakesh 600km. Você pode colocar cidades como Rabat, Casablanca ou Fez para fazer no caminho do seu roteiro de viagem pelo Marrocos.

o que fazer em chefchaouen dicas

Se estiver vindo de Fez, há ônibus diários da empresa CTM na rodoviária de Chefchaouen e você pode comprar o bilhete pelo site. Fomos de Chefchaouen para Fez e pagamos por pessoa 80 Dihram ( 8 Euros) em uma viagem de 4 horas de duração. A empresa é muito bem avaliada no Marrocos e nos atendeu bem.

Quantos dias ficar em Chefchaouen 

Não há um roteiro em Chefchaouen que você precise seguir. Nós ficamos apenas um dia na Pérola Azul do Marrocos, conseguimos curtir a medina e achamos o tempo suficiente. O legal é você ir caminhando e ir se deparando com um labirinto de infinitas vielas e escadarias. Se tiver um tempinho a mais no seu roteiro, fique dois dias pra caminhar ainda mais e sentir o clima bucólico e único da cidade azul do Marrocos.

o que fazer em chefchaouen dicas

O que fazer em Chefchaouen 

  • Caminhar sem rumo pela medina

A rua Hassan 1 é a rua principal da Medina de Chefchaouen. Tem lojinhas de artesanatos, restaurantes, casas… A medina azul de Chefchaouen é muito tranquila de conhecer, se comparada às medinas de Fez e Marrakesh. Não há assédio de vendedores nos Souks, que são ruas de mercados ao ar livre onde são vendidas mercadorias específicas como, por exemplo, souk de tecidos, roupas, especiarias. Os nativos caminham pelos turistas normalmente sem importunar.

o que fazer em chefchaouen dicas

  • Praça Uta Al-Hamman

Já a praça Uta al-Hamman é a parte principal da medina e tem muitos restaurantes, cafés e lojas também, além da mesquita Yamma el Kebir (não pode visitar), um Kasbah (espaço fortificado e de origem berbere) e a torre, mas não quisemos visitar ambos. O Kashab tem um museu, pátios e uma antiga prisão.

o que fazer em chefchaouen dicas

Pelo caminho víamos muitos homens vestindo djellabas, uma espécie de roupa de lã com capuz que cobre o corpo inteiro. É um traje típico e serve para proteger contra o frio, visto que a medina fica em uma montanha. Encontramos alguns nativos assim em becos mais isolados e o passeio tomava até um tom mais misterioso rs.

o que fazer em chefchaouen dicas o que fazer em chefchaouen dicas

  • Cachoeiras de Akchoura

Quem curte turismo de aventur e adora cachoeira, pode visitar as cachoeiras de Akchoura. Nós não fomos, mas vimos fotos. É lindíssimo, fica a uns 40 minutos de Chefchaouen e você pode ir de táxi. Vale lembrar que, ao chegar na represa há uma caminha de duas horas por uma trilha com subidas e descidas.

  • Cascata Ras El- Maa

Por falar em cachoeiras, no caminho para a Mesquita Espanhola (detalhes no próximo tópico), há a cascata Ras El- Mas que vem das montanhas Rif. Ela não é bonita, serve para lavar roupas e nos finais de semana para os nativos se refrescarem. Fui lá embaixo e vocês não fazem ideia que água congelante!! Não sei como eles conseguem ficar ali! Por isso notei que não tem turista algum hahaha

o que fazer em chefchaouen dicas

  • Vista panorâmica de Chefchaouen – Mesquita Espanhola

A vista mais bonita de Chefchaouen é da Mesquita Jemme Bouzafar, também conhecida como Mesquita Espanhola. Fica fora medina, bem no caminho da rua principal. Não tem erro, é tudo muito fácil de achar. Por uma trilha de 40 minutos e acessível a qualquer pessoa, chega-se ao topo do mirante onde fica a mesquita.

o que fazer em chefchaouen dicaso que fazer em chefchaouen dicas

Lá em cima, muitos turistas chegam antes do pôr do sol para pegar um bom lugar. Alguns nativos ficam tocando músicas e também fumando maconha. Aliás foi o único lugar que sentimos o cheiro.

o que fazer em chefchaouen dicas

Sobre produção de haxixe em Chefchaouen

Já havia lido que Chefchaouen é um grande produtor de haxixe, embora não seja liberado e a prática atrai muitos turistas. Então, não se assuste se te oferecerem. Há inclusive tours para visitar plantações de maconha em Chefchaouen, por isso pode ser que alguém ofereça esse tipo de passeio.

Ninguém nos ofereceu em momento algum nem maconha nem o passeio. Não vimos perigo algum em Chefchaouen. Caso te ofereçam e você não goste, basta recusar e seguir em frente que nada acontecerá, pelo que lemos.

Onde tirar foto em Chefchaouen

A medina de Chefchaouen não é grande. Caminhar, explorar e fotografar bastante este lugar tão peculiar do Marrocos é a grande pedida. As mulheres ficam loucas fotografando por todas as fachada em Chefchaouen. Pra onde se olha há portas e cantinhos azuis, e comigo não foi diferente (rs)…coitado do Thiago! Tirou muuuuita foto! 😀 A segunda porta abaixo é no Dar Mounir, que é uma hospedagem foda e todas amam essa porta rs.

o que fazer em chefchaouen dicaso que fazer em chefchaouen dicaso que fazer em chefchaouen dicas

Há lugares que tem filas pequenas e um deles é até pago (10 MAD = 1 Euro), pois é no quintal de um senhor e o cenário é lindo (primeira foto abaixo). Vimos muitos orientais e as japonesas amam fotografia, né? Então vocês já imaginam o tempo que elas não ficam para fazer uma, quero dizer dez mil fotos. rs

o que fazer em chefchaouen dicaso que fazer em chefchaouen dicas

Aproveites os bequinhos com profundidade, portas, escadas….e prepare-se para lotar a memória do seu celular ou câmera rs. Duvido você não fazer foto nas milhares de portas, ruelas etc! Depois me conta se eu não tinha razão. 😉 Você nem precisa usar filtro, porque é tanto tom de azul lindo que dispensa editar foto!

o que fazer em chefchaouen dicas o que fazer em chefchaouen dicas o que fazer em chefchaouen dicas

Onde comer em Chefchaouen

Na praça principal, Uta al-Hamman, tem a maior oferta de restaurantes em Chefchaouen, como a Casa Aladin e a Pizzaria Mandala que tem preços atrativos. Há também barraquinhas com frutas e o suco de laranja é MUITO bom e diferente no Marrocos! Não deixem de provar!

o que fazer em chefchaouen dicas

Como ficamos um dia, acabamos almoçando em um lugar indicado pelo nosso hotel, bem do ladinho dele, o restaurante Lalla Massouda, que tem um ambiente bem típico marroquino. Comemos um espaguete com kebab e dois refrigerantes por 80 Dihram (8 Euros). À noite, acabamos jantando no hotel mesmo.

Lalla Massouda Chefchaouen

Onde se hospedar em Chefchaouen 

A Cidade Azul do Marrocos tem muitas opções de hospedagens com bons preços. Como era meu aniversário, e ficamos apenas uma noite, escolhemos a única hospedagem 5 estrelas, o Lina Ryad SPA. A localização é excelente, bem pertinho da praça principal da medina, Uta al-Hamman.

Lyna Riad Spa Chefchaouen Lyna Riad Spa Chefchaouen Lyna Riad Spa Chefchaouen

Ele é todo azul, claro, e a decoração é lindíssima, tradicional e moderna. O quarto é lindo, tem cama excelente e banheiro com bom espaço. A piscina coberta me chamou muito atenção e foi excelente relaxar no final do dia que completei 36 primaveras e começar o dia seguinte com um banho de piscina.

Lyna Riad Spa Chefchaouen Lyna Riad Spa Chefchaouen Lyna Riad Spa ChefchaouenLyna Riad Spa Chefchaouen

Há também hammam (banho turco), uma banheira de hidromassagem, terraço com vista linda da medina, café da manhã (excelente) servido pessoalmente no loby e serviço de transfer do aeroporto de Tânger. Pagamos 600 Dihram (60 Euros) e o motorista era muito simpático. Pagamos 140 Euros a noite (setembro de 2018). É carinho, mas a ocasião pedia uma conforto a mais. 🙂

Quando ir a Chefchaouen

A melhor época para visitar o Marrocos é antes e depois do verão, ou seja, nos meses de abril e maio e setembro e outubro. Fomos início de setembro e pegamos calor, nem fraco nem intenso.

o que fazer em chefchaouen dicas

O que comprar em Chefchaouen

A medina de Chefchaouen por ser mais tranquila e menor do que as medinas de Fez e Marrakesh possui produtos um pouco mais caros. Mas basicamente há itens locais como chapéus de pompons coloridos (usados pelos agricultores no Marrocos), tapeçaria berbere (colorida) com muçulmana, artigos de prata, sabonetes e souveniers em geral.

o que fazer em chefchaouen dicas o que fazer em chefchaouen dicas

Nunca se esqueça de negociar o valor, pois com árabe só funciona assim. Ele te cobra 2X de algo que se você oferecer metade ou 40% ele vai topar. Não fique com vergonha, pois funciona! Negocie firmemente, negue a compra se ele dizer não e depois de 5 segundos você vai ver que ele te chama para fechar o seu valor proposto.

o que fazer em chefchaouen dicas
A cidade azul do Marrocos é imperdível! Inclua no seu roteiro e se tiver dúvidas, deixe aqui nos comentários que a gente quer te inspirar a visitar Chefchaouen!

Vai para o Chefchaouen ?

Você pode fazer sua reserva pelo Booking, sem custos adicionais diretamente aqui no nosso blog. O preço da tarifa não muda e nós ganharemos uma pequena comissão com a sua reserva. Por isso, se você, leitor, gostou deste post e curte as nossas dicas e roteiros aqui no blog, ao realizar uma reserva neste link, você estará nos ajudando a manter o blog no ar!

Seguro viagem no Marrocos

A gente não viaja sem contratar um seguro viagem, afinal nunca se sabe se podemos ter uma indisposição após degustar a comida local ou outro probleminha. Ninguém faz seguro pensando em usar, mas se for necessário, tê-lo já amenina a dor de cabeça de ter que pagar despesas médicas.

Sempre pesquisamos no site Seguros Promo que nos oferece diferentes seguros de viagem. Ele é um comparador e mostra opções para você comparar. E você, nosso leitor, pode contratar seu seguro com desconto. Acesse este link e utilize o cupom OTOURNOSSO.

Além disso, você pode comprar seu chip de viagem por lá e já sair do Brasil conectado. Acesse aqui.

4 comentários em “O que fazer em Chefchaouen, a cidade azul do Marrocos

  1. Pingback: Onde se hospedar no Marrocos: Riad Tafilalet em Fez | O Tour Nosso De Cada Dia

  2. Pingback: Roteiro de 3 dias pelo Deserto do Saara | O Tour Nosso De Cada Dia

Ficou com alguma dúvida ou quer elogiar? Deixe-nos um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: